Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

sábado, setembro 30, 2006

1-2

Com golos do Davi e do Bibi lá remetemos mais um dream team para o seu devido lugar. Podem gastar os milhões que têm e que se calhar não têm, mas a dobradinha de Futsal é nossa.

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, setembro 29, 2006

Pontos UEFA - reflexões.

É com naturalidade e sem alarmismos que se tem de olhar para os (ainda) poucos pontos conquistados na Europa pelos clubes portugueses. Há que admitir que só havendo uma real cooperação entre todos poderemos dar continuidade ao magnífico pecúlio alcançado nos últimos anos.
Contudo, devemos parar e reflectir sobre alguns pontos que poderão melhorar a performance no futuro.

Primeiro, os clubes que num ano conseguem almejar um lugar na liga que dá acesso às taças europeias, imediatamente vendem os melhores atletas porque surgem sempre propostas irrecusáveis – quanto a isto nada há a fazer.

Segundo, muitos a nível interno duvidam ainda da qualidade do jogador luso. Não é por acaso que temos portugueses a triunfar nas arábias ou em países como a Roménia, Chipre, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Suíça, etc.

Terceiro, sugiro que nesta jornada vejamos na imprensa da especialidade quantos adeptos estiveram a assistir a cada jogo da primeira liga; assim perceberemos a real grandeza dos nossos clubes (obviamente, o índice populacional não é o único elemento que define o estatuto de uma equipa).

O Nacional da Madeira, a título de exemplo, tem uma dimensão incomparavelmente inferior ao Rapid Bucareste.

Acrescento um dado, a nosso ver, muito importante: o calendário da Liga não está feito a pensar nos reais interesses de todos os clubes que ambicionam ir mais além do que evitar a fuga à despromoção – e tenhamos em conta que, do mesmo modo que um Vitória luta para os lugares internacionais e desce, outros podem colocar a fasquia imediatamente acima da linha de água e acabar por ir à UEFA.

A Bwin começou tarde – 27 de Agosto.
Acaba cedo (longe vão os tempos em que a final da Taça de Portugal encerrava a temporada a 10 de Junho).
Novamente este ano haverá uma pausa enorme no Natal, ao mesmo tempo que têm decorrido várias jornadas autenticamente encavalitadas em cima das provas europeias.

Solução? Nunca será consensual. Não faz sentido estender-se o calendário se de permeio encontrarmos fins-de-semana em branco. Contudo, o nosso presidente já propôs a instituição de uma Taça da Liga. Datas para esta prova? As imediatamente anteriores ou posteriores às jornadas europeias ou embates das selecções nacionais: recorde-se o número elevado de atletas que regressa da equipa das quinas 48h ou 72h antes de competir pelo clube. O Formato poderia ser idêntico ao da Champions League ou ao da fase de grupos da UEFA, isto é, através da criação de conjuntos que jogariam entre si.

Esta configuração poderia permitir dispensar-se numa primeira fase os clubes que ano a ano estivessem a competir na Europa e deste modo nivelava-se o número de jogos entre todos, inclusive as equipas da II de Honra, o que para a equidade financeira seria vantajoso sem no entanto ser discriminatório, ao mesmo tempo que se protegia a competição mais importante – os correspondentes campeonatos.

Sporting, porto, benfica, Amadora, Gil Vicente, Belenenses, Paços de Ferreira, Marítimo, Setúbal, Leiria, Académica, Portimonense, Braga, Estoril, Olivais e Moscavide e Naval cederão, a partir da próxima segunda-feira, jogadores seniores às selecções nacionais de sub-20, sub-21 e AA, os quais apenas serão “devolvidos” aos seus clubes na ante véspera de se iniciar a próxima jornada dos nacionais, com a agravante de os mais novos chegarem de Macau. Como podem estes clubes preparar convenientemente o seu jogo seguinte?

MG

|

quinta-feira, setembro 28, 2006

NaniShow

Grande jogada a do nosso golo e magnífico Nani no último toque a levantar ainda a bola.

