Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quarta-feira, dezembro 22, 2004

1º, 2º ou 3º

Como prometi ao Jaquinzinhos, venho dar o meu parecer relativo à actual classificação do campeonato.

A esta hora os três grandes estão empatados com o mesmo número de pontos.

Os factores de desempate, no final das competições (sic) são:
a) número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) em último caso, recorre-se ao goal-average.

Em primeiro lugar, o Sporting ainda não defrontou o bemquefica.

Em segundo lugar, convém esclarecer que este artigo está pensado para o final da temporada. Não está pensado para a situação actual de estarem três em igualdade pontual no decorrer da Liga, tendo diferente número de jogos disputados e não tendo ainda jogado entre si.

Em terceiro lugar, alguma imprensa desportiva, a mesma que teima em retirar um golo ao Liedson - a verdade é que já facturou por 12 vezes (www.lpfp.pt) - entende que os "jogos disputados entre essas equipas" se tem de entender entre oporto, Sporting e benquefica. Assim, dizem eles, uma vez que no campeonato dos 3 grandes, o oporto tem duas vitórias sobre os rivais, sobre o Sporting por 3-0 e sobre os vermelhinhos por 0-1, então os lampiões estariam à frente devido ao menor número de golos sofridos nesta mini-liga a três.

Esta interpretação leva ao absurdo de, caso o oporto empate ou ganhe na Madeira, não só ficaria líder isolado, como faria o Sporting e o benquefica trocarem de posições sem terem jogado, o que seria inédito à escala futeboleira planetária!

Daí que o mesmo artigo diga que "se após a aplicação sucessiva dos critérios referidos no número anterior, ainda subsistir a situação de empate" (...) recorre-se a uma liguilha entre os clubes em situação de igualdade.

Ou seja, a aplicação de critérios de desempate pressupõe que os empatas já tenham jogado entre si. É que é sempre esse o primeiro critério a aplicar: os jogos entre si.

Se esses clubes já tiverem jogado entre si e ainda assim continuarem empatados após a aplicação dos critérios de desempate, volta-se à regra número um, isto é, jogam de novo um contra o outro. Isto está escrito no Regulamento.

Em suma, se não se pode aplicar o primeiro factor de desempate por não terem ainda jogado entre si, também não se podem aplicar os restantes que têm por base os jogos realizados entre si. Logo, salta-se para o primeiro critério geral, isto é, o da alínea d).


Marquês de Gondomar - VAMOS SER CAMPEÕES!

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com