Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

terça-feira, junho 30, 2009

Quem é amigo, quem é?



O prazo para renovar a Gamebox acabava hoje. Mas, qual DGCI, foi alargado por mais uns dias. Nos dias 7 e 8 de Julho dá para alterar.
Entretanto, amanhã às 20h podemos assistir via site à apresentação do equipamento Sporting 2009/2010 - o último sem as quinas na manga.

AD

|

MIn. 38: «Rebenta um petardo na bancada, no sítio onde está a claque do Benfica. A polícia tem de intervir.»

Na tese do Rui Costa, o Pavilhão Acácio Rosa não tem condições para receber jogos de futsal (quando lá joga o slb).

AD

|

FAQs 5

P.: Quantos jogadores tem uma equipa que esteja a jogar a final de futsal?
R.: No caso do Belenenses, 5. No caso do slb, 7.

AD

|

FAQs 4

P.: É verdade que os 300 bilhetes para a última jornada dos campeonato nacional de Júniors nunca estiveram à venda nas bilheteiras do "Estádio" da Luz?
R.: Diz que sim.

AD

|

domingo, junho 28, 2009

Sporting é campeão de juniores 2009!

Rui costa: "o Sporting não se pode ilibar de responsabilidades e o campo provavelmente não tinha condições".

António Pedro-Vasconcelos: "Rui costa, como director desportivo, é um desastre".

MG

|

quinta-feira, junho 25, 2009

o fcp ou a queda de um mito

Neste longo post que aqui inicio vou procurar demonstrar o flop contínuo da política de contratações do fcp apenas disfarçada pelo beija-mão de alguns ingénuos que julgam estar ali a fonte de todo o futebol em Portugal.

O Apito Dourado que, quanto ao oporto, teve zero como resultado, serviu para iniciar a desmistificação da origem do sucesso oportista. Até em jogos ridículos em que eram claramente favoritos sentiram necessidade de solicitar ajuda externa.

Jogadores:
Não vou aqui falar de contratações falhadas como Mogrovejo, Valter Paz, Zwane, Ntsunda, Wozniak ou outro camafeu qualquer. Deixo apenas 3 exemplos.

Stepanov: há 2 épocas o porto investiu neste jogador 4,5 milhões de euros. Na temporada que agora terminou, fez um jogo na Liga Sagres.

Diego: despachado para o Werder Bremen, é hoje um dos melhores brasileiros a actuar na Europa, tendo sido alvo recente de transferência milionária.

Luís Fabiano: outro jogador com desvalorização abrupta na invicta dá hoje cartas na liga espanhola, em Sevilha.

Treinadores:
Depois de sucessivas trocas com o apogeu em Luígi “1 mês” Del Neri, mantém teimosamente um dos maiores flops técnico do futebol português, após uma época vergonhosa em que apenas foi campeão nacional, não porque tenha orientado bem a equipa, mas sim pela lesão de Vukcevic na Madeira em jogo que o Sporting saltaria para a frente, pelo mérito de Hulk e pelos empurrões vindos das arbitragens polémicas em jogos Braga-Porto e no Sporting-Braga da primeira volta.

Dirigentes:
- Há 2 anos contratavam e despediam treinadores como quem muda de camisa; no ano passado, o episódio do apito dourado foi tão mal gerido – não recorreram do castigo, o que quase valeu a exclusão da Champions; o caso Paulo Assunção resultou igualmente de um descuido inaceitável num clube que se orgulha continuamente do profissionalismo. Este ano, começa com a rocambolesca novela em torno do Cissoko, muito mal contada por parte do clube da invicta.

- cultivam uma sempre suspeita relação com a arbitragem. Todas as semanas o treinador principal, antes dos jogos, fala sobre árbitros e nunca se ouviu uma palavra da classe a condenar esta pressão contínua. Jogadores como Bruno Alves dão valentes castanhas durante a época inteira com pouca firmeza na amostragem de cartões que permitem a eleição de melhor jogador do nosso campeonato.

- A grande influência em vasta comunicação social, com destaque para a o jornal o jogo, que está para o fcp como A bola para o benfique e como o Record não está para o SCP.

Old CSL

|

quinta-feira, junho 18, 2009

FAQs 3

P: O que significa que os jogadores do SLB vão jogar o dobro na próxima época.
R: Sendo zero o dobro de zero, significa que vão continuar a jogar zero.
(retirado de uma caixa de comments aqui ao lado.

AD

|

os 50 reforços de 2009/10

Voltam os velhos tempos e voltam as milhentas contratações. A SL tem andado menos activa mas não é por isso que a chamada ao ridículo deixou de ser feita. Sugiro que linkem este novo blog nos vossos favorites: http://www.gruposporting.blogspot.com
Para começar, entrem e vejam a lista, até agora, dos 50 reforços de 2009/10. A lista promete ser a maior dos últimos anos. De Carlão a Caicedo, passando por Robinho, o nosso plantel não pára de crescer.

