Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

"A Bola" não falha...


Estratégico. Chegados à fase do campeonato em que os lampiões se encontram em quarto lugar, eis que o jornal oficioso vermelho nos oferece uma bombinha de mau cheiro.
O Sporting está na melhor série de resultados do ano.
O Sporting não sofre um golo sem ser de penalty há centenas de minutos.
O Sporting é dos três grandes aquele que melhor tem jogado.
O Sporting não tem jogadores a assinarem por baixo o que o pai diz.


O Sporting não tem jogadores a escreverem em sites pessoais texto contra os seus colegas de balneário.
O Sporting depende de si só para vencer a Liga Bet and Win.
Ontem foi Cunha Leal, mais uma vez, a quebrar a imparcialidade que tem de vestir, face ao cargo que ocupa: após uma vitória do seu benfica sobre o líder, vem dizer que o nosso campeonato está mais competitivo que nunca.
Hoje é Peseiro (senhor guarda, meta-o na ordem sff).
Novos ataques seguem dentro de momentos.
Wanna bet?

Marquês de Gondomar

|

domingo, fevereiro 26, 2006

E de repente...

E de repente...
... Já temos o melhor ataque da liga;
... Já temos a melhor defesa em casa da liga;

... Já só dependemos de nós para vencermos a liga.


Langão de Sevilha - Os verdadeiros 100 anos de glória

|

Baía resolve!

Marquês de Gondomar

|

sábado, fevereiro 25, 2006

Projecto Roquete: realidade ou ficção?

Na época de 1994/95 os Sócios Sportinguistas, algo cansados do populismo então vivido e da ausência de títulos de relevo que se fazia sentir (claro, estou a falar de futebol), viram no aparecimento de José Roquete e no projecto que este, juntamente com um naipe credível de consócios, se propunha apresentar, a nova hipótese do nosso Sporting entrar no século XXI como um clube de vanguarda. Defendia Roquete que se operasse a revolução de infra-estruturas, apostando-se claramente na detecção e formação de talentos. A esmagadora maioria dos sócios apoiou este plano, numa assembleia eleitoral deveras concorrida.

Naquele tempo, quando nos dirigiamos a Alvalade para assistir a uma partida de futebol, num dia como o de hoje, muniamo-nos de um bom maço de jornais, guarda-chuva, chapéu, impermeável e um óptimo agasalho que nos protegesse da intempérie. Estou a dar voz àqueles poucos que se aventuravam com este tempo. Lembro-me de um jogo em que a direcção ordenou a que todos fossemos para debaixo da pala, tal era o dilúvio e a consequente fraca presença de espectadores. Noutro aspecto, os sócios que como eu se sentavam na bancada sul, ficavam bastante afastados das 4 linhas de jogo, em virtude da bonita mas aborrecida pista de tartan.

Os jogadores, para treinarem, equipavam-se no estádio e atravessavam a rua (olhando para os dois lados, não fosse um condutor mais distraido causar alguma lesão) para se treinarem num dos 2 relvados que existiam então ao lado da Av. Padre Cruz.

Por debaixo da bancada nova existia uma nave que raramente lotava, pese embora a pequena lotação, enquanto que junto ao Marquês de Pombal as sucessivas vereações municipais permitiam e permitem o definhamento do Pavilhão Carlos Lopes.

Ao fim de 11 anos, o que se passa com o Nosso Sporting? O que terá mudado, para melhor ou pior, com o denominado Projecto Roquete?

1. Fomos pioneiros a lançar-nos na execução de um novo estádio, com cadeiras excelentes e todo coberto, onde as cabeceiras se encontram praticamente em cima do relvado, o que permite às claques fazerem-se ouvir com maior intensidade. Acabou-se o transporte de jornais para limpar a água que se acumulava nas cadeiras e colocar por cima das pernas no decorrer do jogo.

2. A equipa profissional e as escolas estão finalmente dotadas de um centro de estágio de fazer inveja aos colossos mundiais, cujos terrenos foram adquiridos pelo Sporting e vieram assim enriquecer o nosso património imobiliário desportivo. Seguramente que aqueles 25 hectares (!) dentro de 50 anos terão um valor nitidamente superior ao actual.

3. Junto ao Estádio, ergueu-se um edifício multidesportivo onde finalmente as mais diversas modalidades puderam encontrar descanso, pese embora se tenha optado por aumentar o estádio de 40.000 para 50.000 lugares o que tenha prejudicado a dimensão desta verdadeira Academia do Desporto Amador.

4. Construiram-se ainda um local para albergar a clínica de maior prestígio no país, um centro comercial para onde se transferiu o Bingo, um edifício de 7 andares para onde transitaram os escritórios internos, um pequeno imóvel onde se situa a secretaria de sócios, um prédio para se instalar a mais famosa cadeia de ginásios de desporto/lazer.

5. Desportivamente, quebrou-se o jejum com as vitórias do campeonato de 2000 e 2002, o futsal soma vitórias, o atletismo colocou 4 medalhados nas últimas olímpiadas de Sydney e internamente segue sem rival, a natação mostra a sua raça, o andebol fez dobradinhas... tantos desportos que nos enchem de orgulho e vêem a sua história de 100 anos afixada em redor do Complexo Alvalade XXI.

6. Na actualização feita pontualmente em 2005, como ordenam os Estatutos, verificou-se que o clube tinha cerca de 80.000 sócios em vigor, cifra que entretanto evoluiu.

