Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quinta-feira, maio 31, 2007

Chamava-se Nani...

Crónica de uma transferência anunciada. Nani é mais um grande jogador que cumpre a etapa mais importante da sua afirmação enquanto futebolista profissional no Sporting. Custa sempre ver partir um craque deste quilate que, à semelhança de todos os outros génios, foi bastas vezes impcompreendido nas bancadas centrais de Alvalade - as superiores, onde se situam as claques, sempre dispensaram apoio aos nossos guerreiros, ainda que de forma descoordenada mas sem reparos por inexcedível (será tema para o balanço da época 2006/07).
O Sporting tem de agradecer a Nani e Nani tem de agradecer ao Sporting. A conjugação de atitudes permite que prossiga a carreira naquele que porventura será o único clube onde o trabalho realizado até agora poderá ter continuidade. Curiosamente, também aqui em situação idêntica com Figo (de regresso?) que no entanto terminou a formação em casa, Nani leva doze anos depois uma Taça na bagagem.
Oxalá consiga alcançar os mesmos sucessos desportivos que este seu antecessor e, um dia mais tarde, quem sabe, voltar a presentear-nos com golos como aquele do Bessa, de Moscovo ou ante o Nacional.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, maio 30, 2007

Paulo Bento Allez...

O futebol tem este especial atractivo: a imprevisibilidade!

Mourinho tenta torna-lo o mais previsível possível, através de centenas de estudos e tentado antecipar problemas…
Ferguson tenta manter um fio de jogo há anos, e um sistema o mais eficaz possível…
Ancelloti tenta tornar a sua equipa numa máquina oleada e sem falhas…
Houllier tenta fazer vingar um processo de jogo que apenas é possível em território francês.
Etc.,etc., etc., … Todos querem ganhar tudo e a todos, mas acabam sempre por escorregar ou falhar este macro-objectivo.

Por mais que procurem estudar, inventar e antecipar, o futebol é, e será sempre, fruto da capacidade de o seu treinador orientar os seus homens (os que tem) segundo as suas características e segundo um modelo pragmático de jogo.
O demais depende de muito suor, talento, inteligência e alguma sorte!

Isto tudo para dizer que Paulo Bento é, inquestionavelmente e irrefutavelmente o melhor Treinador para mim.

Sabe o orçamento que tem, o departamento de futebol que o apoia, e a massa associativa e de adeptos que incentivam. Sabe o plantel que tem e como tirar o melhor partido dele. Sabe utilizar um esquema de jogo, técnico e táctico, que melhor se adapte à sua equipa, e que seja convergente ao seu princípio de jogo. Sabe ler o jogo e responder à medida das exigências do mesmo. Sabe ganhar e sabe perder. Sabe dosear a informação de dentro para fora. Sabe fazer frente ás situações boas e más, da equipa, plantel, ou individualmente…
Só não consegue é evitar golos com a mão, erros incriveis de arbitragem, prejuízos pontuais e, logo, económicos, más decisões, compadrios e esquemas… tudo fruto de uma medíocre organização e gestão da Liga Nacional. Porque se esta fosse, apenas, razoável… A Taça é nossa e o Campeonato também o seria!
Obrigado Mister Bento.
Senhor de La Palisse - A Taça é nossa!

|

terça-feira, maio 29, 2007

Mister Bento

Muito positiva a entrevista de Paulo Bento ao Trio d'Ataque. Fugindo aos lugares comuns habituais deste tipo de programas, conseguiu ter o debate sempre na mão, demonstrando por explicações racionais e lógicas aquilo que faz dele um dos melhores orientadores da actualidade. Muito lúcido esteve ao assumir que um treinador depende de resultados. Foi isso que sucedeu a meio da época, onde se viveu um ambiente de muita crispação entre a massa associativa, sobretudo após a euforia ante o Inter e a aterragem na realidade pós Spartak. Todas as opções técnico-tácticas muito bem explicadas. Há quem tente transformar a entrada de Tonel a 4 minutos do fim na Luz num pequeno drama, mas quanto a mim foi muito bem ponderada e cuja explicação veio agora complementar a minha ideia: nos últimos minutos as bolas paradas podem assumir relevâncias especial e o que estava em disputa era o segundo lugar que já era nosso. Apenas um aspecto negativo: nem o entrevistador nem os 3 comentadores assumiram que, para além da rotatividade com elevado sucesso nas primeiras doze jornadas e da estabilidade do onze nas últimas dez, a parte central da temporada ficou marcada pelas lesões que empurraram para fora alguns jogadores que vinham assumindo com convicção o seu papel dentro da equipa. Quanto ao mais, o técnico assumiu aquilo que todos já sabíamos de antemão, inclusivé que o sistema de 352 foi uma opção válida cujas bases estão lançadas para um futuro próximo.

