Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

sexta-feira, junho 06, 2008

Paródia Nacional...

Já li e reli, vi e revi, ouvi e re-ouvi várias opiniões e comentários sobre a suspensão da Tripeiragem das competições europeias para a próxima época.

De entre os erros do Gabinete Jurídico da Sad Tripeira, passado pela ridícula manobra de diversão do Bimbo da Costa, indo á falta de decoro do mesmo em não pedir para se recorrer, e apenas pedir por ele - pela sua honra?!?!?!?! inacreditavel - indo à incompetência dos corpos dirigentes daquela SAD, ao não avaliarem, correctamente, os danos financeiros tendo em conta uma não particpação... enfim, no fundo, tudo visto e ponderado, toda esta questiúncula afecta-me tanto que é para o lado que eu durmo melhor!

Pese, embora, o pseudo peso e importânica daquele clube estranegiro, perdão, nortenho, na história recente do futebol nacional, quiçá, internacional, faço ver aqui 2 preocupações, que me parecem importantes, sobre toda esta situação que se gerou:

- se a tripeiragem não recorreu... porque pede a Federação para intervir em seu nome???? Mais a mais depois do historial da relação entre Bimbo e Merdaíl?!?!?! Principalmente, do 1º contra o 2º (não se pretende aqui defender o 2º... longe disso!)????

- já não bastava os episódios, tipo jogo Portugal vs Holanda, Mundial Coreia/Japão, Euro-2000, o caso apito-dourado, etc., etc., para esfrangalhar, ainda mais, a imagem desportiva futebolística do nosso país, agora é a tripeiragem que vem apregoar da injustiça do parecer na Europa, dado que em Portugal não achou que era injusto? è mais uma vergonha, e ainda pedem que o órgão máximo do futebol português, ainda, pactue?... o que... já o fez... enfim...

Concordo com o M de G. no caso da lampionagem... o que a UEFA dá (exclusão do Fecepê), a UEFA tira (inclusão dos SLBes na pré-eliminatória)... esta sim, deveria ter tido a intervenção directa na FPF, com recursos a todas as instâncias...

|

quarta-feira, junho 04, 2008

lampiões não, obrigado

O futebol é uma arte plástica e os jogadores movem-se efectuando figuras geométricas, já dizia Garbiel, o pensador do futebol português, e com muita propriedade. Tudo se processa de um modo demasiado simples no futebol europeu, demasiado simples para as nossas mentes complicadas.

O F. C. Porto não recorreu quiçá porque se conformou com a decisão, bem ou mal, tomada pela Comissão Disciplinar. Não recorreu porque dá muito jeito perder uns pontitos sem significado. Não recorreu talvez porque prefere ser reconhecido como equipa que tentou corromper dois árbitros, quando a alternativa seria buscar a "sua" verdade até às últimas consequências.

Há um critério simples que foi incumprido na presente época e como tal produz efeitos na época imediatamente subsequente. O critério tornou-se definitivamente incumprido a partir do momento em que optaram por não apelar da decisão.

Meus amigos, a justiça chegou tarde, mas chegou, justiça essa, relativa apenas à ponta do icebergue, pois pelo que se passou nos relvados nos últimos 25 anos todos temos noção que muito mal foi feito por aqueles senhores, mal esse que jamais será punido. Se alguém tiver dúvidas, que leia as transcrições do Apito Dourado.

Mas se temos este fumo de justiça relativamente aos azuis, ela permite o nascimento de outra vergonha: o 4º classificado, eliminado da Taça da Liga sabe-se lá em que eliminatória, derrotado copiosamente da meia-final da Taça de Portugal, salta para a ante-camara da Champions após uma época em que em menos de 12 meses conhece quatro treinadores.

Neste particular, estou com os russos.

MdeG

|

Na Europa... Sporting é Campeão! Tchau Tripeiragem

Foi anunciado, aliás através de um comunicado soube-se, que a tripeiragem não vai a nenhuma competição europeia na próxima época!

