Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

domingo, outubro 30, 2005

Jogo a Jogo

À entrada para esta jornada que hoje termina, todos pensavam que seria o Sporting mais uma vez a ficar para trás, já que cabia-lhe claramente a deslocação mais difícil. Não entrámos melhor no jogo, mas um lance de génio do novo craque, Nani, e uma jogada estudada na Academia ditaram a vantagem de 2-0 com que fomos para o intervalo. Na segunda parte, as coisas modificaram-se. Contudo, não vamos procurar inventar respostas absurdas. Os dois golos do boavista têm mérito nas alterações do banco feitas por Carlos Brito. A perder por duas bolas, não demorou a fazer entrar um avançado - Wiliam Souza - e um extremo - Zé Manel - passando Manuel José para falso lateral direito, dado o forte pendor ofensivo.

Somos uma equipa em recuperação, mas não se conseguem milagres da noite para o dia. Parece que no próximo dia de Todos os Santos finalmente Paulo Bento terá o milagre de ter o plantel todo à sua disposição, isto caso não tenham resultado mazelas do confronto no Bessa.

Já na sexta-feira defrontaremos um Leiria em claro ascendente de forma desde que Jorge Jesus se mudou para as margens do Lis.

Uma coisa temos a certeza: voltou o espírito de equipa e com ele vamos subir ao relvado de Alvalade!

Marquês de Gondomar

|

sábado, outubro 29, 2005

E agora?

Será que Koeman já sabe quem é o Cajuda ou precisa de mais explicações?
(Gostei especialmente do figurino dos 3 centrais - luisão, anderson e rocha - e 3 laterais - joão pereira, léo e nelson - sr. Ronald. Não se lembrou também do alcides e do dos santos? Cheira-me que esta nova táctica vai figurar nos próximos anais do futebol. Olhe, por ter colocado o Tonel em campo a dez minutos do fim, contra o Vitória de Setubal que perdeu 1-0 em Alvalade e hoje empatou nas Antas, sei de alguém que já foi despedido... Nós agradecemos: pode continuar a inventar à vontade. É sempre bom ter tema para escrever).

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, outubro 27, 2005

Era para patrocinar os homens do apito...

A publicidade chegou aos árbitros e logo por casualidade através de uma imobiliária, num ano, prestes a terminar, em que muito se abordou o tema das ligações das autarquias e imobiliárias ao... futebol. Curioso. Ou talvez não.

Ainda assim, penso que alguns destes sócios da APAF poderiam optar pelo patrocínio individual. Aos livros dos Irmãos Metralhas, aos livros dos Dalton...

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, outubro 26, 2005

taça em frente



Ditou o sorteio que o Varzim se deslocasse a Alvalade e assim foi (se, ao invés, fosse Varzim - Sporting, o jogo teria sido na Póvoa).

Desde modo, hoje das 15h às 17 assistiu-se a um jogo simples, sem grandes complicações, onde apenas uma equipa se preocupou em jogar à bola, ainda que na primeira parte tenha ficado a sensação que as balizas não faziam falta alguma.

Destaque para o regresso de Rogério e para as entradas de Sá Pinto, Douala e Tello. Miguel Garcia cumpriu nas funções de central e ainda lhe sobrou tempo para repetir a proeza de Alkmaar.

Estranheza, ou talvez não, para a mudança abrupta de critério na amostragem de cartões por Lucílio Baptista, que na segunda parte pareceu ter alguma comichão no bolso. Daí as expulsões de Mendonça e Polga, prefeitamente exageradas, mais parecendo que se tratou de um combate na relva, quando, afinal, tudo não passou de um jogo-treino.

Venha o sorteio.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, outubro 25, 2005

Mudanças e escolhas tão apetecidas...

Eis que a Liga, tão a preceito das exigência do momento, arranja uma substituto para o Sr.Paulo Baptista - que lesionou-se... imaginem!! -, arranja um velho conhecido das bandas da Luz: Sr.António Costa!

Palavras para quê, é a palhaçada vestida para nos encantar.
Tenho pena da Naval, terá de jogar contra 14! Trabalho a dobrar para os figueirenses.

Quanto ao Sporting, calhou-lhe na rifa o Sr.Nuno Almeida. Pois está claro, aquele que se esquece dos cartões no bolso em jogos do bemquefica! E que frente ao Loureiro Boavista vão ser, como sempre necessários.

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Liga esselbe.com

Já sabiamos que a Comissão de Arbitragem da Liga é agradável para o benefica, pois este tem sido vítima de uma sucessão de erros dos homens de negro desde há uns tempos a esta parte, que lhe ajudaram a conquistar alguns títulos em futebol.

Já sabiamos que a Comissão Disciplinal da Liga, desde o célebre processo Mário Jardel que se arrastou por meses até este ser suspenso por um jogo, que por coincidência era um benfica-Sporting, funciona ao ritmo da Luz.

Agora ficamos também a saber que os próprios regulamentos da Liga podem ser alterados de acordo com as necessidades desse mesmo ésselbê.

Não sei que mais falta para o benefica controlar a Liga... aceitam-se sugestões.

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, outubro 24, 2005

A (in)competência do costume.