Por fim, é admirável que a nossa Academia não só produza os melhores jogadores portugueses como também está confirmado que fabrica os melhores treinadores da actualidade.

MG

|

Lampiões: começou o jejum! Diz quem sabe...

... em boa hora o Sr.Rui Costa avisou.

Sabendo que ele vai demorar bastante, e para o próximo ano, ainda, não vai ser de certeza.
Fica o aviso.

Ele lá sabe... Lampiões, começou o jejum!

Senhor de La Palisse - A Taça é nossa!

|

segunda-feira, maio 28, 2007

Vitória!

A Taça é nossa! Mas não foi só a Taça a dar alegrias este fim de semana: também o atletismo esteve em alto nível ao alcançar, numa prova a sério, o segundo lugar do podium na Champions League de pista, com Rui Silva e Obikwelu a darem cartas, enquanto que lá em Lisboa outros brincavam às corridas pela segunda circular e proximidades, quem sabe se para festejarem o 3º lugar no campeonato e a eliminação da Taça aos pés do colosso Varzim. Nem do Atlético da Tapadinha, para que fique registado. A festa no Jamor foi muito agradável e não foi a chuva teimosa que arrefeceu os ânimos. Felicidades também para o Belém que quanto a mim foi a segunda melhor equipa em Portugal na segunda metade da temporada. Fica-lhe bem a presença sólida na UEFA e o estatuto de medalhado no Estádio Nacional que, embora com sabor amargo, não deixa de ser um dado histórico. Agora é tempo de manter festejos e celebrar a conquista do Caneco! Canecas para todos! Proponho desde já à direcção do Sporting que se organize um jogo-festa em Alvalade contra o vencedor da Taça de Inglaterra. Não dá? Então pode ser contra o Leixões.

Apesar da quadra festiva estaremos, ainda assim, atentos às previsíveis chicotadas na luz e no dragoum.

Marquês de Gondomar

|

Alexandre Pais para a Sibéria... JÁ!

Eis só mais uma nota a acrescentar ao já muito dito...
Alexandre Pais, medíocre director do Record, pasquim supostamente desportivo, começa assim a sua crónica de hoje, 28-05-2007, no Record, cito.

" Ninguém marca uma grande penalidade aos 40 segundos de jogo. Pedro proença fez bem em não contribuir para que o Sporting uma vez mais marcasse um golo antes de ter trabalhado para isso."

Se dúvidas existissem sobre este sujeiro e o jornal que dirige...

A TAÇA É NOSSA!

Senhor de La Palisse - A Taça é nossa!

|

domingo, maio 27, 2007



Belenenses: Costinha, Amaral, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Cândido Costa, Zé Pedro, Silas e Dady.

Sporting: Ricardo (cap.), Abel, Caneira, Polga, Tello (Tonel 65'), Miguel Veloso (assistência 87'), João Moutinho, Romagnoli (Custódio 90'), Nani, Liedson (golo 87') e Alecsandro (Djaló 89').

|

quinta-feira, maio 24, 2007

Manter

Jesualdo foi campeão. Logo, o oporto perdeu margem de manobra para correr com ele. Restará, portanto, aturá-lo mais uma época ou arranjar uma saída airosa para o professor. É verdade que nos últimos anos mudaram-se os costumes naquela casa e temos assistido a um corropio de misters escada acima, escada abaixo. Contudo, desta vez I bet and won que vai aparecer o tão desejado convite irrecusável que obrigará o oporto a lançar mão deste treinador; quem sabe se para ir buscar Eriksson ou Camacho.