Posto isto, e antes mesmo de se saberem os resultados e possíveis recursos a esta decisão, gostaria de mostrar a minha satisfação pelo anunciado comunicado.
Tendo em conta tal, afirmo:

- é inacreditável a displicência e negligência da equipa jurídica da tripeiragem ao não querer recorrer na decisão do CD da Liga; é no mínimo ridículo e pagou-se caro;

- se foi uma decisão de Bimbo da Costa em não recorrer, e apenas salvar a sua honra, a tripeiragem fica refém de uma decisão, no mínimo, insólita do seu Presidente, e auto-mutila-se por uma péssima forma de gerir o clube;

- é vergonhoso para o CD da Liga e para as suas decisões, por comparação, que na UEFA, tentativas de corrupção sejam punidas com uma exclusão, banir mesmo, das competições europeias... tendo em conta que a nível interno a tripeiragem foi penalizada com... imagine-se: só com 6 pontos! Esclarecedor...

- se a motivação e o estímulo partiu da lampionagem, para dar andamento a este processo, com os resultados que teve... vamos ter uma bela época pró ano! Guerra e Guerrilha Antas-Luz... vai ser de encher a barriga e ver quem manda realmente no futebol... e nos meios de comunicação social... nós por cá, em Alvaçade seguimos o nosso caminho.

No fundo somos CAMPEÕES NACIONAIS... para a EUROPA!

Senhor de La Palisse

|

terça-feira, junho 03, 2008

Assembleia Geral III

O Presidente Filipe Soares Franco procurou dentro da medida das suas possibilidades esclarecer da boa fé, do sentido practico, dos contornos teóricos, da engenharia financeira, das medidas de caracter urgente, da situação actual, das exigências bancárias, da necessidade clara e inequívoca de liquidez, etc., etc., numa exposição de cerca de 30 minutos na A.G., de uma forma exaustiva, clara e inequívoca, enunciou e anunciou tudo o que haveria para dizer sobre este projecto.

Há que fazer uma ressalva neste post.

Nos contornos de uma negociação desta importância, e com os intervenientes e parceiros envolvidos, necessariamente, existem processos e contornos do negócio que não se podem apresentar nem divulgar.

Se o segredo é a alma do negócio, existe um organismo que dá pelo nome de CMVM que obriga e exige o dever de informação prévia. E, antes que soframos as consequências de possíveis tais incumprimentos perante tal órgão, convém informa-lo atempadamente dos procedimentos e manobras de bastidores. Lamentavelmente, tal comportamento é díficil de entender pelos sócios e opositores, mas é necessário e lógico. Aqui estamos a falar, claro está, de muitos exemplos de fugas de informação, em especial em órgãos, supostamente, de supervisão e de confidencialidade que existem dentro do próprio Sporting Clube de Portugal.É escusado dizer que a crença da boa fé e bem-senso, do sentido de serviço perante os sócios que os mandataram democraticamente, do Conselho Directivo é indispensável ao sucesso. Caso contrário, daqui a 1 ano, os sócios dirão de sua justiça.

Postas estas considerações, e após o prologo do 1º parágrafo, é forçoso dizer que na A.G. é necessário explanar ideias, críticas, sugestões, comentários, sempre de teor educado e com respeito - esse é o apanágio da massa adepta civilizada do Sporting, e o que nos difere da demais lampionagem e tripeiragem -.

Reza que discursos como o do sócio Aguiar de Matos, do sócio Abrantes Mendes e do sócio Vasco Lourenço, não obstante desprovidos de conteúdo practico, embora embuídos, reafirmo, de muito e inquestionavel, sportinguismo, são dignos de ser ouvidos. No entanto de pouco ou nada acrescentaram ao debate de ideias, ou discussão da matéria em causa. Apenas, nesta sincera e humilde opinião, serviram os interesses próprios dos oradores e não os do Sporting e dos seus sócios. Nesta linha, e sempre agremiando apoios, o sócio Dias Ferreira, um dos mais mediáticos e ferverosos sportinguistas, também fez valer a sua projecção pessoal e a sua voz, tentando sempre reafirmar e fazer valer que está ali por ele e, quiçá, por mais alguns. No entanto, a contribuição foi mais de fervor leonino, que do ponto de vista practico... uma vez mais.

Excluindo o Presidente, apenas contabilizo 3 intervenções bem estruturadas, críticas e opinativas, 2 da oposição e outra a favor. Entre mais de 30 oradores... Tal atesta bastante sobre o sentido que alguns sócios dão na particapação dos sócios nestas A.G.. Contudo... o sócio que pede a palavra é livre de dizer de sua justiça, seja ela qual for.

