Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quinta-feira, março 27, 2008

URGÊNCIA: há que promover o estudo dos problemas fundamentais da educação física

Uma das raras excepções ao silêncio prolongado da Sociedade Leonina prendeu-se com um post acerca da constante alusão em certos sectores da blogosfera sobre a imperial necessidade do Sporting se reunir em Congresso.

Inicialmente, pensei que o Congresso não estava previsto nos estatutos, mas depois constatei que sim, que estava. Estes eram os grandes argumentos dos defensores do Congresso - (i) estava previsto nos estatutos e (ii) a sua realização urgia.
Mas, o Congresso dos Estatutos não é aquele que os seus mais públicos defensores tanto apelam. O Congresso dos Estatutos tem por objectivo (i) estudo dos problemas fundamentais da educação física, (ii) dos desportos e das actividades culturais e recreativas e (iii), afirmar o espírito de solidariedade entre os desportistas portugueses em geral.»

Para este congresso contem comigo. Para o Congresso que outros pretendiam, não. Até porque, insisto, não será estatutário.

Para um Congresso com os objectivos descritos nos Estatutos:
- não é necessária uma auditoria financeira prévia;
- não há campo para se discutir o futuro de clube;
- naõ é necessário pensar que temas se querem ver discutidos (execpto os referidos);
- não há espaço para se falar sobre quotas suplementares e cartões de associado;
- não há oportunidade para se discutir a dívida da CML e a venda do património;

Para um Congresso em que se discute os problemas fundamentais da educação física:
- não há necessidade de que a comissão organizadora seja coordenada por um Sportinguista independente que não exerça qualquer cargo no Sporting;
- não é necessário que haja consciência das diferentes sensibilidades e parece excessivo alertar para que sejam isentas de segundas intenções.
- não se vislumbra uma urgência tal que tenha que ser realizado já no final da presente época.

A não ser que estes sejam os propósitos do Congresso. E que o objectivo do Congresso seja o mesmo que uma AG, mas dando palco a quem não o tem que ter já.
Daqui a uns tempos haverá AG e eleições. É nesse âmbito que se tem que falar de contas, pavilhões, asssitências, etc.

Sem rodeios, há que admitir que pedir um Congresso com os objectivos que eram pretendidos será, como já foi referido hás umas semanas, pretender criar ruído de fundo à actual direcção. Não mais.

Daí as críticas que se levantaram quanto ao timming e que se levantarão quando o Programa do Congresso revelar que este não será mais do que uma festa de convívio e de axaltação leonina em que auditorias e oposições não terão lugar.

António T. Duarte

|

Sociedade Leonina - back to bussiness

Calados mas não distraídos. Os escassos posts da Sociedade Leonina não representam alheamento mas falta de tempo útil para aqui escrever. Sim, porque somos do Sporting, que nos alimenta a alma mas ainda não nos paga a euribor. No nosso sector, aí sim, continuamos assíduos. As conversas valetes do «nunca mais ponho lá os pés» não é para nós. Há vários posts para escrever e pôr ordem na casa, até porque alguns vizinhos do lado de cá da 2 circular insistem em ideias de que, pelo menos eu, sou radicalmente contra.

Neste regresso, uma novidade, duas continuidades e uma palmadinha nas costas:

1. Novidade: a partir desta data e porque as minhas palavras passaram a vincular apenas a mim próprio, deixaram de existir razões para não assinar o meu nome.

2. Continuidade 1: É uma opiñião pessoal, mas o Congresso continua a ser uma ideia errada e, sinto, com um propósito errado.

3. Continuidade 2: É uma opiñião pessoal, mas o Paulo Bento continua a ser o treinador certo no lugar certo.

4. Palmadinha nas costas: Com um sorriso trocista, mando um abraço a todos os que escreveram sobre um jovem, então suplente, chamado Bruno Pereirinha.

António T. Duarte

|

sábado, março 15, 2008

Nota

Os Vitórias, especialmente o de Guimarães, têm bastante mérito ao aproveitar a inépcia dos grandes lisboetas. É bom, no entanto, não esquecer que, estando o campeonato decidido há muito, a unica possibilidade de afastar Sporting e vermelhos da CL passa por colocar lá outras equipas. A pouco e pouco, com o passar do tempo, começamos a ver ponto aqui, ponto acolá e percebemos que nem só de mérito vive o nosso futebol. Ontem em Leiria foi a vez de Harrison se queixar da dificuldade em mostrar cartões à turma da cidade-berço. Admito que não acompanho a carreira destas equipas e desse modo não tenho possibilidade de referir se também aí há "colo". Apenas me recordo do incrível golo anulado ao Tonel em Setúbal naquilo que foi provavelmente a maior vergonha do campeonato, após a questão dos atrasos aos guarda-redes (como vimos de novo no Guimarães vs. Sporting).

No site Mais Futebol um comentador mais atento recorda-nos a realidade:

«Guimarães vs. Setúbal - golo do vitória é falta sobre o guarda-redes. 1 ponto
Setubal vs. Guimarães - golo do guimarães, fora de jogo escandaloso, resultado 0-1 . 3 pontos
Guimarães vs. Leiria - penalti do tamanho do mundo do Nilson, sempe a andar, logo a seguir golo do guimarães. 3 pontos
Guimarães vs. Nacional - (este roubo é o meu preferido) Patacas expulso com vermelho directo aos 20 minutos, num lance em que sofre falta ah ah ah!!! foi lindo, resultado 1-0 . 3 pontos
Guimarães vs. Braga - golo impossivel de determinar em caso de duvida se for em guimarães, é deixar andar.»

JM

|

sábado, março 01, 2008

Uma mentira tantas vezes repetida...



Muito se tem dito sobre o suposto fora de jogo do "Puro" no golo que valeu a (justa) passagem para as meias da Taça.

Será que estava mesm fora de jogo?













Vê-se a bola a sair dos pés do Izmailov um jogador do Estrela e o Purovic... em jogo!!
Curioso que nenhum jornalista tenha visto esta imagem!




Sempre a combater...

Langão de Sevilla

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com