Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Equidade ou Parcialidade?




Estou curioso para ver a capa do Record no dia em que o oporto jogar em Stamford Bridge ou na segunda-mão do bénefica - PSG.

Marquês de Gondomar

|

Nós e a Taça

Ponto 1:

Não ficaram para a história, mas nas duas últimas edições da Taça o Sporting foi eliminado respectivamente pelo slb e pelo Oporto.
Traços em comum nestas duas eliminatórias:
- o sporting jogou fora;
- o sporting perdeu por penalties, com bolas no poste;
- o sporting tinha a eliminatória ganha a poucos minutos do fim;
- o Quim, mesmo depois de ver o amarelo, faz exactamente o mesmo que justificou o cartão e continua a defender os penalties (deveria ser expulso)
- o Vitor Baia atira a bola contra a cara do Ricardo e não é expulso.
- como habitual, houve arbitragens polémicas contra o sporting (expulsão do Hugo Viana e não expulsão de um jogador do slb primeiro, penalty não assinalado por corte com a mão do Pepe e 253 foras de jogo mal assinalados ao Liedson)

Não é certo, mas provavelmente retiraram-nos duas taças, e a história dos dois treinadores do Sporting poderia ser bem diferente.

Em vez de colocar os dedos na boca e soprar, era bom que todos os adeptos do Sportinh se lembrassem destes "pormenores" quando analisam as duas últimas épocas do Sporting.


Ponto 2:

O jogo de hoje dá em canal aberto, vimos de um resultado negativo, estamos a 7 pontos do primeiro, fora da UEFA, é quarta-feira, a hora é tardia, os bilhetes nem são baratos e está a chover.

Àqueles que acusam jogadores e não só de falta de atitude e falta de sportiguismo fica a pergunta: vêmo-nos logo?

AD

|

domingo, fevereiro 25, 2007

Vacinas

Os resultados do Sporting sempre enervaram muita gente.
Quando vencemos, são os nossos opositores;
Quando perdemos, são alguns associados que geralmente são mais brandos com as avaliações pessoais no seu quotidiano do que com o nosso desempenho dentro das 4 linhas.

Há uma certa tendência no mundo mais inculto da bola de se fazerem balanços a meio de uma época, em regra após um resultado negativo.

Nada mais errado.

No futebol, a tendência é hiperbolizar quando se ultrapassa um obstáculo muito complicado e diagnosticar o fim do mundo na hora da derrota mais absurda.

Com base neste princípio, devem-se tomar duas atitudes:
1. Evitar comentar resultados bons e maus nas 24 horas seguintes aos mesmos;
2. Insultar os lampiões.

Assustava-me mesmo se me chegassem relatos de elogios a lampiões, algo completamente contra-natura. Há questões que não são do campo da consciência de cada um nem se remetem para o hemisfério das relações pessoais. Insultar um lampião é uma delas, tal como ir para a porta da bershka ou da zara assobiar as twenties frescas que passam.

Evidentemente que estou preocupado com os dois últimos empates averbados pelo nosso Sporting. Mas com base na experiência acumulada ao longo de anos (perdoem-me a imodéstia) sei que a solução para ultrapassar este momento e regressar às vitórias é só uma: Continuar a insultar os lampiões.

Quem tiver ouvidos que oiça.

MdG

|

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

SPORTING x Aves



Por motivos de ordem inferior (a minha mulher que não leia isto...) esta noite não vou poder estar em Alvalade para ver o golo espectáculo que o Liedson reservou para este jogo.
Nem na TV vou poder ver o jogo 91º do João Moutão, as subidas do veloso ou as reviengas do Nani.
Mal, muito mal mesmo, vou ficar se o Polga reservar o seu golo para hoje...

Enfim, façam bom proveito da minha gamebox e façam o favor do lhes arranjar uma valente gripe!