O Eng. Fernando Santos ganhou quase tudo: o troféu no Dubai e a esta hora mantém-se em todas as frentes (o torneio no Canadá). Não vejo motivos para ser trocado e, embora tenha dele boa impressão enquanto pessoa, penso ser o homem certo no lugar certo. Além disso, os lampiões têm por hábito só despedir aqueles que vencem (Toni em 1993 e Trapa...toni mais recentemente - ou então o paralelismo é outro).

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, maio 21, 2007

bitoque


Parabéns aos conquistadores do acesso à Champions! Lá estaremos de novo, desta vez já fui à procura de uma vaca parecida com aquela que está em frente ao Colombo e pedi-lhe que estivesse presente no sorteio a ver se somos bafejados como foram as ovelhas ranhosas lá dessa zona.

Bom de qualquer modo, fazemos finca pé a quem vier, mesmo sabendo que cada jogo é uma final. Inter vencemos, Munique silenciámos a Arena da Allianz. Who's next?

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, maio 18, 2007

Avante Prof. Neca!

Caríssimo Professor Neca. o Aves tem um belíssimo plantel, mas dou-lhe só uma pista para reflexão. O sr. professor sabe melhor que eu quem pode marcar bolas paradas tão bem ou melhor que o nosso Rodrigo Tello. Eu acredito nele.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, maio 17, 2007

«Ele é tipo para ganhar uns 300 contos por mês..



Com o sempre crescente aumento do universo de blogs sobre o Sporting, tive que seleccionar uma meia dúzia de blogs os quais vou acompanhando com a regularidade possível. Entre eles estão o Leão da Estrela e a Centúria Leonina.

Vem isto a propósito de umas correntes de opinião que estão a ser semeadas e que importa desde já impedir que não se desenvolvam antes que seja tarde (Centúria e António Tadeia in DN, via Leão da Estrela). A primeira, e a mais importante, prende-se com a remuneração do João Moutão (de quem sou fã absoluto, diga-se desde já):

Importa lembrar o negócio com o Liedson e como bem esclareceu FSF na altura - o que o Sporting vai pagar ao Liedson só em salários é menos do que gastaria comprando o passe de um jogador de igual valor com os seus respectivos salários.

Com o João Moutão passa-se o mesmo - se não queremos que o primeiro que lhe ofereça perto de 75.000 o leve (ou adquira o seu passe desportivo, para os mais sensíveis...), então temos que ser nós a aparecer com esse dinheiro. É um investimento mas também uma poupança. Se ele sai, teremos que ir buscar outro jogador de igual valor (ao R. Madrid?) a quem também teremos que pagar um ordenado considerável.

Um exemplo:

Se o jogador ganha 30.000 e aparece um clube que oferece 75.000, nem precisa de pagar a cláusula de rescisão. Basta que o empresário accionar a "política do jogador contrariado e das pernas cortadas".

Se o jogador ganha 75.000, um clube para o convencer a mudar já terá que se chegar à frente com pelo menos 100.000. E os clubes que podem dar 100.000 a jogador são aqueles que podem pagar mais de 25.000.000 para o levar.

Se a alternativa fosse o tal "aumento faseado" para manter os "níveis de motivação" imagino que, quando fosse vendido, a Direcção não tinha acautelado o futuro....

PS: È verdade que o Liedson marca 15 golos por época. Mas, o João Moutão jogou 100 jogos seguidos(!!!), em todas as posições do losango. Algo que fica bem em qualquer CV, ou, neste caso DVD...

AD

|

quarta-feira, maio 16, 2007

Alô? Tou xim?

Anda mundo e meio incrédulo com a nomeação de Olegário para o jogo da vitória do Aves no Dragão que parece que já ninguém se recorda de quem estará na Luz a apitar o benfick - Académica:
esse mesmo, o preferido, o special one do presidente encarnado, o da mãozinha de Ronny em Alvalade cujo ponto roubado tanto jeito nos daria agora. Senhoras e senhores: João Ferreiraaa!

