Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

terça-feira, novembro 29, 2005

S'tora,

...como é que se diz 55 anos em holandês?

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, novembro 25, 2005

Bye Best



George Best inundou os campos de futebol.
Fez parte da equipa do Manchester United na temporada do épico 5-0 aos ingleses (que "virou" os 4-1 de Inglaterra) em Alvalade, com um hattrick do nosso Osvaldo Silva.
Dois anos volvidos, em 1966, regressou a Lisboa, desta vez para um passeio do lado de lá da segunda circular: 5-1 com o bis do malogrado.

May you rest in peace.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, novembro 24, 2005

3º aniversário

Caro AD, pegando no tema de dois anos dois fora da Europa, para aqueles que não me conhecem tão bem, recordo que hoje faço 3 anos. Foi em 24 de Novembro de 2002 que o glorioso FC Gondomar, então na II Divisão B, venceu o grémio dos Jagunços no seu (antigo) campo acimentado, colocando-os fora da Taça de Portugal.

Saudações Gondomarenses.

Marquês de Gondomar

|

Fora da Europa



Desde Terça-Feira os lamps se deliciavam com aquele comentário moderníssimo:"E vocês, com quem vão jogar na Quarta-Feira?".
Como se por acaso alguém do Sporting tivesse algum problema com isso.
Como se por acaso o Sporting não tivesse estado presente numa final europeia na época passada.
Como se por acaso não nos lembrássemos que o slb esteve DOIS anos DOIS fora das competições europeias.
Como se por acaso não soubessemos que, se o campeonato acabasse hoje, o slb ficava, mais uma vez, Fora da Europa...

AD

|

quarta-feira, novembro 23, 2005

O quinto elemento

Depois dos 2-frangos-2 que o Quim deu sábado em Braga, já compreendo as notícias vindas a lume respeitantes à compra de um novo GR pelo grémio da Luz. No entanto, estou plenamente convicto que, provavelmente, os lampiões se preparam para inscrever Koeman como jogador, para que assim seja possível utilizarem a táctica dos 5 centrais, 2 defesas laterais, 2 trincos e o mantorras à frente.

O Treinador encarnado, após ter testado ontem, ante o poderoso... Lille, o esquema de 4 centrais, já garantiu aos seus colaboradores que na próxima eliminatória da Taça de Portugal em que o slb se desloca ao campo do colosso Tourizense, já contará estar inscrito como treinador-jogador e assim poder dar asas ao esquema revolucionário que tanto almeja.

Na prática, o esquema inovador do holandês vai mais longe que o célebre "estacionar o autocarro à frente da baliza", ficando assim:



Marquês de Gondomar - amanhã é que é

|

terça-feira, novembro 22, 2005

Evidência

Nas últimas três jornadas fora de portas, ficaram sempre por marcar penalties a favor do Sporting: Bessa, Barcelos e Penafiel.

Tenho impressão que é a pedido de certas e determinadas pessoas que almejam em fazer manchetes jornalísticas tais como "Sporting não vence fora há 83 dias" (os mesmos que querem ver Douala no PSG e Liedson no Betis - espero que dêem tanta ênfase às palavra do Adminsitrador Rogério de Brito proferidas hoje a este respeito).

Marquês de Gondomar - a 2 dias do aniversário

|

moderno

Liguei a televisão a 5 minutos do intervalo e logo no primeiro canal dei de caras com o Lille v. benfica.

Reparei que o Koeman escalonou 4 centrais, 2 laterais e 2 trincos.

Ainda não consegui foi compreender porque os lamps não têm 2 GR em campo, sobretudo depois dos frangos quim.

Mas entretanto, vou mudar para a sportv.

Marquês de Gondomar

|

domingo, novembro 20, 2005

Não vais fugir de mim, Paixão.

É certo que a vitória foi arrancada a ferros;
É certo que o Penafiel é o lanterna vermelha;
Mas vencer um jogo apitado pelo shôr Paixão é proeza inédita!

Parabéns, Sporting!

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, novembro 18, 2005

Nexo de Causalidade

a) Facto: Numa altura em que os Lamps têm um mísero ponto de avanço sobre o Sporting, o slb vai jogar a Braga com o 1º e o Sporting joga em Penafiel com o último.

b) Efeito: Paíto, Polga, Beto, Nélson, Tiago, Miguel Garcia, Silva e Sá Pinto podem vincular-se em Janeiro a outro clube, Paíto e Silva vão ser cedidos, Semedo e Varela vão ser emprestados, Liedson é pretendido pelo Bétis, a Lázio quer o Pinilla e o PSG pergunta por Duala. (Record)

AD

|

Ricardo Euro, Baía na Coreia

Já está bastante estafado a conversa do "perdemos o Euro por causa do Ricardo".
Sendo certo que há culpas do Ricardo, convém não esquecer que foi um jogoo onde ninguém jogou bem, todos acusaram a pressão e não se criou uma situação de golo de jeito. Ainda assim...:

- Nos 6 jogos, Ricardo só sofreu golos em 3. Ricardo não sofreu golos contra a Rússia (1-0), Espanha (1-0) e Holanda (2-0). Lembrem-se que bastava não ter ganho qualquer um deste jogos para não irmos à final.

