Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

sexta-feira, abril 28, 2006

Urnas encerraram

Nesta altura penso que se procede à contagem dos votos.
Deverão ter votado mais de 7 mil associados, um número perfeitamente razoável tendo em conta o habitual.
Quem quer que tenha vencido, esperemos que seja o melhor para o nosso Sporting!

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, abril 27, 2006

Vamos a votos

FSF não é um homem perfeito. Longe disso. Talvez o seu principal defeito seja o mesmo da generalidade dos homens que por aí andam: tem interesses próprios a defender. Não é grande comunicador. Não é simpático. Tem a altura do ponta de lança que tanta falta nos fez este ano. Mas então porque é ele a melhor alternativa para os próximos anos?

Tudo teve origem na tão famigerada AG do Atlântico. Qualquer consócio percebe o seguinte: o acto de demissão dependeu apenas e só da vontade do próprio. O acto de eleição depende de nós, os sócios.

Depois, vem a rotura com o passado.

Quem aprecia o seu programa eleitoral, quem vê as pessoas que o acompanham, percebe que há uma grande viragem em relação ao anterior elenco directivo, a começar pelo futebol. Se há alguém que tem e merece credibilidade entre os mais de 83.000 sócios leoninos é o nº 5.688 e o nº 10.840.

Antes de mais nada, sabem o que é ser campeão nacional! Ribeiro Teles e Bettencourt já mostraram trabalho a nível de contratações, acompanhamento de equipa, relação com balneário, visão de futuro. Ambos terão de comandar a SAD.Em seguida, o futebol. O Nosso SCP é futebol, respira futebol, vive o futebol. Sem esta modalidade, seríamos semelhantes a um Lisboa Ginásio Clube, por exemplo. É dela que todos vivemos. Os mais de trinta mil que compraram a Gamebox não foi para ver outra coisa senão a redondinha a andar daqui para ali.

O Programa de FSF propõe incrementar a aposta na formação de talentos e contratar poucos, mas bons reforços. Mas para isso é necessário que haja capital. A venda de património não-desportivo é fulcral. Não faz sentido que o dinheiro por todos nós gasto com a Gamebox ou quotas vá em grandes quantidades para financiar a Equipa dos Juros (como já alguém chamou) em detrimento de investimentos humanos em atletas.

Se voltássemos 11 anos atrás, eu iria a AG apresentar o seguinte projecto: Caros consócios, temos um estádio obsoleto. Não temos local digno para treinos. Proponho construir uma Academia de top e um Estádio UEFA 5 estrelas. Bem sei que não temos dinheiro para financiar. Como tal, vou ordenar a construção de alguns edifícios adjacentes ao futuro José Alvalade de modo a que, uma vez construídos, possam ser vendidos e permitirem um belo encaixe para pagar o novo recinto para o futebol.

A eventual alienação de imobiliário e a subsequente entrada de um parceiro estratégico para a SAD são medidas fundamentais para o orçamento do futebol ser superior aos actuais parcos 16 milhões de euros. Quem quer bons jogadores, ao nível de Hugo Viana, Rochemback, Barbosa, Acosta, Schmeichel, Jardel, Enakarhire, Ronaldo, etc., precisa de dinheiro. É simples. Dinheiro e competência: quem não se recorda da troca de Spehar, Mpenza e Horvath por Mário Jardel?...

Sou ainda favorável ao ecletismo, mas um ecletismo de século XXI. Há 20, 30 ou 40 anos a maioria do desporto em Portugal era amador ou semi profissional. É frequente verem-se futebolistas até dos anos 80 a viverem com parcos recursos. O único aspecto que discordo de FSF é o relativo à construção de um pavilhão com bancadas. Aqui, ao contrário do Estádio de Futebol, julgo ser preferível a opção de um municipal. Estádio Municipal não; Pavilhão Municipal, sim. O Ecletismo mantém-se vivo. São tantas as modalidades, desde o Horse-ball à natação ou futsal, quem confesso não ser capaz de enumerar as mais de 20 modalidades praticadas no Multidesportivo e afins.
Espero ainda que esta seja a assembleia eleitoral mais concorrida de sempre. Desejo que o mesmo suceda com todas as AGE's subsequentes.