Em suma, o Sporting cresceu; o Sporting aumentou o seu património consideravelmente; o Sporting voltou à senda das vitórias. Em muito poucas linhas, foi isto o que sucedeu na vigência do projecto Roquete. Ou não?

Marquês de Gondomar

|

chapa 3

À semelhança do ocorrido na semana passada, esta foi mais uma vitória importantíssima a demonstrar que a combatividade, entreajuda e espírito de equipa são algo que está agora presente de um modo claro.
Outro facto determinante prende-se com o virar de um resultado da primeira volta. Há 8 dias, vingámos uma derrota, hoje outra ficou... vingada.

Agora vamos todos brincar ao carnaval. Veremos quem se mascara de palhaço neste domingo...

Marquês de Gondomar

|

Evolução do Ecletismo

Nani - futebolista e ginasta.



Jesus Correia - hóquista e futebolista.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Adiada

A AG foi adiada devido à elevada afluência dos associados. É sinal de vitalidade do clube. O importante agora é mobilização, mas para Coimbra no sábado!

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

SL em Coimbra


É oficial. A Sociedade Leonina estará presente este sábado em Coimbra, contribuindo assim para a onda verde, ainda com o jogo da primeira volta atravessado na garganta. Desta vez esperamos repetir o resultado do ping-pong.

|

Instado na segunda-feira pelos jornalistas espanhóis se tinha assistido ao ultimo jogo do barcelona, zé mourinho respondeu que não, pois à mesma hora jogavam guimarães e benfica (2-0). Depois do jogo de ontem na luz compreendo-o: até o quarto classificado da liga portuguesa é capaz de marcar ao Liverpool, coisa que o Chelsea desde que o "special one" lá chegou, nunca fez. E já lá vão várias partidas em diversas provas.

Pedro Emanuel vai jogar o mundial pela selecção angolana. Pelo caminho, que tal levarem também o Baía? Talvez assim o homem desampare a loja de vez.

Felizmente, agora que se calaram com a ladainha do Vítor para cima do Sr. Scolari, começou o choradinho para colocar Helton como terceiro guarda-redes da canarinha. Bom mesmo seria colocar Co ou até Ko à frente da Laranja mecânica, pois é bom não esquecer que o grupo dos holandeses cruza com o nosso nos quartos-de-final e existem algumas hipóteses de um confronto idêntico ao do Euro 2004 em Alvalade.

Domingo vamos assistir à final do campeonato Co-Ko. A luta promete. De um lado, um treinador que muda mais vezes de onze do que Simão de penteado. Do outro, um mister cujos esquemas tácticos já ofereceram muitos pontos aos adversários. Coincidência ou não, sábado estará um juiz portuense no municipal de Coimbra.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, fevereiro 21, 2006

SURPRESA!!

De todos os jogos de futebol ontem realizados, não percebo como é que o Real Madrid voltou a perder em casa...

Langão de Sevilha

|

A melhor solução

Caro AD,

de facto, aproveitei o teu post para reflectir um pouco mais sobre o momento actual do nosso SCP. Pus-me na situação do clube; se eu tivesse um terreno em Lisboa no qual a CML me desse autorização de contrução, faria uma de duas coisas:
a) ou pedia um empréstimo bancário e construía uma série de andares os quais arrendaria para viver dos rendimentos periódicos, ficando para mim o pagamento dos financiamentos bem como todas as despesas de condomínio (suportando também o desgaste natural do edifício, o que me obrigaria a fazer obras de tanto em tanto tempo).
b) ou pedia um empréstimo bancário e construía uma série de andares para mais tarde revender e amealhar umas massas.

Obviamente que para mim reservaria a jóia da coroa, melhor apartamento de todos, de preferência grandinho e que englobasse os lados esquerdo e direito, isto é, um casarão no último andar do prédio, com belo terraço e vista sobre o rio.

Qualquer destas opções me parece perfeitamente razoável.

Transpondo este exemplo para a realidade que ora debatemos, vejo que o Projecto Roquette terá avançado por um caminho algo similar:
- A melhor Academia da Península Ibérica e arredores;
- Estádio José Alvalade UEFA*****;
- Edifício Multidesportivo Açoreana (3 anos...) onde finalmente temos piscinas em substituição das do Campo Grande;
Este tridente é o que eu chamaria de jóia da coroa, como o tal meu casarão com belo terraço e vista para o rio.
Ao mesmo tempo, aproveitei e englobei no projecto uma série de imóveis que me permitiram financiar (pelo menos em parte) o dito casarão. Assim nasceram:
- Clínica CUF Alvalade;
- Edifício Visconde de Alvalade;
- Alvaláxia Shopping e Lazer;
- Holmes Place Alvalade;
4 edifícios dos quais, à semelhança dos restantes andares do meu prédio, poderei retirar dois tipos de rendimento:
- ou os arrendo individualmente;
- ou os vendo um por um.

Qualquer destas opções me parece perfeitamente razoável.

Se a melhor opção for arrendar, arrende-se;
Se a melhor opção for vender, venda-se.

