Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

segunda-feira, julho 10, 2006

Futebol de Mundial ou Mundial de Futebol?


Mundial acabou.

Foi um Mundial, na minha opinião, e concordando com um amigo, muito conservador.

Acima de tudo, foi mais fraco, apesar da mediatização e do empolamento, do que outros anteriores.
Aliás, os Mundiais de Futebol e outras competições continentais, têm sido caracterizados por jogos enfadonhos, tácticos e suspeitos.Muito suspeitos. De quando em vez aparecem uns jogos emotivos, e muito raramente muito bons jogos. E enaltece-se tanto as boas jogadas, bons remates (apesar de muito poucos) que ocorrem durante os jogos, que se confunde a ideia de que foi um bom jogo, com um jogo de algumas oportunidades.
Scolari tem toda a razão quando diz que os resultados são o mais importante. Quem joga bonito foi pra casa mais cedo. Eficácia acima de tudo.

O seleccionadores-treinadores forçam-se a seguir tácticas conservadoras e seguras, e pedem aos tletas que corram, pressionem trabalhem muito, e deixam aos jogadores os momentos de inspiração ou, na sua larga maioria, deixam aos lances de bola parada (por demais trabalhados até ao infímo pormenor) o resultado do jogo.
Enfim... grandes jogos com muitos golos (é essa a essência do futebol - é com golos que se ganham jogos) e excelentes e muitas jogadas de encantar ficaram longe, no México 86, no Espanha 82 e a espaços alguns bons jogos nos outros mundias.
Impera a Lei do Dinheiro, do poder, e pouco do jogo bem jogado.
Esperemos que o conservadorismo da FIFA, extremamente evidente em demasiados pormenores, se altere, e que o futebol se torne mais puro, mais ofensivo, ou jogado, simplesmente, no campo e não tanto nos bastidores.

AHL - Sporting Sempre: ao Campeonato e a Taça!

P.S. - A selecção nacional foi eleita por jornalistas, adeptos, cibernauticos e FIFA, a mais empolgante do Mundial. Porque será?

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com