Tivémos acesso ao processo de nomeação de João Ferreira para a Luz.

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João.

(excerto das escutas telefónicas excluídas do processo Apito Dourado que podem ser lidas aqui)

Marquês de Gondomar

|

catástrofe?

"Não ganhar ao Aves seria uma catástrofe" alega um vice-portista. Em sequência... chamaram o Olegário!

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, maio 15, 2007

cuidado com as Aves, professor

Watch out, Mister Jesualdo! They flyin' there! Only one olegario may protect you from them!

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, maio 14, 2007

Todos somos Prof. Neca



Esta semana vamos todos deixar crescer o bigode à Prof. Neca naquilo que será uma prova inequívoca do nosso apoio para com uma das maiores referências do misterado Lusitano.

Em frente, Prof. Neca!

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, maio 09, 2007

apitó comboio



Não sei qual dos dois me causa mais pavor.
Não sei qual dos dois será mais artista naquele palco.
Dizem que ambos são habilidosos.

Pelo menos estes creio que poderão dar uso ao relvado do Municipal de Coimbra.

MG

|

camara ardente

Foi com sobressalto que ouvi hoje uma alta responsável da CML afirmar que o processo dos terrenos do Sporting se arrasta há cerca de 25 anos! De facto, recordo que foi no tempo do presidente João Rocha que se iniciou a tão badalada caminhada para a construção de uma cidade desportiva que, volvidos estes anos, se reparte entre Alvalade e Alcochete, um pouco à semelhança do que se faz pelo mundo fora, onde por exemplo, o Real Madrid trocou os seus terrenos no centro da capital por uma infra-estrutura desportiva bem longe do Bernabéu, ou a nova Allianz Arena, nos arrabalde da capital bávara.

Não percebo o que se passa na CML. Os contratos foram assinados no final do século passado, tudo está dentro da legalidade.

Entretanto, surge um vereadorzinho especialista em estragar a vida aos lisboetas e demais munícipes dos concelhos limítrofes e logo a restante vereação treme que nem varas... verdes.

Tanto medo do José Fernandes? (desculpem, mas o único Sá é o nosso Ricardo Coração de Leão).
Sabe o senhor José Fernandes por acaso onde fica o jardim do museu do Traje? E onde se situa a Quinta das Conchas? E o Parque dos Lilases?

Pois não sabe com certeza.

E saberá por ventura onde se situa o jardim do Campo Grande? E fez alguma coisa em prol do mesmo?

Pergunto ainda: quantas vezes foi passear a algum destes parques da cidade que acabo de enumerar?

Faço a seguinte sugestão: pergunte ao presidente do clube do lado de lá da segunda circular onde estão os espaços verdes das suas urbanizações. E já agora, porque não se lembrou de obrigar o benfick a semear um jardim naqueles terrenos contíguos ao estádio que apenas se encontram encharcados de alcatrão?

MG

|

segunda-feira, maio 07, 2007

Domingo às 19h15



A alternativa passa por ir à capital do móvel apoiar o Paços de Ferreira.

SL

|

terça-feira, maio 01, 2007

matemática

Desde a nossa vitória no campo do oporto que estamos definitivamente em busca do primeiro lugar. Já sabíamos que o derby do passado domingo poderia inverter esta caminhada que começou com -9 e está agora em -3. A quatro jornadas do fim e com a visita à Luz no horizonte, sabíamos que os tripeiros precisavam de vacilar em duas dessas quatro partidas. Dobrámos o cabo da boa esperança do modo que em termos lógicos parecia ser o mais absurdo: de 2 empates em 4 jogos, passou para 1 derrota em 3 jogos. Não deixa de ser interessante que eles tenham 5 derrotas (Leiria, Sporting, Braga, Boavista e Estrela - acrescida da vitória do Atlético também no dragão mas para a Taça) e 2 empates apenas (na Luz e em Alvalade) ao longo do campeonato.

Com Jesualdo em maus lençóis, não me parece que o destino de Zico seja o Sporting.

MG

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com