Creio, meu caro, e para terminar, que o nosso querido SCP continua a ser mais famoso lá fora (E A DAR-NOS MAIS ALEGRIAS!) pelos títulos que vence ou pelos craques que produz, do que pelo Alvaláxia ou Hospital da CUF ali junto ao estádio. Por isso, tal como os consócios M. Ribeiro Telles ou J. Eduardo Bettencourt (apenas cito estes por estarem ligados à festa de 2002, mas não gostaria de esquecer tantos outros companheiros de bancada que me merecem enorme respeito) dou o meu voto de confiança à proposta a ser votada quinta-feira na antiga Fil. Espero que Guilherme Lemos, Luís Peças, Dias Ferreira e Abrantes Mendes também o façam.

um abraço,
Marquês de Gondomar

|

Para Reflectir

Sem tomar partido por ninguém e vinculando-me apenas a mim próprio, deixo-vos 6 pontos de reflexão sobre a venda do património:

Vender o Estádio ou a Academia seria mal. Vender um Hospital, um Holmes Place, um Centro Comercial e um prédio do qual só usamos um andar não me choca muito.

Vender também é rentabilizar. Com o dinheiro da venda paga-se o empréstimo que se fez à banca para construir estes imóveis.
Conclusão 1 - Com a mais valia, ganha-se algum dinheiro fresco.
Conclusão 2 - Deixamos de ter estes empréstimo para pagar.

O Sporting não tem vocação para gerir património imobiliário. Para isso precisava de ter gestores a full time, dos tais que ganham muito e têm muitas mordomias. O Sporting precisa de vender isto a quem o saiba/queira gerir e com a venda dedicar-se ao que sabe: POLÍTICA DESPORTIVA. É que, como sabemos, nisto somos muito melhores que a gerir centros comerciais.

Sabiam que o slb e o Oporto já alienaram todo o património imobiliário não desportivo? Não houve este barulho todo...

Bem sei que é uma mera promessa, mas FSF já disso que ía construir um pavilhão com a venda do património (venda de património não desportivo para compra de patr. desportivo).

Sobre esta venda do patrim só se ouve dizer que é (i) "é um disparate", e (ii) "o importante é rentabilizar e não vender". Mas não se ouve dizer COMO se deve rentabilizar e o que vão fazer para rentabilizar que ainda não tenha sido feito ou que esta direcção não saiba...
Conclusão: atenção aos populismos...


AD

|

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Assembleia Geral

Na próxima quinta-feira decorrerá uma importante Assembleia Geral para os destinos do Clube já em clima pré-eleitoral. Julgo que a maioria dos sócios se encontra neste momento a aguardar o regresso de Miguel Ribeiro Teles à presidência... da SAD, cujo nome tem sido dado próximo da candidatura de Filipe Soares Franco.
Apesar de haver quem fale em "Projecto Roquette" julgo que o passado recente, que não a actualidade, nada teve a ver com os desígnios do ora comandante do Esporão. Em verdade, olhando para a planificação da presente temporada, sobretudo nos meses de Junho a Agosto, não vejo qualquer elo de ligação com as temporadas anteriores, sobretudo aquela em que Ribeiro Teles chegou à dobradinha. No verão passado, a então administração da sad do nosso futebol dispendeu cerca de 3 milhões de euros em Deivid ou 3,5 milhões por João Alves e Wender, só para exemplificar, não contando com as demais aquisições. Foi feito, claramente, um forte investimento atenta a participação na UCL que se antevia, ou , na pior das hipóteses, uma caminhada interessante na Taça UEFA. O certo é que de repente o Sporting se viu a braços com uma crise de resultados tendo a generalidade da crítica apontado o dedo à má planificação dos então responsáveis. Com a saída de Dias da Cunha, algumas pedras fundamentais regressaram ao clube que, graças ao mercado de Janeiro, pode recompôr o seu grupo de trabalho e está agora a lutar pela liderança, situação impensável há 2 meses atrás.
No contexto actual, o risco de mudança de dirigentes é enorme. Não tenho grande vontade de voltar ao tempo em que o presidente casava e descasava com o oporto, casava e descasava com o benfica. Ainda há um ano, muita gente aponta o célebre manifesto como a principal causa de certa equipia ter sido levada ao colo até ao dia do cotovelo do Luisão. Os mesmos que gastaram muito no defeso com poucos ou nenhuns resultados.
A pergunta que se faz agora será a seguinte: o que tem esta situação a ver com a venda de património a que se propõe o actual presidente? Simples. Os homens que lá estão agora parecem perceber um pouco mais de gestão futebolística que os antecessores. Ao mesmo tempo, apresentam o seu projecto de mudança: alienação da Clínica CUF, do Edifício Sede, do Holmes Place e do Alvaláxia. Quais as consequências imediatas? Entrada de capitais, redução do passivo e da consequente massa de juros a pagar mensalmente aos bancos parceiros. Que vantagem terá esta situação? Aparentemente, poderá permitir aquilo que todos desejamos: a entrada de um parceiro estratégico para o capital da SAD, neste momento praticamente limitado ao SCP e empresas do grupo ou demais pequenos accionistas.

É um tema para voltar nos próximos dias.

Marquês de Gondomar

|

sábado, fevereiro 18, 2006

"Clima de terror em Alvalade"

Neste sábado à noite viveu-se um autêntico clima de terror em Alvalade.
Há muito que não via uma noite de futebol assim:
chuva forte, vento a empurrá-la para cima das bancadas, frio que obriga jogadores a regressar das cabines com luvas, terreno impróprio que força a substituição de Sá Pinto.
Esta nem o Sr. Pres. do Nacional da Madeira aguentaria...
Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

O coordenador da selecção brasileira é pior que o Eriksson.