Como lhe compete, Valentão Loureiro não procura fazer absolutamente nada para que haja alterações no actual estado do futebol português.
Competentemente, pois foi essa a competência que lhe atribuiram, e ele por princípio, cumpre imaculadamente, aquele valente e destemido distribuidor de variados electrodomésticos.

Já aqui falamos, repetidas vezes, do que se passou no ano passado. Da sua incontornável incompetência para assuntos administrativos da Liga. Do conselho de arbitragem, da organização da Liga e campeonatos, de estatutos, da simples e normal marcação e controlo de reuniões da Liga, etc., etc., etc.. Para não falar dos processos que incorre... E tudo e muito mais, que bloqueia, trava e mantém a vergonhosa situação em que está o futebol luso.

Desabafo feito, vamos as coisas.
Não me interessa absolutamente nada que o bénéfica não tenha guarda-redes suficientes para jogar. Por mim, tanto melhor. Aliás, os dados estão aí: tanto o jovem Rui aqui não deu ou Nereu, como o outro de nome Bruno de golos sofrer gosta ou Costa, são reputados "encaixadores" de golos (vide resultados ditos por Marquês de Gondomar em post anterior), e isso é favorável ao Sporting. Interessa sim que não há vontade, nem expediente, nem estímulo para alterar ou debater estas questões. Tão simplesmente como compreender as situações, analisa-las e anular lacunas da lei.

Enfim, a incompetência do costume, tão habitual nas terras de Loureiro.
Mais uma para juntar aos 5 cartões acumulados em vez dos 3 para suspensão, dos sumaríssimos quando lhes dá vontade, da profissionalização dos arbitros, dos auxílios tecnológicos ao futebol, do preço dos bilhetes, do conselho de arbitragem autónomo, um rol sem fim...

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

VERGONHA!!!!

Tal como Marquês de Gondomar havia dito... o ridículo veio à tona na sua forma mais vergonhosa e ás claras. Sem contestação! Sem decoro! Sem respeito...

A decisão está aí.

Resta saber o que vão fazer ao arbitro Nuno Almeida por não ter feito nada no lance.

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Momentos de um jogo...

Enfim, aos mais sensíveis, as minhas desculpas... eis um estilo de jogo à bénéfica! Que se passará naquele balneário?



AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Atitude!

O Marquês de Gondomar já disse quase tudo o que havia a dizer sobre o primeiro jogo da era Paulo Bento. Este teve, tinha e tem razões para estar confiante.

O jogo não foi brilhante, porque falhamos e só empatamos. Mas a equipa atacou, rematou, trocou a bolae criou muitas e boas jogadas. Já tinha automatismos, tinha qualidade, mas a vontade de jogar bem e mostrar que é preciso ter confiança na equipa, essa já na se via há umas jornadas. Apesar de ter 2 dias de trabalho, Paulo Bento mostra que sabe que é no espírito e na atitude que se têm de fazer as principais alterações! O resto está lá.

De salientar as exibições de Nani, que mesmo imcompreensivelmente amarelado - ainda estou para sabe onde é que o Sr.Paulinho Costa desencantou aquele amarelo -, nunca perdeu o sentido practico de jogar e fazer jogar, como lhe foi pedido: retirou assistências da cartola e passes fantásticos. Temos mais um craque. E vai crescer. Resta saber quando será chamado às selecções como tantos outros.



André Marques, foi outra das faces visiveis da nova estratégia de Paulo Bento. A titularidade deste jovem jogador justificou-se simplesmente pelo conhecimento que o treinador tem dele, por ser lateral de raiz, pela sua estampa física, pela sua segurança, pelo seu posicionamento e pela consistência do seu jogo. Tello não andava a oferecer estas caracterísiticas, bem como Paíto. Aposta ganha.



Juntamos as presenças de João Moutinho, Carlos Martins e Miguel Garcia. Os miúdos da Casa são sempre mais valias.

De enaltecer a habitual entrega de Sá Pinto... um exemplo a seguir.

AHL - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Será da Gripe das Aves?

O guarda-redes do benfica B, Bruno Costa de seu nome, afirma-se pronto e disponível para dar o salto rumo ao plantel principal, agora que os outros dois rapazes se encontram lesionados.
Comungo da mesma opinião: o jovem está mesmo pronto para defender as cores lampionas. Afinal, neste fim de semana jogou os noventa minutos do benfica B - 0 Imortal - 5.

Marquês de Gondomar

|

domingo, outubro 23, 2005

Vida nova



Está visto que no jogo com a Académica batemos no fundo. Em Barcelos, o Sporting voltou a mostrar que tem talento para circular e manter a posse de bola, ainda que se denote alguns jogadores psicologicamente à procura do nível de outros tempos (sobretudo Douala, Liedson e Miguel Garcia). Estou convicto que está para breve.

Paulo Bento mostrou conhecer bem Nani e André Marques, sobretudo o primeiro, pois colocou-o na mesma posição em que o rapaz contribuiu para o título de campeões nacionais de juniores.

Dei por mim a pensar, às tantas, que o patinho feio Luís Loureiro ainda é capaz de ter uma palavra a dizer no onze, pois com ele a equipa ganha capacidade aérea, ainda que perca mobilidade no solo.