Para ser sincero, por mim não se contratavam reforços. Gosto mesmo bastante do nosso actual plantel. Alguns jogadores só precisam de se sentir verdadeiramente acarinhados, independentemente de algumas situações menos felizes na época que agora acaba, mas continuo a achar que temos claramente o melhor grupo de trabalho do país.
Apenas precisamos de menos lesões (melhor dentista? está bem abelha) e maior concentração no treino e jogo do que nas outras boas questões laterais do futebol - gajas e dinheiro.

Não vou elencar nomes, mas olho para o nosso grupo de atletas e lembro-me logo de jogos, lances e golos fantásticos que protagonizaram.

Trabalhem, unam-se e venceremos!

Old CSL

|

quarta-feira, junho 17, 2009

Éuma questão de saúde publica!

Será que para lá do Douro não há dentistas?

Se não há, exige-se ao governo consulta grátis com bilhete de ida e volta ao melhor dentista de Milão.

|

terça-feira, junho 16, 2009

Dar ao côco

A partir de hoje podemos começar a pensar (se alguém se importar realmente com isso) quem será o treinador do benefica para o ano...

|

segunda-feira, junho 15, 2009

JEB e SCP

O Sporting Clube de Portugal tem os simpatizantes, adeptos e sócios mais exigentes do panorama desportivo nacional.
Tem também os mais pacientes, os mais irredutíveis, os mais fiéis, os mais devotos: OS MELHORES, inquestionavelmente!
É matéria prima que qualquer empresa, instituição oou organismo gostaria de ter como base de apoio. Que gostaria de ter como objectivo e objecto.
Tem as características, as qualidades, os fundamentos, as ideias, o espírito crítico, para desenvolver qualquer paixão, fidelização, militância, crença: ACÇÃO necessária!
Soube inovar, crescer, esperar, também desesperar, não disparatar, apoiar, cativar, estimular e empurrar quem deveria estar no lugar certo: 90% demonstrou a UNIÃO que deveria existir!
Há que saber tratar bem quem, no passado recente e menos recente nos soube dar a CONTRIBUIÇÃO positiva e fundamental para hoje ter bases para galopar ao signo do nosso lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Fossem eles dirigentes, atletas, sócios, ilustres sportinguistas: todos souberam dar a sua PARTICIPAÇÃO neste caminho.
Temos algo incomparável na história do clube: a tranquilidade de uma certeza e estabilidade de um projecto cada vez mais consensual: haja PAZ leonina para um fuutro auspiscioso e de grandes desígnios.
José Eduardo Bettencourt sonha imenso, tem o que é preciso e sabe muito... e com isso pode DAR MUITO ao Sporting Clube de Portugal.
Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos.
Saibamos esperar, compreender, apoiar, aderir, puxar: no fundo voltar a VIVER O SPORTING!
Señor de La Palisse

|

terça-feira, junho 09, 2009

Rescaldo FSF (post dos longos)

Há uma coisa da qual não tenho a mais pequena dúvida - Filipe Soares Franco foi o melhor presidente dos últimos 20 anos.
E, seguramente, não sou o único a pensar isto. Prova disso mesmo foi o frenesim que os seus opositores viveram só com a mera hipótese de Soares Franco voltar a candidatar-se (esquecendo-se que uma candidatura "vale o que vale" e teria sempre que ser validada pelo escrutínio eleitoral dos sócios - coisas da democracia...). Por outro lado, as impopulares medidas que foram sendo apresentadas por Soares Franco sempre tiveram uma larga maioria de votos favoráveis nas AG. Insuficiente mas assegurar a sua aprovação, é certo, mas sempre acima dos 65%.
Por outro lado, como ele próprio o afirma, cumpriu mais de 80% dos seus objectivos. É dos poucos presidentes (o único?)que pode fazer este balanço, uma vez que os outros não tinham esta "contabilidade tão bem organizada".

Posto isto, porque é que considero que Soares Franco foi o melhor presidente do Sporting dos últimos 20 anos? Basicamente por 4 razões.
- Nunca despediu o treinador, assegurando a estabilidade da equipe técnica.
- Não vendeu os principais jogadores, assegurando a manutenção da qualidade da equipa de futebol (recusando propostas concretas de 15 e 10 milhões por Moutinho e Veloso). A excepção foi Nani, por quem o Manchester Utd. pagou (mais que) a cláusula de rescisão.
- Renovou com Liedson, sabendo que pelo custo da renovação nunca se compraria o passe de um jogador com a mesma qualidade.
- Deu voz ao treinador e jogadores, cumprindo vontades antigas de toda a comunidade desportiva em dar mais palco aos "artistas" e menos aos dirigentes.

O resultado desta política resultou em 2 taças e 2 supertaças, 3 segundos lugares, todos com acesso à Liga dos Campeões, tornado o Sporting "tetra-vice". Não se ganhou o campeonato é certo, mas nos últimos 20 anos isso aconteceu 2 vezes. No entanto, desde que o 2.º lugar dá acesso à Liga dos Campeões, esta classificação deixou de ser "o primeiro dos últimos". O 1.º é o primeiro, o 2.º é o segundo. O 3.º é o primeiro dos últimos (e normalmente vai para o SLB, mas nem sempre...).