Mas numa coisa tem razão. O trabalho para uma fase final de mundial dura, no mínimo 2 anos. Não é por um jogador aparecer em bom plano a 6 meses do certame que merece ser chamado. É tarde. É um recado muito importante para Portugal que, felizmente, não é necessário porque Scolari tem também esta cultura. Noutros tempos, no extremo oriente, já pagámos a factura da entrada de Vítor Baía de pára-quedas. Espero que essa lição tenha servido, não para o Felipão (não precisa, né?) mas para as gerações vindouras.

Isto porque não tenho muitas dúvidas sobre quem serão os 23 (apenas acerca do terceiro guarda-redes, Paulo Santos ou Bruno Vale, e do 20º elemento - alguém com muito bom espírito de grupo e praticamente sacrificado dos convocados) embora não pretenda agora divulgar a lista óbvia (é muito fácil chegar aos 19).

Voltando às declarações de Mário Zagallo, é natural que Liedson dificilmente seja convocado para o Mundial, não pela sua valia que é indiscutível, mas pela fortíssima concorrência que padece. O que há mais no brasil são avançados de top nas melhores equipas do mundo. Ao invés, na defensiva é uma desgraça. Cafú e Roberto Carlos há 10 anos que não têm concorrência nem se avista no horizonte a sua sucessão. No eixo, pior ainda. Facilmente Luisão é convocado, pois o panorama na retaguarda da canarinha é desolador. Neste momento não há um zagueiro que esteja num patamar de um Ricardo Carvalho, de um Tonel, de um Meira, etc. É bom relembrar que a arbitragem portuguesa não estará na Alemanha, pelo que Luisão não poderá fazer valer a sua técnica cotovelar.

Marquês de Gondomar

|

O Seleccionador inglês não dá uma para a caixa.

Depois de ter caído como um patinho na cilada da imprensa corrosiva do país onde é seleccionador, veio agora opinar a favor de um rival de uma equipa inglesa na Champions league, que por sinal é o ainda detentor do troféu.

Seria bonito Luís Felipe Scolari vir afirmar que o Liverpool é claramente favorito e pode renovar o ceptro. Enfim, se o brasileiro não o disser, estará cá a SL para o efeito.

Marquês de Gondomar

|

Sábado há taça!


Faltam cerca de 48h para a segunda mão da eliminatória entre Sporting e Paços de Ferreira.
Entraremos em campo com uma desvantagem de 0-3, mas estes jogadores já mostraram que são capazes de superar-se a si próprios.
Do jogo da primeira mão, pouco resta: o quarteto de arbitragem deverá ser outro, o onze do Sporting será outro, o Estádio será outro.
Bem sei que não será fácil dar a volta ao placard, pois 3 golos de desvantagem ainda é uma diferença considerável. Ainda ontem o Real Madrid baqueou no limite ao marcar apenas 4 golos quando precisava ainda de mais um.
Mas eu acredito e vou lá estar, pois a única certeza no futebol é que a bola é redonda.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Orquestra Sinfónica

Curioso.
É curioso que, no dia a seguir à renovação do melhor ponta de lança a actuar no campeonato nacional, após uma longa e morosa negociação em que muitos chegaram a duvidar da real vontade de Liedson em prolongar o vínculo com o Sporting ou do clube ter argumentos financeiros para blindar o brasileiro até 2010 - o ano do contacto - ontem, quarta-feira, os dois principais jornais desportivos, daqueles que volta e meia proclamam o elogio da pureza do futebol dentro das 4 linhas em detrimento das quezílias habituais fora delas, tenham dado à estampa dois títulos que visam lançar desestabilização na semana que antecede uma jornada a todos os títulos crucial, face o calendário próximo dos nossos habituais rivais (com muita pena que possa ter o Eng. Alves).
Não acredito em coincidências. Dois ex-presidentes a criticar o actual elenco, que em menos de 3 meses relançou uma época que surgia aos olhos de todos como terminada, nas capas dos principais desportivos não pode ser obra do acaso.
Não estou aqui a fazer a apologia do candidato A, B ou C, até porque, não só não é altura para isso, como o homem por quem todos esperamos também se tem remetido à lei do bom senso: em silêncio, de cachecol ao pescoço, acompanhando a equipa principal no momento mais importante da temporada.
Para terminar, uma impressão: a renovação de Liedson fez-me lembrar a saída de Luís Figo do Sporting (com as devidas proporções). Na altura, recordo-me de Figo afirmar que, tivesse a direcção do ex-presidente Santana Lopes chegado mais cedo, ele não teria abandonado o nosso clube da maneira que o fez (e levado pelo Zé Veiga). Felizmente Liedson ficou.

Marquês de Gondomar

|

Indisposições e Desportivismo!


Jogar á bola provoca efeitos esquisitos!



No jogo contra o Penafiel, os jogadores do Bénéfica, que para os mais incautos e distraídos este comportamento perde-se na noite dos tempos, em particular Leo Anão, esqueceu-se do mais elementar comportamento futebolístico: respeito pela condição humana!
Aquilo do Fair-play, não é para bénéfiquieros! Era só o que mais faltava!

O holandês treinador já diz mal à sua vida... depois de Pedro Man Torrié Cafés ter renunciado à selecção angolana, de Luis dos Pneumáticos dizer que ganhar tudo e ir à final da Liga dos Campeões, de Veiguinha andar nos batanetes e trocadilhos com oport(un)istas, ele não aguentou mais e vai de:
"Gregóriooooooooooooooooooo!"