- Ricardo Sofreu 2 golos no primeiro jogo contra a Grécia (1-2). Um de penalty e outro por culpa do P. Ferreira.

- Ricardo sofreu 2 golos com a Inglaterra. Sem culpas em nenhum. Num deles o avançado inglês segue isolado.

Tanto se pode dizer que perdemos o Euro por causa do Ricardo, como dizer que fomos à final (também) por causa do Ricardo.

Quanto ao Baía...
Baía surgiu titular na Coreia depois de Ricardo ter sido o GR do apuramento (em que fomos apurados no mesmo grupo da Holanda...).
O resultado foi brilhante, e conseguiu ter culpas em 2 dos 3 golos com que os EUA ganharam a Portugal logo no primeiro jogo e atitou-nos para fora do Mundial.

E não perdemos o Mundial por causa do Baía?

AD

|

quinta-feira, novembro 17, 2005

Baía... não vais à selecção

Ontem no jornal O Jogo, Dias Ferreira concretizou as suas palavras transmitidas na noite de segunda-feira n'O Dia Seguinte, onde afirmou que "toda a gente sabe porque Baía não vai à selecção":
- O que se diz por aí é o seguinte: quando o Scolari chegou a Portugal, o Baía estava encostado no FC Porto, pelo Mourinho, e o FC Porto terá pedido para que ele não fosse convocado. Mais tarde, as coisas inverteram-se, uma vez que o Mourinho optou em definitivo por ele, Baía. Só que, nessa altura, quando o FC Porto pelo visto insistiu para que o Baía já fosse convocado, o Scolari entendeu que não. E também parece que Gilberto Madail não terá gostado muito que ele - Baía - tenha sido testemunha do António Oliveira no processo contra a Federação. Para além de que - ao que também me dizem - o Baía só pode ser convocado se for mesmo para jogar porque, de outro modo - se fosse para ficar no banco - ele criaria problemas complicados no interior da selecção. Como parece que em tempos criou. Creio que é isso.

Apenas faltou referir que nos últimos anos Baía tem tido um ar um bocadinho... estranho. Isso sim, poderia afectar o balneário. Isto é o que também dizem por aí.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, novembro 15, 2005

futsal

Sporting -5 Jagunços-4

Marquês de Gondomar

|

Jagunço!

Fiquei curioso quando o Vieira anunciou que iria denunciar alguns jagunços.
Principalmente porque isto veio na sequência do já previsto flop na operação "kit".
Será que há uma estranha tecnologia que permite ao Vieira denunciar os 270.000 lamps que não quiseram ter um desconto de 0,50€ no MacDonald's?

AD - Allez Grande Paulo, Bento XVII!

|

sábado, novembro 12, 2005

bet and win

Ou muito me engano, ou vamos ter o Oceano ligado a uma das listas nas próximas eleições do SCP.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, novembro 09, 2005

fica Vieira

Esta manhã o presidente do benéfica referiu-se finalmente à sua promessa de há uns meses, quando ameaçara demitir-se caso a operação kit slb não atingisse as 300.000 unidades vendidas.

Longe de ter atingido estes números, veio agora defender-se alegando que os benfiquistas o levariam a mal caso abandonasse neste instante o clube.

Também subscrevo esta opinião.

Basta olhar para o estado em que deixou o FC Alverca para perceber que os vermelhinhos temem pela chegada do dia em que LFV os deixe na miséria.

Curioso é o facto de os ribatejanos se considerarem credores em cerca de 5 milhões de euros do... benéfica.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, novembro 07, 2005

Trio de ataque

Filipe Soares Franco
Rui Meireles
Manuel de Sousa Brito

Está completo o tridente de administradores com que a SAD vai combater os 2/3 da época que faltam.

A felicidade deles será também a nossa.

Marquês de Gondomar

|

Falar Português

Conhece a expressão "vai dar uma volta ao bilhar grande?"

Nós fomos e... trouxemos a Taça.

Marquês de Gondomar

|

Notícias do Fim de semana:

1. A Equipa de Juvenis do Sporting venceu o jogo do campeonato da categoria por... 15-0. Na bancada esteve o quarteto do Gato Fedorento a gravar um novo sketch.

2. O Santos perdeu com o Corinthians por... 7-1. Qualquer resultado oficial de 7-1 merece sempre honras no quadro VIP da SL.

