Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Record Encarnado e Centúria sem sentido

1. Escandaloso o artigo de opinião publicado por João Lopes no Record on-line de hoje. Para o João Lopes, o Sporting está obrigado a ganhar e os sportinguistas não perdoarão ao P. Bento que a equipe empate ou perca, mesmo que passe a eliminatória. Logo de imediato, acho inacreditável voltar a colocar a pressão no Paulo Bento antes de uma segunda mão em que tudo temos para passar. E se assim é, é porque na primeira mão o Sporting de Paulo Bento fez por isso. O Sporting tem é que passar! De preferência ganhando, senão empatando ou, senão ainda, perdendo por uma diferença que permita seguir para Madrid ou Bolton. O que não faz sentido é este jornalista dizer que é um jogo do «tudo ou nada». Esquece-se que (i) o Sporting tem 6 (!!) jogadores lesionados do meio campo e ataque (Simon, Izmailov, Derlei, Djaló, Adrien e Paez) e (ii) tem que jogar dia 21 (hoje), dia 24 em Setúbal, dia 27 para a Taça, dia 2 com o benfica e dia 6 com o Madrid/Bolton e dia 10 com o Guimarães. Sabendo que temos 6 lesionados e 6 jogos em 18 dias (!!!), não basta passar??!!!

2. Estou à vontade para criticar porque é um dos 3 ou 4 blogs que acompanho e por vezes comento, para além de saber que tenho por lá bons e antigos amigos. Mas não fará grande sentido a ideia peregrina da Centúria Leonina propor como essencial a realização de um Congresso Leonino.
A Centúria Leonina prima pela diversidade de opiniões e pela apresentação infindável de propostas e críticas à actual direcção do Sporting. Por vezes, as críticas são bastantes injustas, porque assumem como verdade as suas intuições, isto é, acham que tudo o que não é dito não é feito, o que na realidade não é o que se passa nas instutuições. A Centúria tem que se convencer de duas coisas: (i) que não sabe tudo o que se passa nos corredores do Sporting, e (ii) que não tem que saber tudo o que se passa nos corredores do Sporting.
Neste enquadramento, a organização de um Congresso Leonino mais não é do que uma oportunidade para dar voz a contestários da direcção ou para a apresentação de propostas não fundamentadas e muitas vezes demagógicas. Mais não seja, porque este evento teria que ser sempre realizado fora do âmbito da actual Direcção.
Existem muitas oportunidades dos sócios se reunirem e debaterem ideias: os encontros de núcleos, os jantares organizados pelas diversas instituições do Universo Leonino, as tertúlias e grupos de reflexão ad hoc, as entregas de prémios, etc.
Por definição, um Congresso é orgão máximo de uma entidade, onde estão representados ou presentes todos os seus membros.
Num clube este órgão tem já um nome: é a Assembleia Geral.
A organização de um Congresso não fará assim grande sentido, até porque tudo o que dele resultasse teria que ser aprovado por uma Assembleia Geral onde estariam presentes as mesmas pessoas. Servirá assim apenas para criar "ruido de fundo" ou para retirar conclusões altamente demagócias e ineficazes como a que li ainda ontem por um antigo candidato, como dizer que «a principal mais valia do Sporting são os sócios».

AD

|

sábado, fevereiro 16, 2008

tripas na madeira

alguém me explica porque é que mesmo com tão grande avanço precisam de ser levados ao colo?

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Taça das Taças

É este o nosso Troféu europeu conquistado; vencemo-lo numa competição entretanto aniquilada. Olhando para a época em curso parece que, de facto, a nossa vocação para as taças é notória, pois não só iniciámos a época com vitória na Supertaça, como somos a única equipa portuguesa com aspirações a vencer as 3 competições oficiais por eliminatórias que restam.

Quero jogar a 22 de Março; quero jogar a 14 de Maio; quero jogar a 18 de Maio. Nesta altura importa, no entanto, concentrarmo-nos no campeonato, mais concretamente, vencer a Taça Estrela da Amadora no próximo domingo.

Escrevo estas linhas no dia 15 de Fevereiro, precisamente a 3 meses e 3 dias do último jogo oficial da época a disputar no Jamor.