Se calhar foi indisposições dos melões que levou aqui há umas semanas!

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Liedson "resolve/renova" por 4 anos!




Liedson vai resolver por mais 4 anos, vai levar um 31 a todos os lados, deixando Luisão-onde-está-a-bola-e-para-que-serve-e-o-Liedson numa pilha de nervos e outros dirigentes e equipas!

Parabéns ao Liedson, Sporting, Carlos Freitas e sportinguistas que sabem o que fazem!

AHL - Vamos ser Campeões! 100 anos de Sporting!

|

Coisas há moda antiga! A batalha pelo poder.

Vejam se conseguem seguir o meu raciocínio:

Decorreu este fim-de-semana a 22ª jornada, com os seguintes e interessantes jogos:

Belenenses - 0:2 - FC Porto - arb. Elmano Santos
(Quaresma e Pepe levaram amarelo, os jogadores mais influentes no ataque e na defesa do oporto, estão excluídos na 23ª jornada e depois podem jogar frente ao bénéfica)
Maritimo - 0:1 - V.Guimarães - arb. Paulo Paraty
(vermelhos para Mitchell Van der Gaag e Marcinho, só são os jogadores mais indespensáveis do Marítimo)

SL Benfica - 4:0 - Penafiel - arb. Nuno Almeida
(amarelo para Simão, em risco de exclusão para o jogo com Oporto, entre outros jogadores).

De salientar que Paulo Paraty e Elmano Santos, são 2 dos árbitros que mais têm sidoe visto envolvidos nas arbitragens mais polémicas de há anos para cá... então a época passada nem se fala.

Esta é a próxima Jornada, a 23ª:

V.Guimarães - SL Benfica - arb. Lucílio Baptista
FC Porto - Maritimo - arb. Carlos Xistra

E esta será a 24ª jornada:

SL Benfica - FC Porto

Já devem ter reparado nas felizes coincidências, que afirmo, a priori, são só isso.
Ou não!

Os amarelos para jogadores em risco de exclusão, os vermelhos para quem vai ser excluído de certeza... as nomeações.
Vamos a mais factos, Carlos Xistra, é o senhor da derrota por 3-0 com o Paços de Ferreira pelo Sporting, da vitória por 5-1 do Oporto à Acadèmica, e da vitória do Bénéfica sobre o Setúbal por 1-0, e o polémico V.Guimarães vs Belenenses da última jornada!
Outros factos serão que Lucílio apitou, o Oporto vs Sporting, o Bénéfica vs Boavista, o Oporto vs Bénéfica, isto só esta época - sempre com grandes vantagens para Bénéfica! Esta coerência de Lucílio, juntamente com um rápido olhar sobre os jogos que apitou na época passada, reparamos que o Bénéfica sempre que é apitado por Baptista, sai ileso.

A luta pelo poder continua... nomea-se quem melhor desempenha as funções, competentemente os homens dos apitos vão fazendo o seu trabalho.

Foi um racicocínio. Apenas isso.
Não acredito em bruxas mas... que há coisas de bruxaria!

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Rui Alves, Sá Pinto, Liga de Clubes!


Ele não pára! Nem quer.

Depois de levar em todas as frentes nos últimos jogos, Taça e Campeonato, em casa e fora, com e sem prolongamento...
O rapaz Rui Alves, do Nacional da Ilha tinha de continuar a procurar o protagonismo que foi desaparecendo!

Sá Pinto que se cuide, que para além de ter de fazer uma operação aos braços, retirando-os, agora vai ter de deixar de ser capitão e coser a boca!

Até parece que não conhecimentos as coerências do futebol nacional!

Quase 2 semanas depois do aleagdamente sucedido e vergonhosamente destacado, com a distância que é necessária, e a celeridade que se impõe... eis que a Liga vai debater e instaurar um processo.

A Liga portuguesa é sem dúvida um circo pegado.

AHL- Vamos ser Campeões! 100 de Sporting!

|

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Mundial: faltam 20 convocados

Scolari, com a ajuda de Gilberto Madaíl, divulgou hoje os primeiros três convocados para o Mundial: Ricardo, Caneira e Ronaldo. Pena é Portugal equipar à República Popular da China. Não deve ser alheio a proliferação de lojas com produtos desse país um pouco por toda a parte em território nacional.

Marquês de Gondomar

|

Reflexões - III


My blog is worth $22,581.60.
How much is your blog worth?



Ontem ao entrar aqui no blog dei de caras com este comment no post abaixo titulado "momentos kodak". Refere-se ao futebol bonito, não sei quê, etc e tal. Tudo resumido, não passa de um registo de bases de dados numa conhecida marca desportiva que por acaso nem é a do nosso Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!
Ora bem, pensei eu, já que estamos na moda de negociar os naming rights das portas, das bancadas e até de estádios, talvez o dito senhor queira fazer um acordo assim do género com o nosso blog. Afinal, temos uma média de 40.000 entradas/ano.
O passo seguinte nesta reflexão conduziu-me à seguinte dúvida? Quanto é que vale este blog? Ou em americano, how much is our blog worth? A resposta, como é bom de ver, está bem aqui debaixo dos nossos olhos.
Meus caros consócios da SL, que vos parece fazermos um desconto afim de tornar possível responder aos anseios do representante daquela marca desportiva, e baixarmos o preço para 22.000 dólares?