Marquês de Gondomar

|

Queixume

Diz o Sporting no Coração que «Quem votar em Filipe Soares Franco e depois se sentir enganado, nunca poderá queixar–se de que não sabia ao que ia !!»

Concordo. Tal como que quem votar em Abrantes Mendes e depois se sentir enganado, sempre poderá queixar-se que não fazia a mínima ideia ao que ía...

AD

|

Ricardo Sá Pinto



Mesmo tendo sido insultado e ofendido na sua honra pelo fiscal de linha António Gonçalves, Sá Pinto não fez aquilo que muitos fariam. Naquele minuto, só me apetecia enfiar um selo bem carimbado à boa maneira de um funcionário competente dos CTT no raio da bandeirinha daquele prepotente. Sim, porque eu ainda sou do tempo em que se dizia "futebol não é para meninas". O nosso capitão não fez isso e abandonou as 4 linhas com a calma de quem acabara de desenvolver esforço físico intenso durante 88 minutos. Para mim ele não acabou a carreira. Se eu fosse o Presidente, renovava-lhe já o contrato por mais uma temporada. Nem que se tenha de fazer campanha de recolha de assinaturas.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, abril 26, 2006

Afinal (não) há projecto...

Aceitámos o desafio lançado pela Democracia Leonina de ir lá ver o programa de Abrantes Mendes e só depois começar o debate.
Confesso que estava curioso antes de aceder ao link. Afinal de contas, AM teria mesmo um projecto? Segundo a Democracia Leonina o projecto é este:

O projecto passa por
devolver o Sporting aos sportinguistas, reaproximação com os núcleos, filiais e delegações; implementar o voto por correspondência;

Esta não conta porque é demagogia da mais pura. Além de que não consta que FSF não queira proceder a uma aproximação ainda maior aos núcleos e fliliais.
Voto de por correspondência? Não me parece que isso seja muito eficaz ao nível de segurança democrática.
Conclusão: Argumento barato para conquistar votos de quem está longe...

equipa B de volta para ambientar os novos talentos;

Somos contra e o com um argumento racional imensas vezes esquecido - não foi preciso uma B para gerar talentos como Quaresma, Viana e Ronaldo, os quais nunca estiveram na equipa B. Assim como Nani e Moutinho nunca estiveram na B.
É mais barato e eficaz ter os jogadores a rodar em clubes da I e II Ligas (Varela no Setúbal , Semedo no Feirense, SantaMaria no Amadora, etc, etc.) do que num clube de IIB sem qualquer ambição desportiva.
AM sabe porque se desistiu da B? sabe quanto custa a B? Sabe quais são as vantagens desportivas? Se sabe, não as disse. É uma B para ambientar...

negociar os prazos com a banca, garantir a gestão corrente do clube pois há funcionários que não tem o ordenado em dia, não será pois claro o caso de Rui Meireles;

Partimos do princípio que os prazos são negociáveis mas o Sporting não tem utilizado essa prorrogativa?
Mas não será verdade que um empréstimo mais alargado implica uma redução na prestação mas um aumento do valor total a pagar?
E se ficamos a pagar durante mais tempo ao banco, o que implica pagar mais..., como ligar isto ao argumento inicial de "o Sporting não é dos bancos, é preciso devolver o Sporting aos sportinguistas"?
Quanto vão ganhar os administradores da SAD? Não se fala nisso?

trazer de volta o ecletismo pois é essa a razão pela qual somos os 2ºs melhores do mundo, não é apenas pelo futebol;