FAP

|

quarta-feira, setembro 27, 2006

Excesso de zelo

Pronto, ok.
Está bem.
É verdade que o Spartak por jogar em casa detinha algum favoritismo.
Agora, virem os russos desculpar o empate pondo as culpas na relva artificial é que não.

MG

|

domingo, setembro 24, 2006

Prémio regularidade

Atribuído ao benfique devido ao seu pecúlio à quarta jornada:
1 jogo em atraso
1 derrota
1 empate
1 vitória
4 jogadores expulsos
Zero golos sofridos com a mão
Zero golos marcados pelo Nuno penteia Gomes
Zero golos marcados pelo Micoli
Zero golos marcados pelo Kikin Becil
Zero golos marcados pelo Mantorras
Zero manchetes dos jornais desportivos a dissertarem sobre o jejum em golos dos ponta-de-lança.

MG

|

sábado, setembro 23, 2006

Parabéns AD

Pois é.
Hoje cria-se o desequilíbrio na velha táctica da SL que persistia em jogar 3-3.
De hoje em diante, solteiros contra casados torna-se mais complicado face à superioridade numérica destes.
Aquele abraço!

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, setembro 19, 2006

Contingências?!?

Palavras para quê? É a incompetência no seu auge.

FAP

|

pássaros do norte

No sábado passado o ferreirense Ronny esticou a asa para fazer golo sem que um único dos 8 olhos dos árbitros no terreno o presenciasse.

Como será no próximo fim de semana, se vamos defrontar o próprio Aves?

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, setembro 18, 2006

Estatística?

3ª jornada

Sporting -0 Paços de Ferreira -1

Golo marcado com a mão;
Penalti sobre João Moutinho (empurrado) por assinalar;
Penalti sobre Liedson (derrube) por assinalar.

Chega?

Marquês de Gondomar

|

Protocolos

Bem hajam!

São de louvar estes protocolos assinados entre diversas instituições que visam promover a relação do desporto com a sociedade civil em geral.

Este fim-de-semana pudemos ver em actuação um membro da ACAPO no papel de árbitro a apitar um jogo de futebol ao abrigo de um protocolo assinado com a LPFP.

Fora a brincadeira, quando é que vamos poder ver o jogo com um árbitro à séria?

NLF

|

Nós por cá

O golo irregular de sábado fez-me lembrar 2 coisas: a mão de vata que quase há 20 vinte anos deu o passaporte aos lampiões e a utilidade das imagens televisivas.
Quase 2 décadas passaram e os golos com a mão continuam a valer cá (mas só em Portugal).
As imagens da tv servem para penalizar e despenalizar jogadores por causa de cartões e faltas e mais não sei o quê. Mas para corrigir golos com a mão não.
Daqui a outros vinte anos alguém tem dúvidas como isto vai estar?

FAP

|

sábado, setembro 16, 2006

gatuno, bandido, trafulha, vigarista, pulha, mafioso, agadanhador, agiota, bandoleiro, biltre, corsário, galfarro, larápio, pichelingue, pilhante, etc

Que eles roubavam, já toda a gente sabia.
Há anos que se fala disso.
O nosso antigo presidente até chamou alguns bois pelos nomes.
Os jornais generalistas (creio que em Portugal não há imprensa desportiva) transcrevem diariamente as escutas gravadas pela judiciária, o que não coibe os organismos competentes de voltar a indicar gente que já nos roubou. Afinal isto não vai dar em nada, vai tudo arquivado e até parece que uma lei em vigor há 15 anos é insconstitucional. Gostava de saber quanto é que pagaram ao Dr. Gomes Canotilho para dizer isso. Vou esperar que um dos 3 jornais desportivos ou os sites desta matéria façam esta pequena investigação. Aliás, creio mesmo que estão desejosos de a fazer.
Talvez seja necessário pegarmos em vassouras e aspiradores, sairmos à rua, e dar uma limpeza geral nesta porcaria (citando Carlos Queiroz há 15 anos) que grassa no futebol português.
Não chega?
Também querem que façamos uma fila e vá tudo dar beijocas àquela malta?
Como diz o título do site MaisFutebol, afinal, o crime compensa. Até um presidente de clube se dá ao desplante de confessar os seus hábitos de currupto dizendo que é prática comum escolher-se o árbitro. Onde está o MP, a PJ ou o organismo competente?
E do lado da FPF ou LPFP?
Se é assim tudo tão legal, talvez seja hora de pedirmos fundos comunitários a bruxelas para despesas de arbitragem, caso contrário queixamo-nos à autoridade de concorrência. Sim, porque se de crime isto não tem nada, então é um caso de abuso de posição dominante ou práticas mais que concertadas.
Caso também não seja esta a solução e Portugal seja um país de foras-da-lei, então alguém que pronuncie o fim do Estado de Direito e resolve-se isto à maneira do far west.
Parece que é isto que pretendem...