Marquês de Gondomar

|

Reflexões - II

Caro Langão de Sevilla, creio que o treinador Paulo Bento e o dr. Soares Franco já meditaram nestes temas. Assim:
1. O mister já afirmou ser a única solução o recurso a jogadores manetas.
2. O presidente e 10 milhões de portugueses ainda ontem viram na área do benfica um defesa a jogar volley-ball. Também nos recordamos das rotineiras defesas de ricardo rocha junto à marca de grande penalidade.
Lá diz o povo - e o povo nestas coisas costuma ter razão: "ou há moralidade ou comem todos". Mas enquanto se mantiver o off-shore da luz, com regras especias para os da casa...

Marquês de Gondomar

|

Reflexões

Depois de termos ganho ontem, hoje sugiro fazer uma "jornada de reflexão" para analisar vários pormenores que merecem que percamos algum tempo. Eu sugiro particularmente dois:

Paulo Bento tem que fazer a seguinte reflexão:
Em 6 jogos o Sporting sofreu 4 penaltys.
Não é nem pode ser algo normal. Há que rectificar.

O Dr. Soares Franco tem que fazer outra meditação:
Se tievessem sido provocadas pelo Luisão-lá-vai-o-Liedson, esses penalties teriam sido marcados?

Langão de Sevilha - os verdadeiros 100 anos de glória

|

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Momentos Kodak...

Para mais tarde recordar...
























Langão de Sevilha - Os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Só só mais uma

O luisão continua igual a si proprio. Ontem lá deu outra. Parece que foi no Marcel.
Pior é continuar a ouvir lampiursos a dizer que golo dele no ano passado foi sem falta. Mas há dúvidas?

FAP

|

terça-feira, fevereiro 07, 2006

A credibilidade do quem se sabe...


Ó Senhor Rui:
Tem medo dos apanha-bolas? Orquestrados? Organizações terroristas? Ambientes adversos? Montagens e esquemas?

Está-me cá a parecer que está a confundir alguma coisa.
Ou tomou alguma coisa...

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

A natural compreensão.


O Rui Trafulhices Alves o disse: "«terror» em Alvalade".

De facto o ambiente foi impressionante: casa cheia, apoio fantástico e constante, bom jogo, muito jogo, golo estupendo, ambiente típico a verde e branco.

O desgraçado vem de longe, e deixa-se impressionar.
Está habituado a outros terrores, de Presidentes a prerssionarem-no, de esquemas vindos lá do além, das 10 pessoas que enchem a Choupana, daqueles cantares e sirenes insuportáveis, ainda por cima o campo e as pessoas mal se vêem, pois normalmente está nevoeiro, e nunca se sabe ao que vêem e de onde vêem, e o que vão fazer...

Ó Rui, como te compreendemos.

AHL - Vamos ser campeões! 100 de Sporting!

|

Gilberto confirma-se!


Scolari agrada cada vez menos a quem quer que seja. E pouco tem a ver com seu trabalho, ou talvez não tenha...
Ele diz o que quer e que bem lhe apetece.
E Gilberto "Merdaíl", como bom figurante e fantoche da federação, e de outros, que é, nunca conseguiu fazer frente a quem quer que seja, esconde-se no seu buraco e deixa Scolari dizer o que bem entende.

Não está em causa a sua competência, se a ela Scolari se cingi-se - pois dela não me queixo - está em causa, unicamente, que trabalhe e esteja calado.

O pior disto, é que por alturas do Mundial, e estou curioso para saber os resultados da Selecção Nacional - a quem apoio incondicionalmente, mas só à selecção - , no meio deste falatório todo, "very brittish", toda a gente se esquecerá do que se passou...
Mas eu não.

Na ausência de quem o mande estar calado e o mande trabalhar, e que faça os seus negócios discretamente, mandamos nós:
"Ó SCOLARI VÁ TRABALHAR E FECHE A MATRACA!"

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Próximo alvo: tripursos













FAP

|

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

E ainda pode telefonar à Marta.



Post dedicado ao veículo automóvel do treinador de futebol da oporto, sad.

Marquês de Gondomar

|

Imagens que valem por mil palavras



Marquês de Gondomar

|

Pataniscas da Madeira

Vem um dos meninos do Nacional, o Patacas, dizer que o Sá Pinto faltou ao respeito à instituição e deve ser punido...
Poderia aceitar tal afirmação.
Também me revoltaria se alguém fizesse o mesmo no banco do Sporting.

Mas há apenas uns detalhes que é preciso referir:
1. O de Sá não gritou para o Nacional, gritou para o pseudo-sr. presidente do Nacional que esse sim faltou ao respeito à instituição Sporting Clube Portugal.
2. Se ao fazê-lo ao pseudo-sr. presidente do Nacional fê-lo à instituição, então mais razão tem ainda o de Sá, pois nesse caso foi uma instituição que insultou outra instituição.
3. Se "toma" é um termo grave, ordinário, insultuoso e de muito baixo nível proponho que façamos um "ler nos lábios" dos jogadores do Ncional durante o jogo.
4. Termino com um pergunta: Deveria ter o de Sá passeado à frente do banco de dita agromiação e ter sugerido por sinais (de nível mais elevado) que os jogadores do Nacional se drogavam? relembro que a ave rara de capoeira que o fez foi ilibda pela Liga.
5. Ah! já-me esquecia: TOMA!!
6. Se bem conheço a Liga das duas uma: ou o de Sá é suspenso preventivamente e depois é ilibado, ou o processo arrasta-se e não joga contra os otripeiros...