Por fim, o Sr. Paulo Costa. Já o lance em que Beto é completamente agarrado na área e há ainda uma mão de um defesa gilista. Se dúvidas havia quanto à ilegalidade dos mesmos, quando o árbitro mesmo perto do fim assinala uma falta a Sá Pinto junto à area ofensiva, aí percebeu-se que, na dúvida, apitava-se contra o Sporting.

Além do pontinho amargo mas de esperança, fica a certeza que, sem terceiros a interferir, conseguimos ganhar no Bessa.

Marquês de Gondomar

|

Hoje treino eu

Paulo Bento estreia-se no banco, dentro de sensivelmente duas horas.

Para já, duas impressões parecem resultar da convocatória:
1. Não tem medo de apostar em André Marques, um jovem que conhece bem e que com ele (tal como João Moutinho e Nani) foi campeão de juniores em Junho último;
2. Poderá vir a reforçar o miolo, abdicando de um avançado fazendo subir Sá Pinto para a real posição de nº10, jogadno assim no 451 que na temporada passada melhores resultados deu.

Deste modo, é difícil adivinhar o onze que subirá às quatro linhas, ficando aqui a minha aposta: Ricardo, Miguel Garcia, Beto, Polga e André Marques; Custódio, João Moutinho, João Alves, Douala, Sá Pinto e Liedson.

Espero que, do outro lado, não esteja um Paulo Costa (AF Porto) ao nível de Soares Dias (AF Porto) no Restelo, ante-ontem (por falar nisso, é mesmo verdade que ao Estrela foi ontem subtraído um golo limpo?).

Marquês de Gondomar

|

sábado, outubro 22, 2005

Vergonha com V grande

Aqueles que pensavam que algo teria mudado no futebol português, podem ficar sossegados.

A velocidade processual nos corredores da nossa Liga de Futebol continua, aparentemente, cheia de coincidências.

Aqui há três épocas, Mário Jardel viu um processo ser arrastado por vários meses para que a decisão final, suspensão por um jogo, coincidisse com a deslocação do Sporting à Luz (apesar de tudo não foi impedimento para a nossa vitória por 2-1).

Como estas situações nem sempre são possíveis, noutras alturas recorre-se a soluções mais... paratycas.

Contudo, para evitar que estes episódios caiam no esquecimento, de quando em vez alguns senhors do futebol gostam de nos avivar a memória e eis que um sumaríssimo a um petit atleta do benfica se arrasta o suficiente no tempo para que a pena venha a coincidir com... um jogo da Taça de Portugal ante equipa de escalão inferior.

Enfim, já que estamos na Taça, pode ser que o anjo do Gondomar volte a pairar por aí...

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, outubro 21, 2005

Temos atitude

Daqui a nada a SAD em conferência de imprensa anuncia a nova equipe técnica.

Pode mudar a direcção, pode mudar o treinador, mas se não muda a atitude e o respeito dos jogadores não só uns para com os outros, mas sobretudo para eles próprios, será complicado inverter a situação. Ninguém é obrigado a fazer amigos no local de trabalho. Esta máxima aplica-se também aos jogadores. Eles têm é de saber se pretendem vencer ou perder. A distância entre estes dois polos é muito curta e rápida. Quem não quiser vir no comboio, diga agora ou cale-se para sempre.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, outubro 20, 2005

Até quando?



O Sporting já tem treinador: Paulo Bento.

Parece que pretende ter como adjunto o Oceano.
Parece um luxo ter no banco dois jogadores que jogaram, vibraram, suaram e dignificaram a camisola verde e branca como poucos o fizeram.

Agora a pregunta que dá o título a este post sobre a qual a SL aceita apostas:

Até quando deixará o Record este treinador sossegado?

Langão de Sevilha - os verdadeiros 100 anos de glória!

|

Os cães ladram... mas a caravana passa!

Dias da Cunha demitiu-se.
Antes aceitou a demissão de Paulo de Andrade e também de José Peseiro.
Vistas bem as coisas, foram 3 dirigentes de 3 partes do Sporting extremamente importantes, que se demitiram.

Contudo, outro clube que fosse, apareceriam logo os "Velhos do Restelo", candidatos com discursos inflamados, quais auspícios da desgraça, a reclamarem do desgoverno, da desorganização, disto e daquilo.

Mas, como em mais nenhum clube neste mundo, a renovação constante dos órgãos e estruturas, a inovação e qualidade de projecto, a organização do clube, a mais valia que são os seus sócios, adeptos, funcionários e dirigentes, e, talvez acima sobretudo, o projecto e os seus componentes SPORTING, permitem aos sportinguistas a tranquilidade e paz de espírito que outros não têm.

Pacifica e organizadamente tal como a sua organização, estatutos, competência e individualidades de qualidade assim o determinam, e sempre determinaram, no Sporting, surgiram tal como qualquer sportinguista sabe, os nomes da sucessão às demissões apresentadas.
Quem dera a muitos que tal sempre assim acontecesse. Mas esses "ladram" por aí...
O Sporting sempre marcou, marca e marcará a diferença pela sua superlativa qualidade.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

quarta-feira, outubro 19, 2005

O Presidente demitiu-se

1. Dias da Cunha apresentou a demissão. Só espero que o proximo presidente não venha da SAD do Alverca (aliás, vide o estado actual deste clube ribatejano e imagine-se o estado em que ficará o clube actualmente presidido por esse senhor ex-alverca...).