3. O benefica continua a ser beneficiado. Desta vez 2-livres-2 inventados à entrada da área impediram de se concretizar mais uma derrota na Luz. No final do jogo, queixaram-se do fora-de-jogo do homem que assiste para o 2-1 do Rio Ave.

4. Os mesmos vermelhinhos não toleram que o bandeirinha que não viu a suposta bola do Leiria dentro da baliza do Sporting - já agora, aplausos para a brilhante defesa do Ricardo - também não tenha visto o fora-de-jogo do homem que assiste nesse mesmo lance.

5. O benefica continua a beneficiar claramente de erros de arbitragem. O resultado justo seria benefica zero Rio Ave um.

6. O score correcto em Alvalade seria Sporting 3 Leiria 1. Há um puxão de camisola claro dentro da área em que Liedson só não fica em tronco nú porque poderia ser indiciado por atentado ao pudor. O suposto golo que não foi contabilizado nunca seria válido porque Maciel, que centra, está em posição irregular e, no mesmo lance, ou bem que se aceita o herro umano ou... se quisesse beneficiar alguém premeditadamente, era só levantar o braço e assinalar o atacante para lá da linha defensiva.

7. Ronald Koeman já sabe quem é Manuel Cajuda (1-1). Ficou a saber quem é António Sousa (2-2). Dentro em breve, conhecerá Jesualdo Ferreira.

Marquês de Gondomar

|

domingo, novembro 06, 2005

um bom dia com alegria...

...graças à piada do ano, by José Veiga: "o benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens".

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Marquês de Gondomar

|

sábado, novembro 05, 2005

Regresso às vitórias

Voltaram as vitórias para o campeonato, num jogo em que os leirienses se podem queixar da não validação de um golo perfeitamente normal - culpas do bandeirinha que na segunda parte anulou golo a Liedson (e bem) - e em que a turma de Alvalade deveria ter jogado o final da primeira parte e todo o segundo tempo contra dez unidades - culpas do homem do apito ao não ter sancionado devidamente a agressão do sr. Felício a João Moutinho. Preferia a validação desse golo, caso no Bessa e em Barcelos não nos tivessem sido expoliados 4 pontos.

A FIFA continua a dizer que o erro e o árbitro fazem parte do futebol. Não percebo muito bem porquê, pois eu desde pequeno que jogo futebol e nunca precisei de árbitros a apitarem. Se a tecnologia consegue substituir em muitas fazes do jogo a dúvida humana. Aqui faço aminha vénia ao rugby, que neste capítulo se encontra bastante mais além que o futebol.

Mas porque é fim de semana e tempo de descanso e festa, aqui fica, com atraso, a letra da música mais ouvida na semana que hoje acaba:

In the town where I was born
Lived a man who sailed to sea
And he told us of his life
In the land of submarines.
So we sailed up to the sun
Till we found the sea of green
And we lived beneath the waves
In our yellow submarine.
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine.
And our friends are all on board
Many more of them live next door
And the band begins to play.
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine.
As we live a life of ease
Everyone of us has all we need
Sky of blue and sea of green
In our yellow submarine.
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine.
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine
We all live in our yellow submarine,
Yellow submarine, yellow submarine


Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, novembro 03, 2005

Portugal no seu melhor

Para quem julgava que já tinha visto tudo... Para quem julgava que o fim da história já teria chegado... eis que surge na net a célebre rúbrica que foi popularizada pelo jornal O Independente no princípio dos anos 90 do século XX: Portugal no seu melhor.

Vejam aqui. Isto merece honras de publicação em Diário da República. Merece. Na primeira, na segunda e na terceira série. Uma edição especial de fim-de-semana.

Aproveito para apresentar os meus cumprimentos aos privilegiados com esta jóia da blogspot.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, novembro 02, 2005

Elementos de motivação!

Uma coisa é a realidade... o adepto di-la melhor que ninguém!
Outra coisa é falar com o jogador, à parte, ou mesmo perante o plantel.
Mas existem os treinadores especiais , aqueles que motivam, especialmente em público.



Depois de publicamente criticar e mandar bocas, punir, suspender, Leo Lima, Alan, Pepe, Vitor Baía, Quaresma, McCarthy, Hugo Almeida, Diego, Ibson... agoar vem Raúl Meireles:

"(...)surgiu o 2º golo na sequência de um canto e não foi por falta de organização. O Raúl Meireles estava na linh, junto ao 2º poste, mas provavelmente estava a dormir.(...)" in O JOGO, pág.9, 4ª feira, 02/11/2005.

Claramente, faltam poucos jogadores no plantel para criticar.

Grande ambiente se deve viver naquele balneário...
E que futuro tem Cum Agrião no oporto!