AD

|

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

outro chino

Os lamps somam e seguem no que respeita a contratações no extremo oriente. Desta vez vem um reforço para o basquetebol e chama-se Soah Doh-ping.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Orgulho Leonino

Valha a verdade, não há um fim de semana do campeonato nacional que passe, neste ano de 2007, sem que um dos 3 grandes perca pontos (e atenção que pela primeira vez neste blog se incluem as papoilas no termo "grande").
Valha a verdade, a Naval e o Nacional regressam de derrotas para a Taça e atravessam um período de abaixamento de forma.

Gostei bastante da exibição da nossa equipa que mais uma vez sofre "o golo da vida dele". É isto o futebol. Também nós vencemos o invencível Inter com o golo da vida do Caneira. Pago para ver Cristiano fazer aquilo de novo na próxima jornada (Caneira fê-lo ante o Nacional há 1 ano).

Não me recordo de um Sporting com tamanha força exterior e interior, ao contrário dos nossos rivais que vão sobrevivendo com lances esporádicos de um ou outro jogador que por vezes não aparece e lá se vão os pontos ou a eliminação da Taça de Portugal aos pés de Atlético da IIB ou Varzim da Liga Vitalis.

Tenho pena que o jogo ante o Desportivo das Aves não seja já esta terça de modo a que se arrumasse aqui e agora esta questão. Sexta lá estaremos.

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

anedota clássica

Estava um inglês um francês e um português junto à... não. Já sei outra. Era um futebolista, um basquetebolista e um jogador de rugby das papoi...

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Balanço: Positivo

O balanço de ontem acabou por ser positivo:
- Portugal somou pontos no ranking;
- o Nuno Floribela Gomes continua em branco (para quando a grande reportagem?);
- as papoilas saltitantes sofreram durante 89 minutos;
- o slb vai ser eliminado...

AD

|

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

E de repente...

... uma estranha simpatia pelo Nacional da Madeira comecei a sentir.
Imagino que seja do aproximar do fim de semana.

PS: Hoje às 20h torcerei (claro!) pelo inesquecível Zé Kalanga!

AD

|

Chap suey

Estranho.

Após o fim de semana desportivo cessou a publicação quase diária de reportagens sobre o tamagochi encarnado. Porque será?

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Só Coincidências

Coincidência #1
Segundo a imprensa, o slb havia feito uma exibição de sonho e só por manifesto azar não tinha conseguido vencer o Boavista para o campeonato. Para além de ter caído para o seu lugar natural (3º), na semana seguinte é eliminado da Taça pelo 12º classificado da Liga de Honra.

Coincidência #2
Com dois empates fora seguidos (o segundo manifestamente injusto), era já apresentada a crise em Alvalade, acompanhada da alegria natural pela luta pelo título passar a ser slb-oporto. O epicentro da crise era Liedson, que tinha deixado de marcar e as contratações falhadas de C. Freitas. Pois bem, em 15 dias o Sporting volta a ficar em 2º lugar, a 3 pontos do primeiro, e segue na Taça de Portugal sem slb nem oporto...

Coincidência #3
E a crise dos atacantes do Sporting? A leitura é simples: No campeonato Liedson tem tantos golos como o Simão (7) e Bueno tem tantos golos que Nuno Floribela Gomes (4). Para quando uma reportagem sobre a falta de golos da Floribela?

Coincidência #4
Ao melhor estilo da notícias que ainda aparecem quando o Bruno Marioni marca um golo, foi bem abafada pela imprensa o facto de Kikin Fonseca (de superestrela quando foi contratado passou a jogador limitado quando foi despachado) ter-se estreado a marcar logo no seu primeiro jogo pelo Tigres.

Coincidência #5
O grande argumento caiu por terra: para que iria o oporto comprar um àrbitro num jogo em casa com o Estrela da Amadora. Viu-se a semana passada...

Coincidência #6
7 anos depois a sociedade está mais bem informada, por isso o SIM ganhou no referendo à liberalização do Aborto. Agora, já não vale a pena esperar mais 7 anos para um novo referendo por duas razões: (i) o povo já se pronunciou no sentido da modernidade e (ii) o povo já decidiu que não quer ser consultado em referendos.
No dia seguinte a este referendo, pouco depois das 10.30 da manhã, sente-se um tremor de terra em todo o Portugal.