Por muito menos, nos anos 80, o fcp desceu da sua terra até à Praça da Alegria, enchendo-a por completo, manifestando-se diante da FPF.

MG

|

sexta-feira, setembro 15, 2006

Serafim, Serafim, sou eu



"O Serafim vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até(...) pelo Minho e pelo norte". Foi esta a troca de palavras entre os dois que levantou suspeitas. Até porque, na mesma conversa, Devesa Neto disse: "Ele também nunca pode fazer muito, o jogo dá na televisão, percebes?".

O jogo acabou empatado (1-1) e o MP afirma que, com este resultado, o Sporting perdeu dois pontos e atrasou-se na luta pelo título. No relatório da peritagem ao jogo, são elencados vários lances em que ficaram por punir faltas ao Gil Vicente que poderiam resultar na "possibilidade do Sporting marcar golo".
in DN, 7/9/06

Este Serafim, cujo historial aqui exemplificado está intimamente ligado ao nosso fracasso de outrora, como que num golpe de magia, foi nomeado para fiscal de linha na partida de amanhã ante o Paços Móvel, sinal que a ainda Comissão Disciplinar anda muito atenta ao que se passa no futebol lusitano. Rezam as crónicas da época que, para além do número de faltas que o senhor investigador refere, foi assinalado um fora de jogo escandaloso ao Liedson, o Rui Jorge foi expulso e dois jogadores do Gil cometeram infracções passíveis da amostragem do segundo cartão amarelo (até pareço um comentador desportivo a falar, hã?), tendo tudo passado impune.

Dificilmente saberemos se esta história terá um desenlace cómico ou trágico, por isso opto pela primeira hipótese e recordo aqui uma bela música que as claques leoninas poderão cantar durante o desafio:

Serafim, Serafim Saudade
Aqui estou e na verdade sei que sou o que sonhei
Serafim, Serafim sou eu
Trago comigo o que é meu, este nome que criei
Serafim, Serafim aos molhos
A saudade nos meus olhos em milagres de prata
Serafim, Serafim artista
De rádio, de tv-disco e de cassete pirata


Marquês de Gondomar

|

Correcto

Foi inevitável mas confesso que reparei no título do jornaleco dos lampiões de manhã no quiosque e vi que estava escrito em letras garrafais “positivo” falando do jogo com os dinamarqueses. Diga-se que o ranking destas 2 equipas que jogaram na Dinamarca e do Shakhtar é semelhante.

Compreendo o título.

FAP

|

quinta-feira, setembro 14, 2006

A brandura portuguesa

Falando com um amigo meu sobre sobre o castigo do petit (3 jogos e meia dúzia de euros), ele relembrou-me dos nossos brandos costumes e como seria se isto tivesse acontecido em Inglaterra.
Pois é.

FAP

|

Que lhe hei de fazer?

Sou português mas confesso que gostei dos resultados das equipas portuguesas na Champions.