2. O Clube está muito bem e recomenda-se. Os problemas cingem-se apenas e só ao futebol.

3. A SL tem um candidato. Mas enquanto ele não se pronunciar - falta cerca de um ano para as eleições, até prova em contrário - vale a pena manter o silêncio.

Marquês de Gondomar

|

Recebido por email.

"Há dias, no Metro, vi um senhor com paralisia cerebral a coxear pelo cais fora, com a boca aberta e os olhos tortos, a mão suspensa junto ao peito e com um boné e uma t-shirt vermelha do benfica, que dizia "Ser do Benfica é ser Diferente!". O que é uma grande mentira! Pois é, o mau marketing é característico do Benfica. O Sporting tem mais classe, tem cartazes que dizem "o regresso dos indomáveis" ao melhor estilo de hollywood e provavelmente alusivo às dificuldades do Peseiro em controlar o balneário da equipa. O Benfica tem o Media Market e o Fernando Mendes.

O sporting tem a Game Box. O Benfica o Kit Novo Sócio.

A claque do Sporting chama-se Juve Leo, em latim erudito. A do Benfica chama-se NoNameBoys, o que é verdade, visto que a maior parte são ilegais ou marginais sem documentos. O único latim erudito que o Benfica tem está no logo (uma roda de bina com uma águia e muitas mais coisas) e num perfume quese chama "Unum"...

O Sporting tem presidentes com curriculum, o Benfica tem presidentes com cadastro.

O estádio do Sporting é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor. O do Benfica é uma uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar o numerosopovão.

O ídolo do Sporting chama-se Sá Pinto. O do Benfica chama-se Mantorras. Os adeptos do Sporting pronunciam esMãn-tora logo seguido de uma gargalhadinha amarga. Os Benfiquistas pronunciam "VaiMantooooôrrasVAIVAI!VAICARALHO!AHhhFOda-se".

Os cânticos do Sporting são coisas em francês, cheias de allez, como "Todo o estádio a cantar, todo estádio a dançar, lá lá lá lá lá allez Sporting allez, allez Sporting Allez, só eu sei, porque não fico em casa..." Os do Benfica são " S.L.Bêeee. S.L.Bêeee S.L.B. S.L.B. S.L.B. Golrioso S.L.Bêee Glorioooso éssélleBêee" ou então "BENFICA *tum tum tumtum* BENFICA *tum tum tum Tum* BENFICA"

Conclusão: A comunicação do Sporting é muito superior ao produto. No Benfica a comunicação é muito fraca, mas suficiente para o segmento-alvo.

Um Marketeer"

|

terça-feira, outubro 18, 2005

Análise de uma vermelha caminhada: anedota!

Várias vezes temos falado aqui da qualidade jornalística que encontramos em Portugal nos vários diários desportivos. Sempre foi paupérrima, para não dizer inqualificável. A falta de deontologia profissional que graça pelo jornalismo desportivo português, atingiu níveis ridículos.

Levar ao colo os benquefiqueiros, parece hobbie e lobbie jornalistico.
Tenho para mim, que aquela agremiação não pratica um futebol digno das parangonas que militam nos jornais. Talvez, face ao ano passado e transactos anos, tal pareça uma evolução estupenda. Não passa de uma profunda falácia: os fedelhos jogam normal, nada de especial, e, não perdem pela demora de levar pra recordar e contar infelicidades.

Como diz e com razão o meu amigo AD, co-bloguista, as papoilas saltitantes têm tido tudo a seu favor, como já é apanágio dos lampiões, a sorte, o infortúnio alheio, a Liga com Cunha e sempre Leal, rapazes de apito e muitos mais factores que demonstram a ancestral forma ridícula com que chegam onde estão.
E ainda dão pulos de alegria.
Uma tristeza!

Vejamos então a sucessão de jogos desde o início daquele folclórico clube:

20.Ago - F - Académica . 0.0
27.Ago - C - Gil Vicente . 0.2
10.Set - F - Sporting . 1.2
14.Set - C - Lille . 1.1
18.Set - C - Leiria . 4.0
23.Set - F - Penafiel . 3.1
27.Set - F - Man.United . 1.2
03.Out - C - Guimarães . 2.1
15.Out - F - Oport(un)istas. 2.0
18.Out - F - Villareal . 1.1

Os jogos demonstram claramente como os fedelhos de vermelho nada fazem de especial.

Contra Académica e Gil Vicente, e estas equipas jogam bem e consistente, são personalizadas, demonstraram as fraquezas daquele clube e justificadamente contra equipas que jogam bem, pontos perdem, ou perdem mesmo.

Contra Leiria e Penafiel, foi e é ridículo. Basta ver as classificações e anteriores jogos daquelas equipas para se perceber que manifestamente são clubes desnorteados, sem fio de jogo, liderança ou o que quer que seja. De uma falta de qualidade atroz. Dignos de figurar na divisão das berlengas, com todo o respeito que lhe tenho. Ganhar-lhes é coisa sem expressão. Estranho seria, o que não me surpreendia, que perdessem pontos nestes jogos, ainda assim tiveram uns jeitinhos simpáticos.