Quais as modalidades a trazer de volta e como vão ser financiadas?
Vão ser sustentadas pelas receitas do futebol, é isso?
Há investidores que as tornem autosuficientes? Onde estão eles? É que para o hóquei nunca apareceram...
Não se fala nisso?
Ou pedimos um empréstimo para criar novas secções?

construção de um pavilhão;

FSF também diz que sim e que é com o dinheiro da venda do património e partindo do princípio que a CM cede o terreno.
AM, onde e com que dinheiro?

aumentar o numero de sócios para 150 mil

Como? Com o kit multifunções?
FSF já disse que quer aumentar os sócios pagantes e já disse como: aumentando a competitividade da equipa de futebol (o que só se consegue já se sabe como...).

resruturar a academia para que as pessoas que a dirijam que tenham um dia jogado no Sporting, sentido as emoções e acima de tudo aquela linda camisola, falo de : Manuel Fernandes, Oceano, Jordão, Carlos Xavier, Pedro Gomes, Mário Lino

Para além de serem mencionados sportinguistas que por diversas razões não estão "em paz" com esta Direcção, há-que perguntar onde vão ser encaixados todos estes e o que se vai fazer com todos aqueles Sportinguistas que estão na estrutura e que também jogaram no Sporting. E a estes ainda temos que acrescentar os novos: Barbosa, Sá Pinto, etc etc...
Quanto a Oceano, só quem não sabe as razões que o fizeram não ser adjunto do PBento17 pode desejar o seu regresso ao Sporting.

sobre o director desportivo é que não abriu jogo.

Pois... Há que não divulgar o projecto todo de uma vez não é?


AD

|

2 critérios para 2 jogos iguais

A Comissão de Arbitragem continua a surpreender-nos a cada dia que passa.
Há 8 dias, para um desafio entre uma equipa que luta pela Champions e outra que trava combate na fuga à despromoção, nomeou um tal de António Resende, cujos indíces de popularidade quase que batem os do vizinho do lado do porteiro da federação do jogo da malha.
Hoje, para uma partida entre uma equipa que luta pela Champions e outra que trava combate na fuga à despromoção, indicou Pedro Proença.
Qualquer dia mudo-me para o jardim ali em baixo e dedico-me a observar dominó.

Marquês de Gondomar

p.s.- Até o sorteio seria menos aleatório...

|

Lá como cá

Hoje de manhã a Rádio Renascença transmitiu a notícia segundo a qual o Governo se prepara para alienar património não militar que se encontra indexado às tropas portuguesas.

Aguarda-se a reacção de Abrantes Mendes.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, abril 25, 2006

A 3 dias das eleições

Finalmente estamos à beira do acto eleitoral sem nenhum desafio a intermediar o mesmo. É assim boa altura para comentar as diversas candidaturas.
Guilherme Lemos parece-me boa pessoa mas com uma longa caminhada pela frente.
Abrantes Mendes não apresenta soluções, apenas metas, não explicando como se atinge os seus objectivos.
Soares Franco quer promover uma rotura com o passado recente, e, até ver, afigura-se como o único a ter propostas com princípio, meio e fim.
Quem esteve no último jogo do campeonato em Alvalade teve hipótese de ver duas brochuras relativas a estas duas últimas candidaturas em que isto fica claro.

Este próximos dias serão bons para debatermos aqui essas ideias e perceber o seu alcance.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, abril 24, 2006

Futsal: A Taça é nossa!



Honra aos vencedores da Taça de Portugal em Futsal!

A SL

|

domingo, abril 23, 2006

Roubo do convento


Não sei de onde apareceu este árbitro António Resende, mas parece-me muito estranho termos aqui um apitador desta categoria para dirigir o jogo mais importante da jornada, em que estavam em confronto uma equipa a lutar pelo segundo lugar que dá acesso à Champions League e outra que tenta fugir à despromoção: ou seja, olhando para o calendário, eram poucas as partidas em que ambos estivessem a lutar por objectivos. Aos 47' e aos 53' há dois lances que só não são penalties porque o beneficiado seria o Sporting. Uma vergonha. Querem-nos impedir de lá chegar mas não vão conseguir. Deixo perguntas: quem é que avalia o trabalho da Comissão Disciplinar da Liga? Não podem abrir um processo sumaríssimo a este árbitro? Não é assim que poderemos voltar a ter juízes ao mais alto nível mundial.

