Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Pontos UEFA - reflexões.

É com naturalidade e sem alarmismos que se tem de olhar para os (ainda) poucos pontos conquistados na Europa pelos clubes portugueses. Há que admitir que só havendo uma real cooperação entre todos poderemos dar continuidade ao magnífico pecúlio alcançado nos últimos anos.
Contudo, devemos parar e reflectir sobre alguns pontos que poderão melhorar a performance no futuro.

Primeiro, os clubes que num ano conseguem almejar um lugar na liga que dá acesso às taças europeias, imediatamente vendem os melhores atletas porque surgem sempre propostas irrecusáveis – quanto a isto nada há a fazer.

Segundo, muitos a nível interno duvidam ainda da qualidade do jogador luso. Não é por acaso que temos portugueses a triunfar nas arábias ou em países como a Roménia, Chipre, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Suíça, etc.

Terceiro, sugiro que nesta jornada vejamos na imprensa da especialidade quantos adeptos estiveram a assistir a cada jogo da primeira liga; assim perceberemos a real grandeza dos nossos clubes (obviamente, o índice populacional não é o único elemento que define o estatuto de uma equipa).

O Nacional da Madeira, a título de exemplo, tem uma dimensão incomparavelmente inferior ao Rapid Bucareste.

Acrescento um dado, a nosso ver, muito importante: o calendário da Liga não está feito a pensar nos reais interesses de todos os clubes que ambicionam ir mais além do que evitar a fuga à despromoção – e tenhamos em conta que, do mesmo modo que um Vitória luta para os lugares internacionais e desce, outros podem colocar a fasquia imediatamente acima da linha de água e acabar por ir à UEFA.

A Bwin começou tarde – 27 de Agosto.
Acaba cedo (longe vão os tempos em que a final da Taça de Portugal encerrava a temporada a 10 de Junho).
Novamente este ano haverá uma pausa enorme no Natal, ao mesmo tempo que têm decorrido várias jornadas autenticamente encavalitadas em cima das provas europeias.

Solução? Nunca será consensual. Não faz sentido estender-se o calendário se de permeio encontrarmos fins-de-semana em branco. Contudo, o nosso presidente já propôs a instituição de uma Taça da Liga. Datas para esta prova? As imediatamente anteriores ou posteriores às jornadas europeias ou embates das selecções nacionais: recorde-se o número elevado de atletas que regressa da equipa das quinas 48h ou 72h antes de competir pelo clube. O Formato poderia ser idêntico ao da Champions League ou ao da fase de grupos da UEFA, isto é, através da criação de conjuntos que jogariam entre si.

Esta configuração poderia permitir dispensar-se numa primeira fase os clubes que ano a ano estivessem a competir na Europa e deste modo nivelava-se o número de jogos entre todos, inclusive as equipas da II de Honra, o que para a equidade financeira seria vantajoso sem no entanto ser discriminatório, ao mesmo tempo que se protegia a competição mais importante – os correspondentes campeonatos.

Sporting, porto, benfica, Amadora, Gil Vicente, Belenenses, Paços de Ferreira, Marítimo, Setúbal, Leiria, Académica, Portimonense, Braga, Estoril, Olivais e Moscavide e Naval cederão, a partir da próxima segunda-feira, jogadores seniores às selecções nacionais de sub-20, sub-21 e AA, os quais apenas serão “devolvidos” aos seus clubes na ante véspera de se iniciar a próxima jornada dos nacionais, com a agravante de os mais novos chegarem de Macau. Como podem estes clubes preparar convenientemente o seu jogo seguinte?

MG

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com