Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

terça-feira, junho 09, 2009

Rescaldo FSF (post dos longos)

Há uma coisa da qual não tenho a mais pequena dúvida - Filipe Soares Franco foi o melhor presidente dos últimos 20 anos.
E, seguramente, não sou o único a pensar isto. Prova disso mesmo foi o frenesim que os seus opositores viveram só com a mera hipótese de Soares Franco voltar a candidatar-se (esquecendo-se que uma candidatura "vale o que vale" e teria sempre que ser validada pelo escrutínio eleitoral dos sócios - coisas da democracia...). Por outro lado, as impopulares medidas que foram sendo apresentadas por Soares Franco sempre tiveram uma larga maioria de votos favoráveis nas AG. Insuficiente mas assegurar a sua aprovação, é certo, mas sempre acima dos 65%.
Por outro lado, como ele próprio o afirma, cumpriu mais de 80% dos seus objectivos. É dos poucos presidentes (o único?)que pode fazer este balanço, uma vez que os outros não tinham esta "contabilidade tão bem organizada".

Posto isto, porque é que considero que Soares Franco foi o melhor presidente do Sporting dos últimos 20 anos? Basicamente por 4 razões.
- Nunca despediu o treinador, assegurando a estabilidade da equipe técnica.
- Não vendeu os principais jogadores, assegurando a manutenção da qualidade da equipa de futebol (recusando propostas concretas de 15 e 10 milhões por Moutinho e Veloso). A excepção foi Nani, por quem o Manchester Utd. pagou (mais que) a cláusula de rescisão.
- Renovou com Liedson, sabendo que pelo custo da renovação nunca se compraria o passe de um jogador com a mesma qualidade.
- Deu voz ao treinador e jogadores, cumprindo vontades antigas de toda a comunidade desportiva em dar mais palco aos "artistas" e menos aos dirigentes.

O resultado desta política resultou em 2 taças e 2 supertaças, 3 segundos lugares, todos com acesso à Liga dos Campeões, tornado o Sporting "tetra-vice". Não se ganhou o campeonato é certo, mas nos últimos 20 anos isso aconteceu 2 vezes. No entanto, desde que o 2.º lugar dá acesso à Liga dos Campeões, esta classificação deixou de ser "o primeiro dos últimos". O 1.º é o primeiro, o 2.º é o segundo. O 3.º é o primeiro dos últimos (e normalmente vai para o SLB, mas nem sempre...).

Na Europa, foi sempre a subir. No primeiro ano de Champions League fizemos o mesmo resultado que nas presenças anteriores e ficámos em 4.º no nosso grupo. No segundo ano, ficámos em 3.º (estivemos a 2 minutos do 2.º lugar - no último minuto de jogo levámos uma "carambola" que deu o empate à Roma e um livre directo de CR7 que deu a vitória ao Manchester United). No terceiro ano, ficámos em 2.º, num grupo onde estavam aqueles que vieram a ganhar a Liga dos Campeões e a Taça Uefa.

Como diz o novo presidente José 90% Bettencourt, «faltou um bocadinho». Depois de 4 anos no segundo lugar, falta "um bocadinho" para sermos campeões. Na Europa, falta "um bocadinho" para sustentarmos a nossa posição. Falta também melhorar a comunicação e voltar a sentir o élan sportinguista.
E, como é precisamente isto que o novo presidente nos promete - recuperar o "bocadinho" que falta e melhorar a comunicação - os próximos anos só podem ser de grande esperança.

Quando, daqui a 1 ano, tivermos a recolher os cascois do pescoço do Marquês, a História terá que fazer justiça ao mandato que criou as bases para o nosso sucesso.

E agora, chega de pensar o passado. O caminho é para o futuro. Toca a renovar as gameboxes e a trazer os amigos a Alvalade para apoiar o MELHOR CLUBE DO MUNDO!

AD

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com