Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Frase do mês

"Em Maio venho pegar minha faixa de Campeão!"

Deivid de Souza - ex-Sporting.

|

um a zero em penalties

Registe-se o facto de logo na primeira jornada nos ter sido subtraida uma grande penalidade, conforme a generalidade da crítica desportiva anotou. Concretamente, aos 38 minutos Cissé derruba Liedson no interior da grande área.

Marquês de Gondomar

|

Promessas

Não é perseguição, mas se aqui refiro tanto a Centúria Leonina é porque gasto algum tempo em os ler.
(assim como já se fez com outros, que se transformam em boletins anti-direcção e perderam quase todo o interesse)

Quero apenas ressalvar duas questões que me parecem importantes:

1. Se estão a dar tanta importância a que a nova Direcção cumpra a promessa "Transparência", isso é porque nenhum jogador titular foi vendido, a escolha da equipe técnica foi acertada e a pré-época foi exemplar - com aquisições feitas em tempo e sem fugas de informação. Se assim não fosse, ninguém se lembrava se havia ou não a tal "transparência".

(e mesmo que não estivesse em causa a "transparência", FSF continuaria sem cumprir a promessa de melhorar o centro de atendimento, etc. etc. etc.)

2. Se o argumento é o de que «está bem, cumpriram a promessa e não venderam jogadores mas também havia a promessa de haver transparência...», como se pode vir agora dizer, no que respeita ao Custódio, que «ok, havia a tal promessa da não vender, mas se calhar esta promessa não precisava de ser cumprida...»? Custódio, bem ou mal, tem sido sempre titular, mesmo na brilhante 2ª volta da época passada. Levou dois socos de Beto, e o ex-capitão é que foi despachado. Normalmente, quando não joga, o Sporting não ganha. O jogo com o Boavista foi péssimo, mas isso não apaga o que já fez (Nota: Contra o Boavista o Paredes não fez melhor). O que seria se, depois de prometer o que prometeu, se vendesse o Custódio?

O essencial deste post é a constatação que começa a haver alguma constância na crítica à Direcção e, por ser tão frequente, se detectar alguma falta de coerência.
Como gostamos do blog, não queremos que se transforme em algo que até agora não foi e de que, no fim, quando formos CAMPEÕES, não queremos ler na Centúria que «ok, mas ainda não é possível pagar quotas pela internet...».

AD

|

segunda-feira, agosto 28, 2006

Claro como a noite

Parece que a Centúria Leonina (a quem saudamos pelo blog) anda feliz com os resultados mas preocupada com uma alegada falta de transparência.
No entanto, aqui na SL sempre considerámos que um dos grandes problemas do Sporting tem sido precisamente a transparência a mais.
Aliás, não há memória de que a transparência seja um factor de garantia de sucesso nem que assim se ganhem campeonatos (que é aquilo que no fundo mais nos interessa). Se a ideia é garantir a "boa gestão", acreditamos que estão lá os credores para isso mesmo.

Quanto ao facto de os sócios não estarem esclarecidos, duas notas apenas:
i. há que concordar que é difícil explicar do mesmo modo a mais de 30.000 pessoas (compradores de GAMEBOX) uma qualquer complexa operação financeira. É certo que todos percebemos de bola, mas nem todos temos que ser especialistas em project finance...
ii. Ainda assim, verdade seja dita: nunca se viu no futebol tanta tentativa para explicar um projecto financeiro. Falo, claro, das sessões de esclarecimento promovidas, as quais não se destinaram apenas aos órgãos do clube, mas houve pelo menos 3 sessões abertas a qualquer sócio.

Assim, com ou sem transparência, deixemo-los trabalhar que, vendo o que tem sido feito, vamos no bom caminho.

AD

|

sexta-feira, agosto 25, 2006

1ª Jornada

Vamos ao que interessa e deixemo-nos de fait-divers.
Amanhã é que se disputa a Liga dos campeões!
O campeão de 2000 e 2002 recebe o campeão de 1999.
Estamos cá para ganhar jogos. Muitos jogos.
O nosso melhor reforço foi claramente a aposta na estabilidade. Estão reunidas as condições para dar andamento à segunda volta da temporada passada, com o acréscimo de rotina, experiência e confiança.
Sabemos o que valemos e de que somos capazes.
Até amanhã, no sítio do costume.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, agosto 24, 2006

Sorteio Champions - Considerações.