AD



Sporting apurado para os quartos de final da Taça de Portugal

|

sábado, fevereiro 10, 2007

Verdade e Consequência

Duarte Gomes, o árbitro dos 5-1 ao Nacional, reconheceu em entrevista a António Tavares-Teles que apenas se apercebeu da falta de Bueno no lance do primeiro golo após o visionamento televisivo das imagens.

Carlos Bueno, também em declarações à imprensa, assumiu ter-se apoiado nas costas do defesa para chegar a essa bola e fazer golo.

Tudo isto em menos de uma semana.

Continuamos a aguardar que Paulo Paraty (igualmente árbitro de hoje) e luisão tenham a mesma coragem e frontalidade relativamente ao benfica-Sporting de outros tempos. Ou uns serão mais Homens do que outros?

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

assim também eu

Qualquer meia-dose de selecção consegue ganhar a este brasil.
A esta hora o mister Dunga deve estar a pensar com os seus botões:
"Helton?... Luisão??" Não Obrigado!

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Abaixo Assinado nº1 - "João Querido Manha: vá dar milho aos pardais das Ilhas Desertas".

Venho aqui fazer um repto pela boa paz do português futeboleiro.
Salvaguardando a sua sanidade mental, a sua tranquilidade de espírito, a sua querida e valiosa opinião e mais do que isso a santidade do seu lar.

Após o visionamento do jogo Sporting vs Nacional, um "Bueno partido", sem dúvida, resta-me lançar aqui um 1º Abaixo Assinado, tal foi o asco despertado, o chorrilho de disparates e lampionices proferidas por tal ser:

"João Querido Manha: vá dar milho aos pardais das Ilhas Desertas".

Espero que este seja um primeiro passo para o saneamento deste pretenso jornalista, absoluto e transparente lampiurso, que ainda por cima é daqueles que prefere não se assumir por, supostamente, ser jornalista.
Ora, esta descrição, que a acho singela, simpática e imparcial, corresponde a parte da verdade sobre aquele indivíduo.
Deixo-vos aqui este Abaixo-Assinado, visando a re-integração na sociedade e, qual almejável objectivo, de dotar de princípios e valores de ética, bem como de conhecimentos futebolísticos, daquele espécimen da raça humana.
Acredito que possa aprender muito, através da aridez daqueles ilhéus, através dos pardais, que tantos momentos de paz e absorção interior nos proporcionam, e a contemplação do mar que é a oportunidade para a redescoberta interior...
E ainda ocupa em permanência aquelas ilhas, possessão nacional sempre tenatda pelos "nuestrios hermanos" Cumpre assim um desígnío nacional!

Por isso assinem!

Senhor De La Palisse

|

Despenalização!?


Será que quem quebra as regras deve ser perdoado?
Será que quem não age de acordo com o que TODOS acham que é um comportamento normal e censurável deve ser desculpabilizado?
Será que o que é reincidente deve ser despenalizado?

Quaresma, Quaresma... para a próxima pensa 2 vezes antes de agir irreflectidamente!

E agora dizes, peço perdão e não torno a fazer???
Senhor De La Palisse

|

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

irregularidades

O primeiro golo do Bueno está ao nível do célebre golo do luisão que valeu o único campeonato ao benfica nos últimos dez anos e que, por sinal, foi validado por um árbitro apanhado nas escutas telefónicas do Apito Dourado a ser aliciado para prejudicar o Sporting num jogo em Barcelos (que obviamente o Sporting não venceu).

A diferença é que no golo do Bueno a falta é tão evidente que o Benaglio fica a reclamar para o lado contrário à mesma, o Alonso fica-se a lamentar por não ter feito melhor, os demais defesas ficam a discutir uns com os outros.

Não nos dêem lições de moral sobre "A arte de ser roubado em 90 minutos" sff.