O Guimarães, a que junto, fora de portas, contra equipas como o Lille, Man.United e Villareal, que atravessam todos, péssimos momentos de forma, de qualidade e de identidade, notam-se nas exibições e respectivas classificações... não se compreende como não se aproveita para ganhar. Clubes ridículos como o benquefica seguem esta senda de "a ver vamos como diz o cego"! Isto para não dizer outras coisas...

Contra os tripeirolas oportunistas, beneficiaram de uma prenda arrogante e teimosa de nome Cum Agrião, que lhes franqueou as portas da defesa azul com aquelas FANTÁSTICAS OPÇÕES humanas. Só um papalvo e ignorante não aproveitava. Meteu o autocarro em frente da baliza e limitou-se a contra-atacar. Alguma entraria... pudera com aquela defesa de PUGILISTAS e SARRAFEIROS e um buraco na BAÍA... Meu Deus, que mais queriam??? Pois, A Cunha Sempre Leal da Liga deu-lhes Lucílio, esse rapaz LUZídio e sempre amigo.

Casos são muitos, os de arbitragem da Liga, os sumaríssimos... uma fantochada. E ainda a procissão vai no adro.

O AD já disse tudo em relação ao nosso Sporting. Será necessário dizer mais alguma coisa?
Manquem-se.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Tatoos...

Uma pergunta filosófica ao estilo de quem é mais velho o ovo ou a galinha, ou de quem será na verdade o pai da (pobre) Mariana:

- Será que as tatoagens do Simãozinho também as muda cada vez que vai à casa de banho?

Para reflexionar (quem queira perder tempo nisso)

Langão de Sevilha

|

que ricas papoilas...

As saltitantes papoilas que tanto comentam por aí (SL e outros blogs decentes) têm de facto uma perspectiva muito própria de ver as coisas.

Ainda não percebi como é que andam por aí de nariz empinado, sendo certo que estão com menos pontos que um Oporto em crise, têm um mísero ponto a mais que o pior Sporting dos últimos meses, perderam com um Sporting em supercrise e estão em 6º (!) lugar do campeonato.

Eles lá sabem...

AD

|

Peseiro e Andrade

Saíram os dois.

Saem na mó de baixo, por isso é fácil criticar.

Mas não me vou esquecer da cavalgada para a final da UEFA nunca mais!

Marquês de Gondomar

|

Luís Filipe Vieira em O Jogo

-Filipe Vieira ao ataque"Foi mais difícil ganhar em Guimarães do que ao FC Porto"

Certamente foi muitíssimo mais difícil ganhar ao Sporting.

comment by Pedro 10.18.05 - 5:06 am #

Pedro, eu acrescento:
ao benfica até o Luís Loureiro marca...

Marquês de Gondomar

|

segunda-feira, outubro 17, 2005

Os putos da casa...

Onde os outros não conseguem ganhar, lanço o repto para que ponham os olhos nos putos da casa... Nos Iniciados, nos Juvenis e nos Juniores a coisas estão assim:

Ini. - 5 jogos e 5 vitórias - 1º lugar
Juv. - 5 jogos e 5 vitórias - 1º lugar
Jun. - 6 jogos e 6 vitórias - 1º lugar

E se isso não bastava para perceber que os miúdos da casa é que sabem como se faz, como se joga, como se defende a camisola, eis o exemplo de Bruno Matias, goleador da selecção de Sub-17, nosso sportinguista, que enviou mais 4 este fim-de-semana pela selecção.

Não é preciso muito para se ganhar, vejam os miúdos.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

COnstatação



O que eu vi ontem foi milhares de adeptos da Académica a agitar lenços brancos.

AD

|

sexta-feira, outubro 14, 2005

Não acredito

Fernando, demitiste-te?

Marquês de Gondomar

|

Breve História do Futebol Português

Isto vem a propósito de um post aqui de 13 de Outubro e sob o título Scolari. Nesse texto, ao mesmo tempo que se congratula Felipão, deita-se abaixo uma série de jogadores que a meu ver (opinião meramente pessoal e não SL, pelo menos por agora) fazem parte de uma geração que desbravou caminho para os actuais sucessos. Não acredito muito em sucesso por mero acaso. Nem mesmo o do mundial de 1966, cuja base foi o Sporting e a sua Taça das Taças de 1964.

França 1984 e Mexico'86 também resultou duma geração razoável.

Seguiu-se Riade'89 e Lisboa 1991, (e 4º lugar em Atalanta'96) dentro do jejum da selecção A que voltaria ao Euro 96 com presença razoável; Euro 2000 com presença muito boa; Euro 2004 com presença Excelente! Apuramento para Mundial 2006 com uma facilidade invulgar, sem aquelas contas típicas portuguesas que a Espanha teve que fazer.

No desporto, estou convencido que os sucessos de trás motivam os actuais.

Pareceu-me oportuno este sábado abordar o tema selecções e mandar alfinetada aos nuestros hermanos, pois por cá no pasa nada.

