Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quinta-feira, julho 19, 2007

Leitura de Verão

Quem trabalha em cargos de chefia tem bem presente estas duas realidades:
1. ELaborar uma proposta dá um trabalho do caraças e demora um tempão. O acto de decidir é simples (analisar a proposta) e rápido (assinar).
Apesar de tudo...:
2. Propor é fácil, Decidir é lixado... .
E, pior ainda: quem propõe sabe que não decide e quem decide sabe que não tem outra solução.

Estas considerações são importantes numa altura em que se lêem os mais inacreditáveis posts e comentários, tanto em blogs como em jornais on-line. Estes posts e comentários são propostos por, claro está, quem não decide e só propõe. Para estes, deixo aqui alguns factos só de memória:

a) Promessas não cumpridas - menos 4 titulares:

a1) Caneira: O Caneira nunca foi jogador do Sporting, estava por empréstimo durante 5 anos (!!) e o Valência ainda pagava parte do salário. Fazia parte do contrato de empréstimo resgatá-lo todos os anos. Nada a fazer senão reconhecer a oportunidade de ter o jogador nestas condições 2 épocas...

a2) Tello: Foi para a Turquia ganhar 75.000, ou seja, o tecto salarial. Valia a pena segurar o jogador dando-lhe um salário destes? Não. Renovou-se tarde? Não. Para renovar é preciso que o jogador queira e para que queira é preciso que o clube se chegue logo à frente. Fazia sentido renovar com Tello a meio da época dando-lhe um dos mais altos salários do plantel. Claramente não.

a3) Ricardo: Ricardo ainda tinha um ano de contrato, por isso não vale agora a pena dizer que se devia ter renovado mais cedo. Já tinha um salário dos mais altos e agora queria ainda mais, ou seja, ao nível de Liedson e Moutinho (cerca de 100.000, acima do tecto salarial). Valia a pena renovar nestes termos com Ricardo? Não. Valia a pena cobrir a proposta do Bétis. Claro que não. Fez-se bem em vender? Fez-se um encaixe de 3 milhões por algo que o jogador queria.

a4) Nani: A mais fácil. Um clube só vende ou deixa de vender quanto tem isto nas suas mãos. Contra cláusulas de rescisão, nada a fazer. A cláusula eram 20 milhões (bem negociado!!), vendemos por 25 milhões (muito bem negociado!!). Para além de que mais um ano assobiado e se calhar nem 10 milhões valia...

b) Outros: (só informações públicas, via jornais)

b1) Oceano: Foi convidado para treinador adjunto. Queria ser director-desportivo. Consta que é empresário com o Dimas...

b2) Iordanov: Consta de desapareceu e não deixou rasto. Hoje tem uma queixa no tribunal contra o Sporting.

b3)Quaresma e Simão: Bem vendidos ao Barça. O primeiro rendeu dinheiro e Rochemback. O segundo uma pipa de massa. O primeiro voltou ao Oporto no negócio Deco e o segundo virou papoila saltintante depois de tudo acordado connosco.

b4) Sá Pinto: Renovou por um ano e anunciou publicamente que era o último. Durante todo o ano soubemos que era o último ano do Sá Pinto até que viu dois cartões vermelhos (injustos). Entretanto, o Sporting (e bem!) arranja um lugar na sua estrutura para o Sá Pinto ex-jogador. Mas, como o último jogo do Sá Pinto acabaria por ser aquele em que vê o cartão vermelho, mudou de opinião e vem dizer que quer jogar mais um ano no Sporting. O Sporting manteve a sua posição e a sua oferta. A Sociedade Leonina adora o Sá Pinto? Sim (até o sugerimos para presidente...). Sá Pinto tinha razão? Não. Paulo Bento esteve bem? Sim, e teve-os no sítio.

AD

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com