FAP

|

quarta-feira, setembro 13, 2006

madeira para a lareira, sff

Após aquela belíssima demonstração prática da arte do bem cavalgar a toda a cela, culminada com a bola de Caneira na gaveta milionária, ironias do destino trazem a capital do móvel a Alvalade já no próximo sábado. Conforme expliquei no meu último post, este desafio ante o Inter não foi mais que um compromisso publicitário: gravámos um réclame de 90 minutos e no final pagaram-nos o devido cachet, 600.000 paus. Com o Paços não será assim. Não levamos um tostão, nem nós nem o velho Damásio. Valha-nos o feroz antagonismo do Ikea. É que eu ainda sou do tempo em que nos ofereciam uma bela prateleira modelo 4.0 feita por aqueles geringonços, daí que todo o cuidado seja pouco, até porque eles também têm um Ronny, com a dissemelhança que este lidera isolado a corrida à bota de ouro (jogos 2 golos 3).

Troco a vitória ante o Internazionale pelos três pontos sábado próximo.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, setembro 12, 2006

Homenagem da SL a Marco Caneira - VQPRD Reserva 2006

|

castings

Há jogadores que não necessitam fazer anúncios idiotas do género "este foi o pior golo da minha vida" pura e simplesmente porque qualquer jogo é para ganhar e mais nada. Este foi só mais um. Desculpa lá, ó Luis.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, setembro 11, 2006

quando o telefone toca

Ficámos a saber pela boca de sua excelência o presidente do outro lado da segunda circular que é normal contactar-se o presidente do conselho de arbitragem para se seleccionar o gajo do apito.
Ainda bem que eles o escolhem, caso contrário em vez de três zero o resultado talvez fosse mais volumoso. Nós é que continuamos a usufruir do mesmo critério de nomeações, e o acaso que nos voltou a sair continua um exímio defensor dos brandos costumes, mormente os cotovelos, seja luisão, seja cleber, seja ávalos ou cardozo. Pela primeira vez os anfitriões em frente ao colombo encaixaram três em casa e eu fiquei com pena, mas confesso que fizeram jus ao estatuto da águia, que na véspera alcançara o mesmo resultado também ante equipa da invicta. Amanhã fazemos uma pausa para compromissos publicitários e quarta podemos voltar a pensar na terceira jornada do nacional da primeira divisão. Só espero que os tifozzi não se desdobrem em scuzattos face às ausências confirmadas de Cambiasso e Júlio Cruz para desculparem o mau jogo de Figo, Toldo, Córdoba, Materazzi, Stankovic, Grosso, Maicon, Dacourt, Patrick Vieira, Ibrahimovic, Adriano, Zanetti, Solari. Um último recado para o nosso grande Moutinho: jovem, não há razões por estar ansioso com o primeiro jogo da champions; A experiência que temos é mais que suficiente para jogar à bola; são onze para cada lado e o esférico é redondo. Só não é assim no futsal ou futebol de praia. Mais a mais, o inter perdeu em Portugal na época passada, por isso eles é que vão estar apreensivos.

Post Scriptum: Quem for ao estádio, é favor de gritar pelo Zinedine cada vez que o Materazzi se aproximar da redondinha. O resto do trabalho, deixem com o Liedson.

Marquês de Gondomar

|

domingo, setembro 10, 2006

La vai uma...

Ainda agora começaram e já estão a pedir desculpas...

Se continuam asssim, talvez de facto mereça a pena ter um reponsável para a comunicação.

Langão de Sevilha

|

quinta-feira, setembro 07, 2006

Breaking News

Ou, em português, notícias de partir a rir.

É capa dos jornais de hoje que o «Sporting também foi prejudicado pelas arbitragens».
Reparem no preciosismo jornalístico do "também"...
Mas, como a SL anda tão bem informada, também podemos dar mais três grandes novidades aos nossos leitores:

1 - A princesa Diana também teve um acidente e morreu.
2- O Paulo Sousa também rescindiu com o slb.
3- O comunismo também caiu na URSS.

AD

|

sexta-feira, setembro 01, 2006

Até segunda isto ficava resolvido

Nós por cá resolvemos a crise nucelar do Irão;
Em sentido inverso, remetemos para o Conselho de Segurança da ONU o Caso Mateus.
(Só espero não estar a dar mais um argumento ao Gil Vicente, ao género "enquanto os EUA não retirarem do Iraque, a providência cautelar mantém-se nos tribunais comuns").

Marquês de Gondomar

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com