Marquês de Gondomar

|

Mobilização geral.

Aproxima-se o final do campeonato.

Faltam 3 jogos com o de hoje contra a Naval que é imperativo ganhar.
Ganhar jogos porque é sinónimo de ganhar pontos.
Ganhar jogos significa deixar os lampiões á diferença pontual que se impõe face ás prestações e qualidade de ambas as equipas.
Ganhar jogos porque Liedson tem de ser o melhor marcador.
Ganhar jogos porque todos gostamos de ganhar.
Encher Alvalade porque a equipa necessita de apoio, e porque o estádio fica melhor com 50 mil do que com 20 mil (por muito bons que sejam esses 20 mil).
Mas mais do que isso é necessário mostrar a todos quem é realmente o vencedor deste campeonato.

Mobilização Geral impõe-se!



AHL - 100 anos de Sporting!

P.S. - Aproximam-se as eleições no Sporting. Talvez as mais importantes dos últimos anos, quiçá da história do Sporting, daí que a todos os sócios e todos os que aindam não são sócios - façam-se sócios (é o ano do centenário):
VÃO VOTAR!

|

quinta-feira, abril 20, 2006

Quem explica?

Sábado, meio a brincar meio a sério, o jornal o jogo contava a estória que o árbitro António Resende, devido a diversas arbitragens deficientes, teria uma participação contra si apresentada no Ministério Público.

Terça-feira seguinte a Comissão de Arbitragem indica-o para o Sporting-Naval, que é apenas uma partida entre duas equipas que têm tudo a ganhar (Champions e manutenção) ou a perder (pré-eliminatória da champions e descida) esta época.

Tenho pena que as nomeações nunca sejam acompanhadas de notas explicativas...

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, abril 19, 2006

Diamonds and Pearls

"há ideias que são minhas próprias". Frase proferida pelo senhor que almoçou ontem com o ex-presidente do SCP. Oiça a notícia. Preste atenção entre os segundos 38 e 40.

|

Portugal no seu melhor

Luís Filipe Vieira e Dias da Cunha de braço dado para a Liga de Futebol?
Finalmente começamos a entender alguns manifestos de gestão do nosso anterior presidente. Finalmente começamos a ententer os roubos de igreja na época 2004/05 das duas vezes em que jogámos na Luz. Tão amigos que eles são.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, abril 13, 2006

Os nossos amigos slb...

Época 2005-2006:
SPORTING 2, slb 1
slb 1, SPORTING 3

Classificação actual:
Sporting 2º
slb 3º

Campeonatos conquistados desde 2000:
Sporting 2
slb 1

Finais Europeias desde 2000:
Sporting 1
slb 0

Anos consecutivos sem ir às competições europeias:
Sporting 0
slb 2

Centros de Estágio construídos:
Sporting 1
slb 0

Jogadores suspensos por dopping:
Sporting 0
slb 1

Estádios com obras concluídas:
Sporting 1
slb 0

Jogadores portugueses habitualmente titulares:
Sporting 8
slb 2

PS: Uma aposta que os lamps já estão a preparar a artilharia estatística desde o sec. XIV?.

AD

|

quarta-feira, abril 12, 2006

Se não formos nós...