... e TOMA!!!

Saudações leoninas

Langão de Sevilha - Os verdadeiros 100 anos de glória!

Ps: TOMA

|

VIndo de quem vem

Ele há coisas dificeis de entender (já diziam os Xutos)...
Mas há outras que são muito fáceis...

Qual benefica, andaram a pregoar que o Sporting era uma equipa que nã ganhava a ninguém.
Resultado: tal como o benfica levaram na pá.

Culpados? Só um o árbitro.
Porquê? so contrário do benefica não lhes apitou nenhum penalty, não lhes marcou nenhuma falta inventada à frente da área...
Têm de facto razão de queixa.

É que sem estas regras o SPORTING vai ser campeão!

Langão de Sevilha - os verdadeireos 100 anos de glória!

|

Boas notícias!

Não queremos o mal de ninguém... Todos sabem disso.
Mas desde que o Homem dos Perus e Frangos Moretto fique na baliza, por opção ou por falta dela, são sempre boas notícias para os sportinguistas, ansiosos por mais boas novas da bandas da Luz.
O Quim precisava mesmo de descansar daquela equipa.
AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

O melhor e o pior

Foi boa a vitória, (mas escaça).
Fou boa a assistência, (ainda assim, cadeira ao meu lado estava vazia).
Foram más as lesões (what's going on Carlos Martins??)
Foram péssimos os assobios ao Nani (assobiar um jogador de 19 anos que, de frente para a baliza, tem a confuança para rematar em vez de passar é ridículo).
Foi terrível o cerco da PSP ao Estádio de Alvalade proibindo o estacionamento (só conhecimentos profundos do terreno permitiram o estacionamento da SL).

Mas o que já não víamos há mesmo muito muito tempo foi um jogador festejar o golo junto do banco.

AD

|

Aguardemos os resultados...




Eu estava no estádio...
Eu vi as comemorações...
Eu vi o Sá Pinto a passar pelo banco do Nacional e proferir um simples "Toma!".
E melhor as imagens atestam-no.

Mas o Senhor Rui Alves que é de um campeonato diferente, ou não, que tem feito os possíveis e talvez os impossíveis para ajudar o Oporto eoutros, dificultando a vida ao Sporting,por todos os meios possíveis.

Saíu um pouco zonzo do Estádio Alvalade XXI com o banho de bola que levou, o show de bola que viu, um verdadeiro bailinho, mas desta feita... de Alvalade.

Mas eu não chamaria mau perder, não, nem pensar, não chamaria...
Só não sei o que chamaria.
Mas depois digo-vos o que deve ser!

Ora... mau perder?
Mau perder?
Será mau perder?
Ou não será mau perder!
...

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Eu já estranhava!




Manuel Machado estava em pulgas para dizer qualquer coisa...
Não foi no entrevista logo no final do jogo com o Sporting.
Nem na conferência de Imprensa.
Foi na terceira oportunidade.

Desde que treinava o Moreirense, passando pelo Guimarães, indo agora ao Nacional, o rapaz tem uma dificuldade em justificar os jogos que perde com a superioridade da equipa do Sporting.

Quem será o cínico aqui?

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

domingo, fevereiro 05, 2006

É só Enviar



Há coincidências que parecem estar previstas. Esta que o jornal Record publica é uma delas, onde se vê Liedson a facturar o terceiro golo do Sporting na Luz. Os CTT têm de facto olho para a publicidade: Correio Verde, é só enviar.

Deve ser este também o pensamento do presidente do benféfica, ao recordar-se da sua viagem vai-vem ao Brasil para resgatar Moretto, que em duas jornadas encaixou 6 golos. Se o quiser recambiar de volta para a terra de Vera Cruz, já sabe a que serviço recorrer: Correio Verde, é só enviar.

Marquês de Gondomar

|

Rui Alves tem razão

De facto, estou agora convencido que o Nacional é mesmo do campeonato do Sporting. Na 1ª volta venceram-nos por 2-1 e agora saíram derrotados de Alvalade pela margem mínima. Como suspeitei, quem de facto não é do nosso campeonato são os do lado de lá da segunda circular. Era o benefica o alvo de Rui Alves. Daí que nem sequer lhe tenha passado pela cabeça negociar Adriano com os encarnados. O jogo de quarta-feira para a taça só irá confirmar este post: Sporting e Nacional são do mesmo campeonato. o slb talvez consiga lutar pela europa.

Marquês de Gondomar

|

sábado, fevereiro 04, 2006

Hoje há bola em Alvalade

Tenho para mim que as provocações baratas do Sr. Eng. Rui Alves não visavam o Sporting directamente. Ao referir-se a que Sporting e Nacional "são equipas do mesmo campeonato", estava a dirigir-se ao benfiquistas, após a paupérrima exibiçao do fim de semana passado. Todos sabemos que quer os insulares quer os vizinhos do CCColombo vêm gozando de alguma felicidade de certos árbitros, que no caso dos insulares só não é mais evidente porque os seus jogos em regra não são transmitidos via TV e como tal passam ao lado da opinião pública. Todos se recordam da sua vitória em Alvalade na época passada, por 2-4, em que três golos são marcados em posição de fora-de-jogo.
Este ano vai ser diferente.
Os nossos jogadores e treinadores conhecem, e bem, o estilo inconfundível de Lucílio Baptista. Não irão cair nas suas artimanhas. Neste momento, o onze entra em campo à imagem e semelhança da personalidade do seu treinador: determinação, concentração e atitude. Daí que as belas jogadas surjam com naturalidade. A este factor acresce o do chamado 12º jogador: hoje estará seguramente muito público em Alvalade, não só devido à boa hora em que o jogo é realizado, como também à política de oferta de bilhete extra por cada gamebox.
Força Ricardo, força Nelson, força Abel, força Garcia, força Tonel, força Polga, força Hugo, força Caneira, força Custódio, força João Moutão, força Loureiro, força Martins, força Romagnoli, força Nani, força Sá Pinto, força Alves, força Liedson, força Deivid, força Koke, força Paulo Bento!