Pede-se aqui, apenas, o favor de que, de futuro, se apresentem dignos da ocasião e do momento em que estão presentes, e com um discurso sério e sem ofensas descabiadas e despropositadas (fugir do triste exemplo do sócio Lele). Ou de espíritos enfadados e amuados, em jeito de birra, como o foram o do sócio Rui Meireles. É desorientado e pouco digno.

Finalmente, ao sócio Rogério Alves, pede-se melhor preparação, que o seu estatuto e passado lhe deviam ter conferido, e melhor condução da ordem dos trabalhos. Não coincidiu com a exigência do momento.

Senhor de La Palisse

|

Boas notícias!

Cardozo, avançado benfiqueiro, anuncia que vai terminar a carreira no Bemquefica...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=789044&idCanal=11

São muito boas notícias.

Senhor de La Palisse

|

segunda-feira, junho 02, 2008

Assembleia Geral II

Apesar de estar de acordo com muitos dos motivos alegados pelo meu co-autor de blog, Marquês de Gondomar, que do alto da sua "aristocrática" sabedoria, nos esclarece sempre que necessário e oportuno, quero acreditar que a maior parte dos sócios que votaram contra a proposta do Conselho Directivo, fizeram-no por receio - logo, desinformação - ou porque na sua santa ignorância, o fizeram por defeito, num espírito motivado por reaciocínios do género "na dúvida voto contra, pois não sei o que quer isto dizer ou que consequências trás".

Qualquer um dos motivos são e serão sempre motivados pela falta de informação, ou mesmo, a falta de procura da mesma informação.

2 raciocínios se me dizer oferecem neste capítulo:

1) falta de informação do sócio - é notório que muitos sócios ainda acreditam no que vem nos meios de comunicação social, ou é propagandeando por diversas entidades e individualidades sobre este ou aquele assunto relativo ao Sporting; é notório que os sócios não procuram esclarecer-se ou informar-se (vide fraca adesão - 100 pessoas - na Sessão de Esclarecimento aos Sócios tida na passada 2ª feira dia 26 de Maio, motivada pelo Conselho Directivo); é notório que muitos confiam no diz que disse que abunda pelos grupos de sócios, demasiadas vezes pouco fundamentando; é notório que os sócios estão um pouco desligados sobre estes assuntos de máxima importância do clube; após todos estes motivos, a consequência directa será a notória falta de essência, de consistência, de objectividade, de sugestão, de apontamentos, de ideias válidas a que se assistiu na a passada 4ª feira, dia 28 de Maio, em A.G., nas diversas intervenções dos opositores assumidos que se apresentaram no pulpito da A.G..

2) falta de informação - aponto directamente ao Conselho Directivo, se a adesão dos Sócios não foi a esperada, de a participação não foi a desejada (pouco mais de 3% dos sócios inscritos pagantes no clube estiveram na A.G.), se não estavam esclarecidos ou informados, se a ideia do caracter essencial das propostas apresentadas, da importância que tais medidas teriam no futuro do clube, se a aprovação dos sócios era indispensável, convinha e deveria ter sido mais publicitada, e carecia de maior divulgação, junto dos sócios, eles que são a essência do clube. Há que dar continuidade a esta proximidade, já iniciada no novo cartão, nas novas campanhas de anagariação e fidelização, com políticas de incentivo à participação activa na vida do clube e tudo o que dele é modalidade e estrutura.

Obviamente, que tais ideias aqui expostas, nada influem na minha opinião em relação às medidas que estvam em causa, apenas teremos de estar atentos ao facto de os Sócios não terem aderido a esta A.G. face a uma medida tão importante. Sobretudo, e essa sim é uma preocupação latente, o facto de existirem quase 40% dos sócios inscritos nesta A.G. que votaram contra. Vontantes! Não votos contabilizados. Porque ao nível dos votos, venceu-se com uma larga maioria.

É tempo agora de unir forças e a massa adepta sportiguista, para arranjar mais soluções necessárias para continuar a resolver, e prosseguir o que de bom se tem feito até agora.
Pede-se serenidade e tranquilidade... mas sobertudo unidade!

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com