Faltam 4 jornadas para terminar a liga e o primeiro classificado possui 5 pontos de vantagem, que na prática são 6 visto ter vantagem em caso de igualdade. Havendo ainda 12 pontos em disputa, tudo pode acontecer, ainda que as probabildades sejam diminutas. Sucede que o futebol está cheio de improbabilidades, daí que seja ponto de honra deste Sporting lutar até ao fim. As outras 16 equipas falharam todas em momentos decisivos. Se não formos nós a dar luta ao oporto, mais ninguém o fará.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, abril 11, 2006

Para os (falsos) puritanos do Eclestismo

Fique bem claro que na SL defendemos um Sporting Clube de Portugal eclético (como é certo e sabido, a nível mundial apenas o FC Barcelona detém mais títulos que o nosso SCP). Escrevo estas linhas porque agora, durante a hora de almoço, o telejornal da RTP informou que Portugal se sagrou campeão do mundo em Horseball, na final frente à Argentina, num recinto com mais assistência do que muitos jogos da Superliga.
Andam por aí umas vozes que alvitram estar montada uma campanha que pretende destruir as modalidades do Clube. A este respeito cabe dizer que o multidesporto jamais acabará no SCP, sem contudo viver à custa do futebol, das receitas geradas directa ou indirectamente por si. É este o magnífico exemplo do Horseball. O Sporting tem uma equipa de muita qualidade que, em época de centenário, alcançou a vitória da Taça de Portugal no passado mês de Novembro, honrando assim o nosso emblema. Sobre ecletismo, creio estarmos conversados.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, abril 10, 2006

Bola na MÃO na Bola

Não vejo grandes diferenças entre a mão na bola do jogador do Gil Vicente contra o Oporto e do jogador do Marítimo contra o slb. Dois penaltys claríssimos e bem assinalados.

Do mesmo modo, a jogada do Motta é também uma situação clara de mão na bola. Apesar de não mexer o braço, há uma clara intenção de interceptar a jogada. Penalty por assinalar. Claro.

É um lance em tudo semelhante à jogada do Sá Pinto na Luz. Viu-se bem o movimento intencional do Sá com o objectivo de interceptar o movimento da bola. Mas aqui o árbitro analisou bem a situação de mão na bola e penalty foi assinalado.

Quanto ao lance do Jorginho em Alvalade, este é um lance diferente de todos os outros, ou seja é o caso típico de bola na mão.

PS: No Dragão, o Jorginho é também conhecido pelo mãozinhas, dada a posição natural das sua mãos ser pela altura dos ombros.
(sugestão: façam o teste e vejam o rídiculo que é alguém ter as mãos pela altura dos ombros).

AD

|

domingo, abril 09, 2006

"Moretto, dá-me a tua camisola"

|

sexta-feira, abril 07, 2006

Está na hora

Logo à noite em Alvalade não tenho dúvidas que se apenas contar o futebol praticado pelos jogadores que subirem ao relvado, o Sporting vai ganhar.

Está na nossa hora.

FAP

|

La Bamba

Só a ti vou amar!
Só por ti vou cantar
Sporting allez
Sporting allez
Sporting allez!

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, abril 06, 2006

Na dúvida, beneficia-se o oporto?

O que se passou há cerca de 15 dias na invica foi uma vergonha de dualidade de critérios:
28' - Lance polémico na área portista, com Pepe a tocar a bola com a mão num lance com Liedson.
44' - Jogada de contra-ataque dos dragões, com Raul Meireles a surgir na direita a cruzar para o desvio de McCarthy (em posição irregular) na área mas Ricardo a defender muito bem.
113' - Desentendimento entre Raul Meireles e Deivid acaba em confusão. O árbitro mostra cartões AMARELOS aos dois jogadores e também a Caneira, que vê o VERMELHO, por acumulação.

Estas três intervenções são típicas e podem decidir um jogo entre duas equipas que lutam pelos mesmos objectivos (não, com muita pena do Sr. Eng. Rui Alves, não me refiro ao Nacional da Madeira). Foram ajuizados sempre em prejuízo do Sporting. Eu ainda sou do tempo que estas mesmas decisões eram tomadas em Alvalade sem pejo de vergonha na cara. Felizmente esses coveiros já estão retirados.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, abril 05, 2006

isenção by A Bola

notícia: FC Porto domina convocatória sub-19.

notícia: Paulo Sousa anuncia convocados do sub-16.