1. Pedi o Inter e o Bayern. Voilà.
2. O Spartak vai ter de atravessar a Europa coast to coast para vir jogar cá.
3. O Man. United ganhou o euromilhões, pois sairam-lhes as 3 equipas mais fracas de cada pote.
4. Contra o Inter, já vimos que eles se arriscam a acabar com 10 elementos; Por outro lado, não teremos o Bruno Paixão a apitar da próxima vez, o que aumenta as nossas hipóteses de sucesso.
5. O Bayern está sem patrão graças à saída de Ballack e com problemas de prostituição no plantel.
6. O Spartak, apesar de estar em segundo na sua Liga, tem sido irregular, apresentando um saldo inferior a 50% de vitórias na totalidade dos jogos disputados.
7. Azar do Bayern que já perdeu com o oporto e agora vai ter de perder com o Sporting.
8. As equipas portuguesas, tanto a nível de clubes como de selecções, têm superado-se a si mesmo neste século XXI.
9. Ninguém conhece, desta pré-temporada, o nosso Speedy Douala Gonzalez.
10. Paulo Bento.

Marquês de Gondomar

|

A sorte

Não sei se ela existe ou não mas para os acham que sim, ela que não esteja com os lampioes e tripeiros daqui a pouco no sorteio da Champions.

FAP

|

Quase quase...

Quase quase em cima da hora, espero que calhe o Arsenal, o PSV e o Dínamo kiev...
Ou então qualquer um!
O que interessa é que temos a fetsa da Champions no Alvaldade XXI!

AHL - Sporting Centenário: ao campeonato e à Taça!

|

Deixem o homem em paz!

Já se enganaram uma vez e mandaram o melhor presidente do Bénefica para a prisão.

Foi complicado, mas os diversos detentores da Operação Coração e outros associados lá conseguiram encontrar outro Presidente-ainda-não-presidiário que mais ou menos se pode comparar ao Vale de Tudo e Azevedo.

Agora, todo o país pede que não comentam o mesmo erro.

Deixem o homem onde está e fazer o seu (excelente) trabalho.

Langão de Sevilha

|

quarta-feira, agosto 23, 2006

Champions só amanhã

Pouco me importa o sorteio de amanhã, mas pelas equipas que nos poderão calhar em sorte, sempre direi que gostava de ver o Inter em Alvalade, o Milan ou até o Barcelona.

Do pote 2 queria o Chelsea para cantar "Zé Mourinho Zé Mourinho és o nosso tradutor"; teria a sua piada ver o dito senhor ser apupado nos mesmos termos fosse no José Alvalade ou em Camp Nou. Em alternativa (não fazer confusão com o post tauromáquico abaixo), o Bayern de Munique.

Do último cesto, o Galatasaray ou Dínamo de Kiev, equipas de algum modo históricas no futebol europeu.

Mas quem eu gostava mesmo de defrontar já era sem dúvida o Boavista, equipa que contrata jogadores a esse colosso designado por Viena de Austria.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, agosto 22, 2006

Olé!

Após a vitória por 3-0 sobre o benfica no Torneio do Guadiana, segue-se mais uma lide no dia 31 à hora do costume, desta feita na renovada maestranza de Lisboa. Vamos chamar os toiros S. Torcato pelos nomes, contando com o Paulo Bastinhas Bento, Carlos Rouxinol Pereira e Moura Caetano, com a ajuda do restante plantel (Academias do Aposento da Moita e Amadores de Montemor) para nos recordarem a cavalgada de 14 de Dezembro de 1986.

