Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quarta-feira, julho 20, 2005

sistema: vermelho

Se duvidas havia, estão agora dissipadas.

Com a manobra dilatória efectuada na AG da LPFP que se iniciou no princípio deste mês, LFV, com a ajuda de Adriano Afonso, presidente da mesa da mesma AG, conseguiu adiar para hoje a continuação e respectiva discussão e votação de propostas relativas à arbitragem: concretamente a extinção do processo de nomeações dos árbitros, evoluindo-se para o sorteio.

Entretanto, continuando a mover os seus cordelinhos, LFV com o auxílio do Major, propôs manter o status quo actual do sector, modificando apenas o modo como é efectuada a mesma nomeação, aumentando o seu rigor.

Contudo, para que esta ou qualquer alteração entrasse em vigor no campeonato que se aproxega, seria necessário que a AG a aprovasse até 30 dias antes, de acordo com os regulamentos da LPFP.

Por casualidade, é o que sucede: a AG que se encontra suspensa iniciou-se em data anterior a 21 de Julho, ou seja, mais de 30 dias antes de 21 de Agosto, data oficial do pontapé de saída da edição 2005/06 da Liga de Futebol.

Sucede que algumas doutas cabeças se apressaram a dizer que não se trata da mesma AG mas de uma outra constituida ex-novo, pelo que todas e quaisquer votações que alterem os regulamentos já não entrarão em vigor para a presente época. Argumentam a sua tese com a justificação que se poderia ir adiando sucessivamente a AG com o risco das alterações apenas serem aprovadas já no decorrer do campeonato, com a consequente alteração das regras a meio da época, o que traria o caos.

Claro que os defensores desta posição são os mesmos que a toda a força quiseram ir adiando a continuação da reunião magna: benfica, Luís Guilherme, Paulo Paraty e outros. Vide a imprensa dos últimos dias.

Sendo esta tese no mínimo discutível (uma vez que a aprovação da alteração dos regulamentos produziria efeitos à data de início da AG, não colidindo assim com a disposição regulamentar) apenas contribui para aumentar a suspeição que rodeia o futebol.

Qual é o problema de, por exemplo, as designações dos árbitros passarem a ser feitas por sorteio a partir de 1 de Novembro próximo?
Não se trata de nenhuma regra do jogo - essas são fixadas pelo International Board.
Os clubes continuariam todos em igualdade de circunstâncias. Aliás, teriam sido os próprios clubes a aprovar essa medida, isto é, seria a sua vontade a prevalecer. Caso os mesmos entendessem que prorrogar uma AG durante 3 ou 4 meses seria nocivo aos seus interesses, tomariam o caminho que mais lhe conviesse: a não aprovação das propostas em discussão.

Já todos percebemos que Tomasson seria dinheiro muito mal gasto.
Já todos percebemos porque Paulo Andrade referiu hoje que o Sporting busca um craque.

Marquês de Gondomar

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com