Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Classificação actual - qual o critério?

1. Anda muita gente confusa em virtude de os três grandes e o benquefica estarem neste momento com o mesmo número de pontos a liderar a tabela classificativa.

Mas afinal, quem é que de facto está em primeiro lugar?

Há quem diga que é o Sporting, há quem diga que é o Oporto... deve haver quem diga que é o benquefica (mas eu ainda não descobri).

O já célebre artigo 8º do Regulamento de Competições da LPFP (que está em www.lpfp.pt), como realça o Livre Indirecto, começa por dizer que os critérios que se enunciam são para ser aplicados no final da competição.

Ora, qual é a diferença do final para, por exemplo, a jornada 21?

É que no final do campeonato todas as equipas jogaram entre si duas vezes.
Isto significa que a principal referência de desempate são os jogos disputados entre as equipas empatadas.

Logo, se essas equipas ainda têm jogos a disputar entre si, é sinal que esse factor de desempate se torna de impossível aplicação, caso contrario conduziria a uma solução viciada à partida.
Basta supôr o que aconteceria se, por exemplo, o Sporting já tivesse jogado 5 jogos (15 pontos) contra os seus rivais e o Oporto só três (nove pontos). Estaríamos a dar armas distintas a participantes iguais, numa competição que se quer igual.

Daí que a solução mais justa (é disso que trata a interpretação dos regulamentos, buscar justiça) seja a utilização de um critério que pressuponha que os clubes estão todos em condições iguais.

Assim, a alínea d) do já referido artigo 8º estabelece, como quarto critério a aplicar, a "maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição."

A expressão "toda a competição", neste momento, significa 21 jornadas.
Se alguma equipa apenas tivesse disputado apenas 20 partidas, este critério também estaria viciado à partida.

2. Diga-se ainda, que pela redacção deste artigo do Regulamento de Competições da Liga, os critérios de desempate são independentes entre si e alternativos, ou seja, não são de aplicação cumulativa.

Por outras palavras, não se aplica A + B + C, mas antes A ou B ou C.
Se o primeiro factor de desempate não funciona, passa-se para o segundo e por aí fora. É assim que chegamos à alínea c)

Marquês de Gondomar - VAMOS SER CAMPEÕES!

P.S. - percebi que a morte da Irmã Lúcia deixou muitos blogueiros consternados, de várias confissões clubísticas. Apresento-lhes o meu voto de pesar.

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com