Marquês de Gondomar

|

Candidatos a Presidente

Depois das declarações de intenção de Dias Ferreira (clube e não SAD), Luís Duque (sad e não clube) e Guilherme Lemos (não indicou em que regime), o Record de hoje, jornal ao qual não dou credibilidade nenhuma, avança com a notícia da futura candidatura de Ernesto Ferreira da Silva a presidente do SCP.
A supresa da notícia é, de acordo com o periódico, o apoio de Miguel Ribeiro Telles ao ainda presidente do Conselho Fiscal.
Será verdade?
De qualquer modo, e até porque estamos em blackout, acredito que Ribeiro Telles deixe aquele tablóide a cantar sozinho.
Em minha opinião, o ex-presidente da SAD está de facto vocacionado para... presidente da SAD.
Não sei se posso falar por todos os 6 membros deste blog, mas tenho a certeza que Miguel Ribeiro Telles seria magnífico para o nosso Sporting SAD, sem desrespeito ou desconsideração pelos dr. Dias Ferreira ou Luís Duque.
Vamos aguardar pelos próximos tempos.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, outubro 13, 2005

Magnífico Derby!

Sábado que vem está a deixar-me ansioso, estou empolgado. Os derbys locais e nacionais entusiasmam qualquer um.

Nestes termos, estou inquieto pelo derby de Sábado à noite.
Rivalidades ancestrais.
Jogos intensos e de grande qualidade.
Em jogo, estão muito mais do que o simples ganhar ou perder: é a honra! O amor clubístico! A paixão ferverosa. Mexe com todos. Perder não é opção!

As restrições do canal aberto e/ou do canal fechado há muito que já estão ultrapassadas.

O jogo tem de ser visto. Caro leitor e amante do futebol não perca:



Atlético de Madrid vs Real de Madrid.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

terça-feira, outubro 11, 2005

Fala a voz da experiência!

José Roquette, antigo presidente do Sporting, aquele que iniciou este fantástico projecto de dar continuidade à grandeza do nosso clube, falou a respeito da actual situação da SAD leonina, desempenho do clube verde e branco e dos seus dirigentes.




Concorde-se ou não com o que diz, temos de lhe dar crédito, pois sabe do que fala e está abalizado para tal. Mas sobretudo, é um dos mentores daquilo que o Sporting é hoje.

Foi ele que deu início a esta fantástica caminhada, que já teve como passos importantes, o centro de estágio, o novo estádio e a consolidação da escola de formação que são as camadas jovens do Sporting.

A ele sucederam alguns dirigentes, cada qual com o seu mérito. Uns destacaram-se mais que outros, por virem mais a público, por estarem mais expostos, daí que se possa criticar com mais facilidade, uns que outros.

Não questiono a competência, motivação ou seriedade, de todos os dirigentes que passaram pela administração e gestão do Sporting. Nem acho que se o deva fazer. Apenas reitero e refiro as suas palavras: sem precipitações, com tranquilidade, confiança, apoio e mais do que tudo calma.

O Sporting já viveu muito para se deixar abalar por críticas e destabilizações de fora para dentro. O patamar está cada vez mais elevado, e a qualidade impõe-se. Mais ela exige-se!
Mas, no Sporting, sempre se praticaram os melhores valores e princípios. Ainda por cima é o ano do centenário. Lutemos por isso, e ajudemos a re-encontrar o caminho da Glória.
Isso não se faz sem Dedicação, sem Devoção e sobretudo sem Esforço. Um verdadeiro sportinguista luta até ao fim: NOS BONS E NOS MAUS MOMENTOS!

Pedimos contas no final.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Junta-se a fome com a vontade de comer! Eis a paródia do futebol nacional...


Episódio 1
Reunião em 2 partes da Assembleia Geral da Liga, as imagens dos jogos ainda não são admitidas para penalização imediata dos jogadores, apenas são constituídas como provas em caso de queixa. Entre outras anormalidades.

Episódio 2
Cunha & Cunhas Sempre Leal e Valentão não tem medo de ninguém Loureiro, mantém-se nos seus cargos, independentemente das suspeitas e processos de que são alvo. Assim como Luis temos sistemas e esquemas para todos os gostos Guilherme que se mantém à frente da Comissão de Arbitragem, após uma temporada desastrosa.

Episódio 3
Petit Patadas acerta cirurgicamente, na canela de um vimaranense, tal como o fez dúzias e dúzias de vezes em outros encontros! O árbitro, ao que consta, não viu! Pasme-se...

Episódio 4
Nada é imputado pelo conselho disciplinar a Petit Patadas. Apesar de ter sido reincidente à centésima vez!

Episódio 5
Oporto, apesar de já terem existido inúmeras oportunidades para o fazer em outras centenas de ocasiões, antes de um entediante Oporto - Bénéfica, apresenta uma queixa/lamento/protesto/mesquinhice/ridicularia contra Petit Patadas, face ao sucedido. Que grande sentido oportunidade!

Episódio 6
Como têm sempre imenso que fazer, como é sempre muito complicado reunir provas e testemunhos, a Comissão Disciplinar vai reunir-se. A reunião da dita só se fará para a semana na 5ª feira dia 21 de Outubro. O jogo foi na semana transacta dia 2 de Outubro! É isto um sumaríssimo????