A temporada vai longa, vale a pena apostar tudo nesta etapa final, unindo esforços em prol do mesmo objectivo: levar o Sporting à glória!

MdG

|

sábado, fevereiro 09, 2008

a bola não.

"A Bola não" é o que costumava dizer a minha sobrinha quando era mais pequena.
Depois de ler as ultimas manchetes e o comunicado emitido pelo nosso clube, não tenho dúvidas em afirmar que continuarei sem comprar esse pasquim de todos os lampiões.

Estava à espera que o valete, essa bela dama de paus, abordasse o crise no benfica.

- mais de 30 milhões em reforços e já perderam a taça da liga, já perderam o campeonato, na liga dos campeões foram ridículos.

- Camacho em completa dessintonia com a direcção, já mandatou o seu empresário para o oferecer à RFEF e a quem o quiser.

- Léo e Cristian Rodriguez mudam-se para a invicta no final da época.

- Luisão e zorba o grego travam-se de razões.

- balneário de candeias às avessas.

- lenços brancos para el gordito (outro que irá parar ao oporto)

- um milhão pelo fábio coentrão que em menos de 6 meses desvaloriza outro tanto;

Percebo que o el gordito não faça palestras antes do treino: não sabe o que dizer. Estou a imaginar. "estamos todos jodidos? si? entonces embioria lá ganar". Além disso, ao fim de 5 minutos as suas axilas habitualmente jorram entre 2 a 5 litros de suor, o que, convenhamos, dá muito mau ambiente ao balneário lampião.

MdG

|

terça-feira, fevereiro 05, 2008

vira o disco e toca o mesmo

1. Quando aparecem os maus resultados surgem imediatamente as críticas banais:
o treinador! a direcção! os jogadores!...
Todos os anos, em toda a parte, é a mesma coisa.
Há sempre um conjunto de intervenientes, os mais numerosos, a quem nunca são assacadas responsabilidades.
Geralmente, esse conjunto de intervenientes é especialista em opiniões de segunda-feira. Após o final do jogo, consegue imediatamente identificar (em regra mal) quais foram os erros cometidos.
Englobo-me no grupo dessas pessoas.
De uma vez por todas, é fundamental perceber que se os sócios e adeptos são os primeiros a empurrar a equipa para baixo, seguramente que ela em baixo continuará.
Talvez tenha chegado a hora de fazermos o nosso acto de contrição e nos chicotearmos psicológicamente a nós mesmos. Os resultados são maus, o que é que eu posso fazer para inverter essa situação?

2. O Sporting tinha, tem e continuará a ter o melhor treinador em Portugal. Camacho , já se sabe, está com os dias contados. De Jesualdo ninguém gosta nem lhe reconhecem os méritos que não tem. Mais uma vez alguns jogadores foram peremptórios a assumir que há falta de entrega e atitude. Há que distinguir a ausência de empenho da má forma atlética, o que não se consegue fazer assistindo apenas via tv, pois as câmaras acompanham a bola e como tal destacam a má execução (um passe falhado, um remate torto) não dando a entender se o jogador A ou B se encontra bem posicionado no terreno, nomeadamente nas manobras defensivas.

3. A partir de agora, mais do que nunca, cada desafio será uma batalha final. Como adepto, vou fazer os possíveis e os impossíveis para estar presente 90 minutos sempre a incentivar. Quando tal não for necessário, sempre poderei remeter os lampiões para um certo sítio.

4. Espero, para terminar, não voltar a assistir a arbitragens do nível da segunda parte no Restelo. Habilidade no critério, condescendência com a violência.

MG

|

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Em Silêncio

A SL tem andado muito calada.
Não por falta de tema, não por desinteresse.
Acreditamos convictamente no nosso Sporting.
Continuamos a ter dó dos lampiões que, de facto, fazem um belo cortejo carnavalesco por esse Portugal fora.
Estamos alerta e continuaremos a defender instransigentemente o nosso Sporting, mesmo que por momentos o façamos fora destas quatro linhas delimitadas pelo monitor para onde olhamos neste instante.

Marquês de Gondomar

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com