Marquês de Gondomar

|

domingo, agosto 20, 2006

a pinta do homem

Ele não engana ninguém. Aquele seu jeitinho que o fez tantas vezes vestir de roxo dentro das 4 linhas, tanto com o nº1 como ostentando o 99, secundados por um corte de cabelo à fonix, dissipavam todas as dúvidas. Enfim. Tolera-se. Agora, se ele sonha como gajos enquanto dorme, não venha reflectir isso para cima do nosso GRANDE RICARDO. Temos de aturar os abixananços dos outros, é? O tipo que venha pegar toiros com os forcados do Montijo ou do aposento de Alcochete a ver se se faz homem. Depois sim, pode dar as entrevistas e dizer os disparates que quiser.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, agosto 16, 2006

Credibilidade

Estou especialmente grato ao novel entreinador oportista. Para mim é como que um pai espiritual. Recordo-me daquele dia como se fosse hoje. Tarde solarenga. Temperatura amena. Boa casa. Um festival nas quatro linhas. A vitória do glorioso Gondomar em pleno estádio da luz que obrigou Jesualdo a apresentar-se no dia seguinte na delegação do Instituto do Emprego e Formação Profissional da Região de Lisboa e Vale do Tejo. O meu nascimento.

Anos antes, o designado engenheiro do penta (nomenclatura que obscurece o belo trabalho dos coveiros que passearam pela ocidental relva portuguesa atingindo o explendor máximo na época segunite) conseguira a proeza de perder um campeonato para o boavista o que lhe valeu a prorrogação do contrato até 3 temporadas de azul e branco, ficando assim com a possibilidade de assistir em directo do banco do PC ao espectáculo do campeonato de 1999/2000.

É neste contexto que nos aprestamos para iniciar a Liga Bwin.
A norte, o desnorte; o despedimento, a contratação do ex-chicoteado ao pés do Gondomarense.
No estádio dos andaimes, o treinador que cometeu a proeza de falhar dois campeonatos com Jardel, Drulovic e Deco no mesmo onze.
É bom não esquecer que qualquer destes nomes já estava disponível há um ano.

Marquês de Gondomar

|

Foi bonita a festa, pá!

Gostei muito do jogo de ontem: Estrela da Amadora - Seixal LB.
Gostei ainda mais da análise que A Bola faz deste jogo.
Se aquilo é «mostrar serviço» e se o "Moretto brilhou" então é porque afinal não devemos esperar muito mais da equipa da margem sul.

PS: O que fizeram os adeptos do Estrela o ano passado para que o seu jogo de apresentação tenha sido realizado à porta fechada?

AD

|

quarta-feira, agosto 09, 2006

Tristeza entre os membros da SL!

A Sociedade Leonina, vem por este meio, comunicar o seu pesar em reacção à decisão unilateral de Cum Agrião em abandonar o projecto Fêquêpê, temporada 2006/2007.
É com enorme angústia e lamentação que observamos e analisamos este gesto, impensado, certamente.
Previamos uma época em grande, tal como a pré-época que íam fazendo.
Uma época em grande, tal como o sistema táctico/técnico que Cum Agrião teimava em apresentar e com resultados.
Uma época em grande, tal como as teimosias e relações internas o avizinhavam.
Uma época em grande descalabro e desastre, que só beneficiaria o Sporting.
Daí que, a SL, nas pessoas dos seus membros, acreditam na injustiça e egoísmo, na inaceitável decisão de Cum Agrião. Só pensou nele, e não no bem que faria ao futebol.
A SL repudia assim, também , este gesto de Cum Agrião e, mais ainda, como qualquer gesto do Fêquêpê, por ter aceite a demissão, ao que tudo indica.
A SL acrescenta ainda a este comunicado, que, face ao sucedido, antecipamos um campeonato recheado de "situações", dentro e fora do campo. Agora que o Fêquêpê tem de procurar um novo chefe de banco/moço de recados do Xô P.Costa, e condiciona a sua preparação, certamente que alguns "expedientes" serão solução e meio para resolver "questões complicadas" ou "potencialmente complicadas" que ocorram para o Fêquêpê.
Dissemos.
SL

|

Arranque coxo.

Hermínio Loureiro está a braços com um assunto, digamos, pedente para esclarecimento.
O candidato que procura reunir consensos, não os obteve ainda, por parte do Tribunal de Contas.
Ler a notícia e o relatório... revela alguma coisa, principalmente a respeito do passado. Como será o futuro?
Não julguemos em praça pública. Mas vamos estar atentos ao que se passa...
Cenas dos próximos capítulos aguardam-se.