Na Europa, foi sempre a subir. No primeiro ano de Champions League fizemos o mesmo resultado que nas presenças anteriores e ficámos em 4.º no nosso grupo. No segundo ano, ficámos em 3.º (estivemos a 2 minutos do 2.º lugar - no último minuto de jogo levámos uma "carambola" que deu o empate à Roma e um livre directo de CR7 que deu a vitória ao Manchester United). No terceiro ano, ficámos em 2.º, num grupo onde estavam aqueles que vieram a ganhar a Liga dos Campeões e a Taça Uefa.

Como diz o novo presidente José 90% Bettencourt, «faltou um bocadinho». Depois de 4 anos no segundo lugar, falta "um bocadinho" para sermos campeões. Na Europa, falta "um bocadinho" para sustentarmos a nossa posição. Falta também melhorar a comunicação e voltar a sentir o élan sportinguista.
E, como é precisamente isto que o novo presidente nos promete - recuperar o "bocadinho" que falta e melhorar a comunicação - os próximos anos só podem ser de grande esperança.

Quando, daqui a 1 ano, tivermos a recolher os cascois do pescoço do Marquês, a História terá que fazer justiça ao mandato que criou as bases para o nosso sucesso.

E agora, chega de pensar o passado. O caminho é para o futuro. Toca a renovar as gameboxes e a trazer os amigos a Alvalade para apoiar o MELHOR CLUBE DO MUNDO!

AD

|

segunda-feira, junho 08, 2009

FAQs 2

Q: É desta que Jorge Jesus vai assinar por um Grande?
A: Não. O Sporting e o Oporto já têm os seus treinadores confirmados.

AD

|

sexta-feira, junho 05, 2009

Bem vindo Sr. Presidente!

E bom trabalho.
Agora, vamos a eles!

SL

|

Bet... and win

Estas são, de facto, as eleições de maior mudança desde que o nosso ex-presidente Sousa Cintra saiu da direcção do clube. Pela primeira vez vamos eleger um responsável máximo que não é o presidente em exercício.

Obviamente que espero e aguardo uma votação maciça em José Eduardo Bettencourt, quer pelo seus tempos de juventude em que acompanhava o Sporting quer pelo passado recente onde está ligado de forma decisiva à conquista do último campeonato em 2002. Isto, dá garantias para um futuro próximo de corte e evolução onde é preciso evoluir.

Bettencourt já disse, passe a redundância, que vai manter o que está bem e mudar o que está mal. Algumas medidas podem e devem ser tomadas no curto prazo. Antes de mais nada, renovar com Paulo Bento e fazer os ajustes que saltam à vista de todos no plantel.

Ao mesmo tempo, alterar qualquer coisa no plano financeiro para que esses retoques no plantel possam ser efectuados com homens de qualidade. A grande maioria do plantel mostrou serviço na passada época e, não fossem as lesões (algumas em jogos decisivos, como a do Vukcevic na Choupana) e creio que a esta hora éramos nós a festejar o ceptro máximo.

Outra área de intervenção será a que diz respeito a sócios e adeptos. Estou convencido que temos de voltar a ter melhores assistências em Alvalade. Enquanto a curva não cantar a uma só voz, isso será difícil. Quem vê por vezes os jogos no meio do estádio bem sabe o chinfrim que é as três ou quatro claques a cantaram umas por cima das outras. Aquilo, infelizmente e creio que sem intenção, é tudo menos apoio. Outra medida importante, a meu ver, passa pela reconversão do segundo anel: acessibilidade mais rápidas e cómodas (cinco andares para depois se subir a bancada não foi muito bem pensado) e cadeiras mais confortáveis ainda que a lotação diminua.

Para mim, o pavilhão devia ser construído no Alvaláxia: limpava o segundo andar, comia algumas salas de cinema e já está. Este centro de lazer falhou o seu objectivo e não há que ter medo em assumir a sua reconversão para aquilo que é a eterna vocação desportiva do clube.

Esta tem sido uma das décadas com mais títulos no futebol, mas quero encerrá-la com chave de ouro, seja com a vitória no campeonato ou numa taça europeia (é difícil fazer uma Taça de Portugal melhor que a do ano passado com 5-3 e 2-0 aos rivais).

A minha modesta contribuição para esta semana engrandecer o SCP será a de colocar a cruzinha na lista C e eleger um presidente que irá melhorar em muito o nosso clube.

É por isso que hoje irei votar Bettencourt.


Old CSL

|

segunda-feira, junho 01, 2009

FAQs 1

Q:Porque é que Jesualdo Ferreira só agora anunciou a renovação?
A: Porque a CMVM nunca se lembrou de lhe perguntar.

AD

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com