Ficamos a esperar as cenas dos próximos capítulos!

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Sorteio Taça de Portugal

Os caprichos do sorteio ditaram um autentico duelo de fazer inveja a Fátima Felgueiras...



Oeiras vs Boavista na próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Marquês de Gondomar

|

Não é só cá...




Por cá (lá) também passam destas coisas...

Será que o Record também vai cair em cima dos dois e tentar estragar as suas carreiras?

Langão de Sevilha

|

Confiança... ou a falta dela.

Numa altura conturbada do nosso Clube de nada serve atacar e deitar abaixo.
É preciso ter confiança em quem o dirige e em quem trabalha lá.

Não vale a pena alimentar a discussão e a confusão. A maneira mais fácil das coisas irem ao sítio é com serenidade e com calma.

A instabilidade a nada conduz e prejudica quem nós queremos que tenha um bom desempenho. Desvia a concentração que é sagrada nestas andanças!

Afinal… gostamos ou não do Sporting?

NLF

|

segunda-feira, outubro 10, 2005

Novos produtos.

Que os trolhas/atletas do SLB precisem de um perfume de bom futebol, isso toda a gente sabe, e desde há muito. Mas levar ã letra tal expressão é por demais ridículo. Por razões científicas, que não vale a pena aqui mencionar, tal facto é impossível de associar à performance futebolística.
Contudo, interrogo-me por que razões se põe à venda um perfume benquefiqueiro que apenas benquefiqueiros vão comprar? E logo para homem e mulher, não vá haver problemas de sexualidade...



Haverá problemas de higiene no balneário?
Teremos odores menos próprios na direcção?
Serão os negócios mal-cheirosos que vão dando vitórias aos vermelhuscos?

Uma coisa eu sei, com tanta coisa a cheirar mal para aquelas bandas, deve vir aí um novo Kit completo de higiene e tratamento de odores com um bónus de desentupidor de sanitas.

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

parabéns...

Hoje faz anos o Ricardo "coração de Leão" Sá Pinto.
Faria também 120 anos o nosso avô Visconde de Alvalade.

Já com alguns dias de atraso... o Apre também fez dois anos: aqui ficam as nossas saudações desportivas para o blog do segundo grande de Lisboa (desculpa, Apre, mas o Sporting será sempre e só o primeiro, falta muito para o Belém cá chegar ok?).

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, outubro 07, 2005

Blackout

Será que alguém pode explicar a Vicente de Moura e Silvino Sequeira, ilustres membros do Conselho Leonino, o que significa estarem dirigentes, jogadores e treinadores em Blackout?

Temo que julguem ser alguma expressão de índole racista.

Marquês de Gondomar - ainda a recuperar da derrota na Taça de Portugal frente ao Atlético.

|

quinta-feira, outubro 06, 2005

De novo a Teoria da Culpa

Ponto prévio: Sou a favor da substituição do Peseiro. Não por estar em causa a sua competência mas porque não há condições para ser treinador do Sporting. Por isso, acho que também deveria desaparecer do mapa quem lhe retirou essas condições, até porque não sabemos se vão fazer o mesmo ao próximo.
SAD, Record, alguns adeptos, muitos àrbitros, etc. Foram estes que fizeram com que se chegasse a um ponto em que um bom treinador não pode ser treinador do Sporting.

Importa fazer uma análise aos objectivos não alcançados pelo Peseiro:

1. Taça de Portugal: Eliminação em casa do slb por penaltys.
È culpa do Peseiro que o Miguel Garcia tenha falhado o penalty?
É culpa do Peseiro que o àrbitro tenha expulso injustamente o Viana?
É culpa do Peseiro que o àrbitro não tenha expulso uma entrada por tráz ao Liedson?

2. Campeonato: Perdido em casa do slb na penúltima jornada:
É culpa do Peseiro que o àrbitro não tenha assinalado falta sobre o Ricardo? ou,
É culpa do Peseiro que o Ricardo não tenha agarrado aquela bola?
É culpa do Peseiro que os únicos avançados disponíveis fossem o Sá Pinto e o Douala, pelo que não poderam jogar com Niculae, Pinilla ou Liedson?
É culpa de Peseiro que o àrbitro tenha expulso o Liedson na jornada anterior?

3. Liga dos Campeões:
Derrota com Nacional e Udinese:
É culpa do Peseiro que o Nacional chegue ao 3-0 com três golos em fora de jogo (assegurando a presença na CL do Oporto)?
É culpa do Peseiro que a Udinese fique a ganhar 2-0 na eliminatória com 2 penaltys que não existiram?

4. Taça Uefa: eliminação pelo Halmstad:
É culpa do Peseiro que o Nélson dê um frango no último minuto?

Na SL ninguém é de Coruche mas não é só o Peseiro a casar com a Culpa.

AD - Martin O'Neil...

|

Quantos são? Quantos são?