Conteúdos:
Na primeira notícia, a equipa do oporto tem 7 jogadores chamados em oposição aos 6 spotinguistas designados, a outra equipa com maior número de escolhidos.
Na segunda notícia o nosso SCP é quem fornece mais atletas, cinco, havendo uma série de clubes com dois convocados.

Sábado já vos vou dizer quem domina quem.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, abril 03, 2006

Post Cósmico



Depois de ver (e não querer crer) os jogos com o Oporto (penalty por assinalar, 2 foras de jogo mal assinalados e 2 foras de jogo por assinalar) e com o Guimarães (penalty por assinalar, 3 foras de jogo mal assinalados e uma bola fora mal assinalada) só consigo chegar a uma conclusão:

- Esta ano Bandeirinha é que está a dar!

AD

|

Pergunta do dia








Qual dos factos seguintes deu lugar a manchetes na comunicação social.
a) os 2 penalties perdoados ao bemquefica sábado passado em Belém;
b) o penalty que ficou por marcar contra o barcelona na luz;

Marquês de Gondomar

|

Isto não é o benfica

Ainda sem candidatos a presidente, quando faltam apenas 18 dias para a data limite de entrega de candidaturas, o nosso consócio Abrantes Mendes foi hoje de uma infelicidade extrema. Não sei o que pretende ao afirmar que o actual presidente seria um bom líder da AG nas suas listas. Com este género de declarações não me parece que se esteja a contribuir para o debate de ideias que se precisa. Dar alfinetadas na concorrência não resolve nada. Traga uma camisola e cachecol e faça como todos nós: sábado marque presença em mais um jogo em Alvalade!

Marquês de Gondomar

|

domingo, abril 02, 2006

Alvalade de Verde e Branco!

Vamos todos aderir à sugestão lançada por um Sportinguista:
No próximo sábado há que vestir uma camisola leonina, seja para quem for a Alvalade como para ver o jogo noutro local qualquer. Vamos apoiar o Sporting!

Marquês de Gondomar

|

sábado, abril 01, 2006

Paulo Bento resolve de novo

Na antevisão para a jornada deste fim de semana, o nosso treinador agradeceu a Carlos Freitas e a Filipe Soares Franco o facto de o terem chamado a assumir o comando da equipa senior de futebol, juntamente com Carlos Pereira, após se ter sagrado campeão nacional na temporada 2004/05 (fique só o registo que no jogo do título vencemos o benfica fora por 1-4).
Estava aqui a olhar para o meu calendário manuscrito com os resultados do Sporting neste campeonato e, de facto, com a chegada deste trio ao comando do futebol leonino, foi aí que se iniciou verdadeiramente a nossa participação na Liga. Todos nós somos treinador de bancada ao fim de semana e director desportivo ou mesmo presidente de segunda a sexta, mas não há dúvida que esta actividade não é tão fácil como poderia parecer à primeira vista. Dirigir homens tem tanto de aliciante como de complicado. Vencer um Guimarães enganador (pela posição que ocupa na tabela) também. No sábado de ontem mostrámos carácter, coragem, abnegação e uma união como há muito não via. Jogo a jogo os chamados pelo treinador superam-se a si mesmos. Vamos em frente!

Marquês de Gondomar

|

Ouve a nossa voz

Tenho pena de não poder estar hoje às 19h em Guimarães para poder apoiar a equipa de todos nós. Por este motivo, deixo aqui a letra do mais recente hit das bancadas de Alvalade, para que todos os que lá estiverem possam cantar a uma só voz:
"Onde quer que vás eu não te falto,
quero lá estar para gritar bem alto:
FORÇA GRANDE SPORTING!
FORÇA GRANDE SPORTING!
vence por nós, vence por nós,
ouve a nossa voz...
lalalalala lalalalalalalala..."

(música: o corpo é que paga - António variações)
Marquês de Gondomar

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com