Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quarta-feira, abril 09, 2008

Sir P. Bento XVII

No post "back to bussiness" chamou-se a atenção para o facto de se considerar que Paulo Bento continuava a ser o homem certo no momento certo.

Efectivamente, tenho por certo que Paulo Bento é dos melhores treinadores que já passaram pelo Sporting e espero que não nos venhamos a arrepender por o ver noutro lugar.

Paulo Bento pegou de estaca na equipa de José Peseiro e levou-a com sucesso à Liga dos Campeões. No primeiro ano completo, levou novamente a equipa ao segundo lugar, agora a um ponto do primeiro, fazendo um percurso fantástico fora de casa. Aqui, o Sporting apenas não ganhou o campeonato devido ao uma noite azarada do GR do Aves que levou a que este clube descesse à Liga Vitalis enquanto que o próprio assinou pelo FCP. Ainda assim, vitória na Taça de Portugal e presença digna na Champions apesar do 4º lugar (exebições seguras com Inter e Bayern Munique tanto em casa como fora).

Este ano a grande diferença têm sido os jogos fora de casa, já que em casa temos uma derrota com o Manchester United e 3 empates, um delos com os lamps. Mas, ao contrário de outros, a carga do Sporting tem sido incomparávelmente maior: aos jogos da CL e da Taça, que os outros também tiveram, o Sporting teve ainda que se organizar com os da Taça da Liga e agora da UEFA. Para além dos das selecções AA e Sub-21 a quem fornece jogadores portugueses e não só. Para além de tudo isto, um número incrível de lesões. Puro esteve grande parte da época lesionado, Vuk também se lesionou quando estava em forma, Djaló esteve 3 meses fora, Derlei nunca contou, agora é o Tiuí, até o Paez se lesionou quando veio dar uma perna nos seniores.

Por estes motivos, Paulo Bento nunca teve muita margem para pensar e construir uma equipa para cada jogo, tendo sempre que se "desenrascar" com os jogadores disponíveis. O que levou a que nunca tenha podido fazer uma verdadeira gestão do plantel e uma política de rotatividade que a participação em 4 provas até Março (mais selecções)e 3 em Abril impunha. Com prejuízo, por exemplo, para Adrien.

Ainda assim, temos um terceiro lugar na CL (aquele jogo com a Roma...), uma Supertaça, uma Final perdida em penalties, a 90 m das meias finais da Taça Uefa e nas meias-finais da Taça de Portugal.

Não tenho dúvidas que, para o ano, com outra estabilidade e com melhor sorte no que diz respeito às lesões, o Sporting de Paulo Bento recuperará a regularidade nos jogos fora e ficaremos melhor classificados que na época 2006/2007.

António T. Duarte

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com