Marquês de Gondomar

|

domingo, fevereiro 04, 2007

Ensinamentos do fim de semana

1. Está provado por A + B que o oporto em casa só ganha ao Estrela se houver café com leite ao balcão.

2. O Jesualdo está a prazo e não perde só aos Domingos; Paciência.

3. Esta semana, vão aparecer críticas ferozes às arbitragens do oporto devido à sua isenção, imparcialidade e ao fim do princípio in dubio pro invicta.

4. O AD acertou em cheio no porta-aviões no seu post, abaixo, de dia 1.

5. Também esta semana podem fazer piadas como Kinder Bueno ou está um dia bueno.

6. Não é só o Acosta que demora 5 meses a adaptar-se.

7. Quando o Mourinho rasgou a camisola ao Rui Jorge, o Jorge Costa marcou aos 8 minutos saltando apoiado nas costas do Miguel Garcia.

8. Bola cabeceada a meio-metro é penalti e amarelo se for um jogador leonino.

9. Derlei ainda tem a escola do Paulinho Santos.

10. Quem contratou o Bueno percebe mais de futebol do que toda a blogosfera (SL obviamente incluída).

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

147 dias à espera de vingança















Marquês de Gondomar

|

CONTRATAR A PEDIDO E PASSAR O RESTO DA VIDA A PEDIR QUE NÃO TIVESSE ACONTECIDO?

NÃO, OBRIGADO!

É o que devem estar a pensar os sócios doTottenham...

«Logo a abrir o segundo tempo, aos 106 minutos, o Tottenham acabou por cair de joelhos na sequência de um lance em que Ricardo Rocha, ao tentar um corte de cabeça, junto ao relvado, escorregou e permitiu que o francês Jeremie Aliadiere abrisse, finalmente, as portas da final para os Gunners.»

AD

|

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

O que significam os reforços?

A Centúria Leonina, que tanto preza as análises que faz, desta vez acertou mesmo ao lado do Porta Aviões (desculpa lá ó PSN).

A mesma Centúria tem apresentado opiniões, em parte muito válidas, criticando as chamadas "contratações falhadas". Quanto a estas, é óbvio que las hay, hay, mas também é muito certo que isso não é caso único no Sporting (veja-se o caso do Oporto, por ex., cuja listagem ainda seria maior que a nossa) e que também houve alguns acertos (só os mais recentes: Ricardo, Polga, Rogério e, principalmente, Enakarhire e Liedson).

Por isso, não havendo pastel para pescar trutas (e reparem que os outros também não pescaram...) seria um atestado de incompetência aos que cá estão se fosse um contratado um jogador banal. É com estes com quem contamos.
Ou seja, em que condições ficariam um Veloso, um Custódio ou um Paredes se fosse contrado um jogador banal para a sua posição? Provavelmente a mensagem que estava a ser transmitida é que eles ainda eram piores que este...

Quanto ao Renteria, sinceramente, já tinham ouvido falar nele?
O mesmo quanto ao D. Luiz?
Tantos anos depois, o Derlei ainda é o mesmo jogador da Champions League? É que logo no ano seguinte já não rendeu nada, tanto que foi despachado para um clube que tem estado no meio da tabela na Rússia, que nem vai às competições europeias.

Por isso, ao renovar com os jogadores, a mensagem não foi "esta época é para esquecer", mas sim, "são vocês que vão ganhar este campeonato".
E atenção, FSF não anda a dizer à boca cheia "não há dinheiro". O que tem dito, e bem, é que "não há dinheiro para comprar jogadores melhores que estes", o que é bem diferente.

Quanto aos saldos das gameboxes, o que se pode dizer??
A época está a meio e os jogos com as lamparinas e o tripas já foi.
Como queres vender gameboxes a meio da época e sem jogos grandes?
Ao mesmo preço das gameboxes para a época inteira? Compravas?
Claro que para vender agora, tem que ser a saldo.

E não acredito que o sportinguismo da Centúria deixe que, para o ano, esperem meia época só para comprar as gameboxes a saldo...

AD

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com