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

42.ª Edição do Torneio Columbino

Este Torneio vai ter a preesença dignificante do Sporting Clube de Portugal.
Ontem, teve na sua jornal inaugural coma vitória por 3-2 do Recreativo de Huelva sobre o Bolton.
Os jogos serão trasnmitidos na SportTv em directo.
Mais que os resultados, embora o Sporting entre sempre para vencer, importante criar automatismos e entrosamentos, afinar tácticas. Os 2 jogos que se avizinham, com adversários estrangeiros servem para ultimar pormenores tecnico-tácticos, para ver como andm os reforços e os que ficaram.
Com o plantel em peso no Sul de Espanha, vamos lá buscar mais troféu, ou então que venham muitas e boas certezas para a época que se aproxima.
Vamos estar atentos a Farnerud, Ronny, Bueno e Paredes que são os recém contratados.
Observar Miguel Veloso, Yannick que subiram de escalão.
Reparar na evolução de Carlos Martins, Nani, Romagnoli e Deivid.
Confirmar a boa saúde do restante plantel...
E venha a Taça... Olé!
AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

Jogo de campeões.

Está agendado.
Jogo oficial de apresentação aos sócios, no seu estádio, perante o seu público, um verdadeiro jog de campeões.

2ªfeira, 21 de Agosto: 20h15m Complexo Alvalde XXI

vs

SL

|

Vergonha!

Foi mau.
Muito mau!
Péssimo!
Constrangedor e confrangedor.
Indigno e sem o mínimo de respeito.
No mínimo era melhor ver a Floribela ou Floribelo (sim porque a Gata borralheira dos tempos modernos, para mim é um homem... mas isso são outras conversas) em vez daquele patético jogo. O pior de ontem, sem dúvida, da 3ª pré-eliminatória da CL... A SIC devia reconsiderar a sua programação.
Uma perda de tempo!
Mais a mais com uma equipa mais que acessível e desfalcadissima..... Onde provavelmente o Berlengas e Farilhões Sporting Clube enfiava 5 secos, sem resposta!
Ainda por cima, se o jogo já estava a ser mau, a falta de originialidade no golo bemquefiqueiro é anedótica por tão ridícula.
Numa estranha aliança com a tripeirice argelina, que já de si foi estranha, o Nuno Que não é Gomes mas Ribeiro que Não Larga o Cabelo atira a bola, sem intencionalidade, daquela forma já batida e vulgar! Precisa de umas lições do Tonel (lembram-se do golo contra o Belenenses?)
Salvou-se a honra do Rancho Folclórico do Bairro de Benfica, mas a vergonha de representar Portugal daquela forma nesta Eliminatória... essa fica!
Haja decoro!
AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

segunda-feira, agosto 07, 2006

Campanha com problemas de comunicação.

Ao que parece a nova campanha de sócios, que aquela operadora que não posso fazer publicidade pois estaria a dar uma borla à TMN, fez em parceria com Oporto, no sentido de conseguir mais adesões para aquele rancho folclórico das Antas, não está a dar resultado.
A SL sugere os pombos correio ou sinais de fumo...
AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

Valsas!


A Sociedade Leonina, vem por este meio, afirmar, peremptoriamente, que, os comentários difamatórios, as conversas e declarações inflamatórias, as afirmações provocadoras e descaradas que temos ouvido nos últimos tempos NÃO SÃO VERDADE!

A Sociedade Leonina, nas pessoas dos seus membros, são, e sempre foram, desde a sua infância, desde que frequentam bailes e casamentos, ferverosos e apaixonados, obviamente com forte espírito crítico, de VALSAS! E em especial daquelas que têm lugar em VIENA!

E todos sabem que tal é verdade, e tudo o que se disser me contrário é falso!
Nós gostamos de VALSAS!

SL

|

Bobo ou Bombo?