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Cum Agrião, para apaladar, não se sabe bem o quê!

Dizia-se que Cum Agrião traria novos perfumes e paladares ao futebol oport(un)ista!

Eis que ao fim de alguns meses de trabalho ou desgoverno, já pôs o impaciente e nostálgico público azul e branco à beira de um ataque de nervos, sem saber se a culpa é dele, dos jogadores ou de quem quer que fosse... mas jamais do seu adorado e indesculpável presidente Bimbo da Costa! Esse nunca faz asneiras nem erra, muito menos quando toma decisões!

Cum Agrião não sabe quem por dentro de campo, veja-se os 14 onzes que já pôs dentro de campo, não sabe que esquema utilizar, defensivo em demasia, atacante até mais não, 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, 3-4-3... Experimenta e experimenta!
Se dentro de portas ainda vai tendo os esquemas de Bimbo da Costa para não perder, noutras competições são asneiras e erros às dezenas.
E outros clubes não perdoam...
Os resultados estão à vista de todos...

Ainda tentou e tenta dar um ar de mandão e rigoroso, expulsar joagdores, penaliza-os e espera que os jogadores gostem dele!!!! Domina o balneário a ferro e fogo e espera que eles gostem dele. Manda embora cabeleireiros e dá lições de postura e compostura... e espera... e espera que eles gostem dele!!!

Cheio de e com princípios e valores... critica os jornalistas e etc. e tal, o futebol nacional, o jogo e o público, por todo e por nada!

E muito muito muito mais... Defenitivamente Cum Agrião, veio dar um novo perfume a Portugal! Não se sabe é a quê!?!?!?



AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Começa o programa de festas... exemplos!

Já não bastavam os momentos menos conseguidos porque passaram as actuações do Sporting nas primeiras jornadas deste campeonato, eis que os mais directos adversários resolveram utilizar os habituais expedientes para esconder as vergonhosas actuações das suas equipas e fazer com que outras tivessem sortes iguais.

Expedientes esses que são considerados directos e indirectos. Sendo que os mais próximos se encontram dentro de campo, das quatro linhas mesmo... os outros, e só ligar a internet, gastar dinheiro nos desportivos ou tentar ver resumos e ouvir os comentadores e jornalistas, qual grupo muito bem orquestrado.

Objectivo, pergunta o mais incrédulo, ingénuo ou mesmo incuato leitor?
Simples, manter o ânimo nos clubes em causa, e desestabilizar aqueles quem sabemos... entre outros procedimentos e consequências mais complicadas.

A opinião pública só se deixa enganar se quiser.

Vejamos então. Exemplos directos.
Se no jogo contra o Gil Vicente, o Sr.Paulo Costa deu um ar tremendo da sua graça, com 2 penaltis por assinalar, amarelos por mostrar a gilistas, foram absurdos os amarelos a Nani e Sá Pinto (ou talvez não... Nani cotava-se como o melhor jogador e tinha se perceber que é preciso calma - quem manda ali não é ele, Nani, mas os senhores do apito), já neste jogo do Bessa, esse futuro brilhante que é João Ferreira, esqueceu-se de assinalar o penalti sobre Nani, expulsar Helder Rosário por agressão e tentativa de agressão, bem como para não descurar as coisas, mostrar um amarelo (a pedido) ao próprio Nani e outro a João Moutinho (sem justificação nenhuma), sem qualquer critério aparente. Fora a falta de critério na arte do apito, já comum no nosso campeonato, na marcação de faltas...
Era necessário o Sporting empatar ou memso perder, pois outras equipas já o tinham feito. Missão cumprida.
Exemplo indirecto...
Quem viu a transmissão do jogo, reparou certamente num lance da 2ª parte que demonstra claramente o que aqui se descreve: ataque do Boa Alpista, bola passada para a área de Ricardo, e eis que a azelhice faz com que W.Souza, bomalpisteiro ponta-de-lança em posição frontal, falhe escandalosamente um remate certo, e, com o tornezelo atire quase pela linha lateral um remate, aparentemente simples. Custódio que seguia o movimento do bomalpisteiro nas suas costas a alguma distancia, procurou esboçar um gesto de corte rasteiro, mas manteve-se, á vista de qualquer um, a meio metro do outro jogador que nem sequer contestou o lance. Mas na crença natural dos jornalistas, aquele lance tinha que ser penalidade por marcar. E repetiram vezes sem conta um lnace que não teve história nenhuma, a não ser um falhanço... para se convencerem e convencer o espectador de que era penalidade! Fora os rádios e os jornais mais os seus comentadores!!!!
Para não falar do canto que originou o golo de Liedson, na jogada de Douala, no cabeceamento de Beto... enfim.

Nada de novo no campeonato nacional, as festas continuam...

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com