Arbitragens - 1ª jornada
A SL inicia hoje uma análise semanal aos jornais desportivos portugueses sobre as incidências da arbitragem na condução dos jogos.
A análise efectuar-se-á sobre três clubes:
- O melhor Clube do Mundo - o Sporting;
- O actual campeão europeu - o Sarrafadas Clube Oporto;
- em 3º e após discussão interna a SL decidiu efectuar uma análise ao S. L. e Lampiursos em detrimento do Estoril-praia F.C.
Só se considerará na referida análise lances, cartões, golos... em que haja unanimidade nas análises.
Tendo em conta que o SCO (Sarrafadas Clube Oporto) não jogou, analizaremos os outros dois:
Sporting (seremos campeões):
A Bola: PAULO PARATY. Não é um árbitro bem visto em Alvalade, o que não deve ser novidade para ele. Mas os assobios que ouviu, e foram muitos, não tiveram justificação. Cometeu alguns erros, sim senhor, mas sem influência no resultado.(por motivos técnicos não é possível colocar link para o site);
Record: Paulo Paraty (4). Foi muito contestado pelos adeptos do Sporting, mas sem razões que o justificassem. Controlou bem o jogo, sempre em cima dos lances, evidenciando uma boa condição física, foi coerente no critério que utilizou na avaliação das faltas. Quanto ao capítulo disciplinar, revelou-se também coerente, exibindo seis cartões amarelos, todos eles justificados.
O Jogo: Paulo Paraty realizou um bom trabalho na partida de ontem. O árbitro portuense seguiu quase sempre os lances de perto, evitando, com isso, que os jogadores se excedessem. Para o Tribunal de O JOGO, o juiz da partida esteve bem, mas nem sempre foi bem auxiliado, como foi visível logo no primeiro minuto - um fora-de-jogo mal assinalado a Liedson - e, aos 68', com o segundo assistente a falhar novamente na interpretação da Lei do fora-de-jogo. De resto, uma entrada mais grave sobre Paíto, aos 27', poderia ter valido a expulsão a um jogador do Gil Vicente. Neste lance, Paulo Paraty está de costas, mas segundo Jorge Coroado, António Godinho deveria ter chamado a sua atenção.
NDR: A expulsão referida por Jorge Coroado (O Jogo) poderia ter descansado o Sporting, mas não teria influência no resultado. Como não é unânime, não teremos em linha de conta.
Pontos ganhos na partida:
0
Pontos Total ganhos no campeonato:
o
S.L. Lampiursos:
A Bola: ELMANO SANTOS (4) Não está em forma e complicou o que era fácil. (por motivos técnicos não é possível colocar link para o site);
Record: ELMANO SANTOS (2). Disciplinarmente, não teve coragem de expulsar Zahovic através da amostragem do segundo cartão amarelo, aos 72', quando cometeu falta por trás, cortando um contra-ataque do Beira-Mar. Também poupou amarelos a Ribeiro e Sandro. De resto, controlou a partida e fica com o benefício da dúvida no lance entre Filipe e Miguel, na grande área aveirense;
O Jogo: A actuação de Elmano Santos mereceu apreciação positiva da parte dos especialistas em arbitragem de O JOGO com excepção de um lance em que Ribeiro, na sequência de um livre para área, "amarrou" Simão Sabrosa e acabou por derrubá-lo: a jogada deveria ter sido sancionada com uma grande penalidade e o jogador beira-marense advertido com um cartão amarelo. Nas outras jogadas duvidosas - duas delas na área aveirense - os ex-árbitros nada viram de especial e ainda consideram acertada a decisão do juiz madeirense de não mostrar o segundo cartão amarelo a Zahovic por uma falta mais aparatosa sobre Levato.
NDR: em resumo entre um penalty não assinalado e uma expulsão pendente, digamos que ficou ela por ela... para além do mais ganharam a partida. Um penalty não daria mais pontos. A expulsão poderia ter influência nos próximos partidos, mas como não foi unanime, não é tida em conta.
Pontos ganhos na partida:
o
Pontos Total ganhos no campeonato:
o
<< Home