Marquês de Gondomar

|

Banho de bola: aguaceiros e neve nas terras baixas

1. o remate de Liedson aos 20 min não deu golo pq não calhou;
2. a bola ao poste do carlos martins aos 37 min não deu golo pq não calhou;
3. o lance do Moretto aos papeis na área aos 38 min não deu golo porque não calhou;
4. a chance do Deivid de cabeça aos 39 min não deu golo porque não calhou;
5. o toque do Tonel na sequência de um canto aos 81 min não deu golo porque não calhou;
6. o lance em que o Liedson se isolou aos 86 min no qual foi assinalado incorrectamente offside não deu golo porque não calhou;

-- tudo isto não são jogadas normais de ataque que tenham terminado com remates para fora ou defesas do moretto (como sucedeu nas belas intervenções do Sá Pinto). São lances em que o golo este de facto iminente. Juntando a estas chances os 3 golos marcados, seria 9 a 1? Não foi banho de bola, foi nevão de bola.

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Devolvam-lhe o dinheiro



Faça-se justiça: devolva-se o dinheiro a Nuno gomes.
Aquele célebre gesto em Braga, em que o jovem Nuno Ribeiro surge em grande plano a simular o gesto de chutar... para a veia, teve agora a explicação: o dianteiro estaria em amena cavaqueira com o seu homónimo Nuno Assis.
Só resta repor-se a verdade: a multa paga pelo gomes deve ser reembolsada ao mesmo.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Mau perder...

Já cá faltava... palavras para quê são os artistas no arame.

Não ganham em campo...

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Os meios para os fins...


Há muito que se fala dos problemas da Liga.
Em especial da relutância de muitos em tornar o Conselho de Arbitragem autónomo, e logo, a nomeação e controlo dos árbitros, exclusivamente, da responsabilidade destes. Diminuía consideravelmente a promiscuidade e a suspeição.

Mas, nós sportinguistas, e em particular, nós Sociedade Leonina, sabemos que nem só de estímulos às arbitragens, vide casos Calheiros ou Jacinto Paixão (e outros), ou mesmo o domínio das assembleias gerais e órgãos gestores da Liga, nem só destes modos se fazem os campeões de Secretaria...
Existem outros processos, que nesta época e em outras anteriores, há mesmo muitos anos, que se trabalham os resultados e as exibições.

E depois de o Marquês de Gondomar nos ter alertado para os homens do apito... que conveniência, eis que aparecem outros episódios.

Depois de casos como os do Nacional, os da Académica, e outros mais... vem agora o Leiria.
Acreditemos que ainda há gente que joga o jogo pelo jogo.
AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

Os Super-mandriões...


São uns rapazes únicos...

Ameaçam treinadores, Mourinho na final da Champions; se calhar agridem, cuspidela no jogo Chelsea vs Oporto do ano passado; chamam nomes aos jogadores, veja-se os muitos casos deste ano e dos transactos; voltam e ameçam treinadores e chegam a agredi-los, o caso do Olival; não apoiam a equipa, veja-se o jogo com o Rio Ave; voltam e ameaçam direcções, o recente comunicado à SAD... e ficava aqui até ao próximo ano a descrever exemplos.

Então, pergunto eu, como se define realmente, esta auto-proclamada claque de apoio ao Oporto?
Apoiam quem?
Eles mesmos?
Então porque raio vão à bola?

Enfim, sempre soube que no estrangeiro, isto é, para lá do Douro, naqueles enclaves, as coisas se faziam de outra maneira, mas assim... é totalmente incompreensível.
AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!

|

No pare... sigue sigue! No pare... sigue sigue!

Parece uma promoção de hipermercado.
Pague um e leve uma quantidade deles.
O título da música é apropriado... este processo apesar de cada vez menos falado já abrange a nata do futebol, de Valentão Loureiro, a Bimbo da Costa, a Joselito Veiguinha, a Pinto de Sousa, a Paulo Paraty, a Bruno Paixão... é só dizer.
Mais uns tantos para o rol.

É, sem dúvida, "La créme de la créme...!" e não pára!

AHL - Vamos ser campeões! 100 anos de Sporting!


|

Correcto

Como diz o João Moutinho, o próximo jogo é que é o mais importante e têm que manter-se à margem das palhaçadas de alguns dirigentes desportivos (deve ser um campeonato à parte - ver quem é o dirigente que mais palhaçadas faz).

O que temos que ter em conta é que vamos com certeza levar com um penalty. Bem marcado ou mal marcado temos que contar com ele.

Saudações leoninas
Langão de Sevilha

|

Só rir!

Há aqui alguém desesperado?
Talvez as águias ou os pintos, devido à gripe das aves.

Marquês de Gondomar

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com