Este fim-de-semana e na semana passada decorreram 2 Torneios de pré-época. Daqueles onde as equipas rodam esquemas tácticos, entrosamentos, para ver como as coisas andam.
Nestes torneios, temos os convidados importantes e os bobos ou bombos da festa. Nunca sei como se chamam.
Torneios esses que foram o Torneio do Vale do Guadiana e o Torneio de Amesterdão. Nesses Torneios, vimos bons jogos, boas equipas e aquelas que servem para ajudar à motivação dos adversários, a fazer belos espectáculos e com muitos golos, levando muitos golos... essas equipas que vão lá para levar pancada são... nunca sei, os bobos ou bombos da festa?
A sério que não sei! Não me lembro...
Serão Bobos da festa?
Serão Bombos da festa?

bem... Bénéfica e Oporto que esclareçam depois das suas prestações nos útlimos Torneios!

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

sexta-feira, agosto 04, 2006

Um piriquito à rasca...




Depois da entrevista de ontem na SIC, órgão oficial de informação do S.L.Bénéfica. um bocado a despropósito dada a data para os benquefiqueiros, o oportunismo lampião, deu azo a muitas declarações num velho estilo vítima do Xô Vieirinha...
Lembra-me muito o nosso amigo Calimero, e neste caso adequa-se... pois os resultados desta pré-época, e em termos de contratações, se fosse eu, também pintava a car de preto. E aparecia na Televisão a dizer de tudo e mais alguma coisa

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

Quem sairá vencedor...


Aproveitando a linha de pensamento de J.Pina (membro do painel residente de comentadores do programa "Biqueirada", na SIC Comédia), acho, sem dúvida estranho, o facto de Bimboo da Costa, dar o seu apoio ao outro Senhor Loureiro, na sua candidatura à Liga.
Se por um lado, apoia sem, ao que parece, ter proposto nenhum oportunista para cargos de direcção na lista daquele senhor Loureiro, por outro não dá resposta ao pedido insistente do seu rapaz das Holandas, Cum Agrião.
Duas conclusões:

a) teremos mais um Loureiro com estilo Loureiro, um Loureiro mais Loiro, ou seja, mais fantoche, ou um Loureiro mais pró General do que Major?

b) teimosias há muitas, mas a teimosia táctica de Cum Agrião só foi bem sucedida entre portas, na época transacta, com a grande ajuda do seu Presidente. Nesta teimosia holandesa/Bimba, avizinha-se um campeonato tranquilo, sem necessidade de mais avançados, para o Oporto?

Maus presságios...

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

Quando a esmola é muita...


O Senhor Luis Guilherme vai abandonar a Comissão que chefiava... e proferiu as seguintes afirmações:

"(...)De saída da presidência da Comissão de Arbitragem da Liga, Luís Guilherme faz balanço positivo do seu trabalho, apenas manchado pelo chamado processo Apito Dourado.(...)"

Apesar de todos ficarem com a sensação de que ele realmente cumpriu o seu dever, aquele para o qual foi lá colocado, resumindo e baralhando... Numa semana já são duas boas notícias.
Mas, não julguem que sou pessimista, isto tudo parece-me esmola a mais.
A ver vamos como diz o invisual!

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

quinta-feira, agosto 03, 2006

Tal como outros...

Neste espaço de grande debate desportivo, que é, sem dúvida este Blog, lançamos, também, o desafio de dar o nome às coisas.
Neste caso, apelamos a todos para nos ajudarem a escolher o nome, pelo qual vai ficar conhecido o futuro Caixote do Seixal, actual local deambulatório diário dos pirriquitos encarnados.
Façam as vossas apostas, e, atempadamente, divulgaremos os resultados.
AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

Só acredito quando for mesmo real!

Será real ou pura imaginação!?
Assim, o futebol ficará mais... mais... livre! Ou não tão suspeito.

Se esse momento ocorrer, sem abaixos assinados a pedir reconsiderações, á última hora, faz-me lembrar aquela letra de música: "Vai-te embora! E leva todas as recordações!

AHL - Sporting Centenário: ao Campeonato e à Taça!

|

terça-feira, agosto 01, 2006

Volta o célebre período experimental

Ainda se lembram do Luigi Delete Neri?

Eu hoje lembrei-me dele...

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com