Aproveitaram o feridado e foram fazer uma visitinha à Academia.
Três notas:

1. Que grande prova de coragem deram os capitães ao receber os representantes das claques. É evidente que não íam ouvir elogios. Ainda assim os receberam. E que dizer de Peseiro?? Depois do que se tem passado ainda aceitou falar com eles... Podemos acusá-lo de muita coisa, mas teve-os no sítio (se fossem os holandeses, eram os maiores!)

2. Mais uma vez inacreditável atitude da SAD. Não há palavras. Depois de deixarem o Peseiro sozinho nas derrotas, de ter que ser o Peseiro a dar conferências de imprensa onde só se pergunta se vai ser despedido e de sairem completamente sozinhos da Mata Real, esta foi a gota de água: sabem que as claques vão lá, mandam ir a GNR para se a coisa der para o torto e depois não aparecem??!!! E se houvesse mesmo confrontos, não estava lá ninguém da SAD??? Era a isto que se referiam quando disseram que a equipa "estava mais protegida que nunca"? A reunião das claques devia ser com a SAD, nunca com o treinador! Isto não é protecção nenhuma...

3. Gostava de saber quantos membros das claques esiveram ontem em frente à Academia. Imagem não há nenhuma e segundo os jornais estes não se deixaram fofografar (o que é estranho...). Ainda assim, ontem a RR e a TVI falavam em 40 adeptos. A RTP reduziu este número para metade - 20. O DN opta refere apenas "umas dezenas". Hoje, a Bola fala em 50. Por isso, vamos acreditar que seriam entre 40 e 50. Ou vamos antes acrediatar nos 80 do Record?

AD - E Martin o'Neil?

|

terça-feira, outubro 04, 2005

Não serve de desculpa

Não serve de desculpa, mas sempre pode ajudar a explicar algumas coisas:
Basta ler esta noticia:
"Erro(s) para a derrota
Foi o início do descalabro. Um livre frontal à baliza defendida por Nélson, perigoso, e que o árbitro Carlos Xistra mandou repetir. À primeira, os jogadores do Paços de Ferreira converteram-no de forma indirecta e a bola embateu em João Moutinho. Considerou o juiz que o jovem médio saiu da barreira antes de a bola estar em jogo mostrando-lhe cartão amarelo. Dois erros em um: foi Deivid quem partiu primeiro e a bola já estava em jogo. Na repetição do livre, Ronny fez... o primeiro golo do jogo.
"
[in O Jogo, 04-10-05]

Como disse, não serve de desculpa nem de atenoador da derrota. O Sporting não pode justificar uma derrota num lance contra o Paços de Ferreira.
Nunca na vida.
Mas sempre vai explicando certas e determinadas coisas que vão acontecendo como quando alguns são expulsos (e bem) por entradas duras e outros nem amarelos vêem (pelo menos já são falta coisa que não acontecia a alguns anos)...

Enfim...

Langão de Sevilha

|

Um gestor?

Graças a pasquins que colocam opiniões pessoais no que deveriam ser apenas noticias como esta, queimaram o Ricardo, queimaram o Peseiro, quase queimaram o Liedson (ainda não desestiram) e agora vão, pelo menos querer queimar o Paulo de Andrade.

Não sei a que se deve tanto ódio. Provavelmente à inveja de um Clube que com muita dificuldade e contra muitos se conseguiu por de pé graças a trabalho honesto e a gente honesta.
Não promete este mundo e o outro para depois tentar (sem sempre o conseguir) o acesso às competições europeias.
É um clube que vive na sua (dura) realidade e faz o que pode para sobreviver, sem poder contar com ajudas do estado, de câmaras municipais nem da comunicação social.

Acho que é tempo de o deixar respirar um pouco, não acha "Sr." Nuno Pombo ou devo apelidá-lo de um verdadeiro gestor... ou melhor, um verdadeiro "pau mandado"?

Langão de Sevilha

|

segunda-feira, outubro 03, 2005

benfica - Guimarães, minuto 64

Entrada criminosa de Petit sobre Targino, o melhor em campo do Guimarães e autor do golo.
Ao contrário do vermelho directo ontem a Miguel Garcia, o árbitro nem amarelo mostra.
Este lance obrigou Jaime Pacheco a retirar o jovem internacional português das quatro linhas.

Um lance, apenas um - a fazer lembrar a Taça de Portugal quando Hugo Viana é expulso em detrimento do enganador João Pereira - que decidiu a partida, pois volvidos 3 minutos com boa dose de sorte o benfica marca o 2-1.

Assim se fabrica uma equipa vencedora, não é?

Marquês de Gondomar

|

Human Research



Como temos quase a certeza que alguém da SAD presta atenção à SL, fica aqui a informação para que quem de direito actue em conformidade.

Martin O'Neil está livre. E não precisa de se adaptar às camisolas.

AD - Contratem Martin O'Neil!

|

domingo, outubro 02, 2005

As contas fazem-se no final

O ano passado as coisas começaram muito mal.
No principio da época já estavam a pedir a cabeça do treinador (interesses macabros movidos por pasquins como o Record).
No final o Sporting perdeu (definitivamente) o campeonato na penúltima jornada da Liga (também de forma bastante macabra), coisa que também não foi a primeira vez que aconteceu.
Fomos a uma final de uma competição europeia. Perdemos num muito bom jogo de futebol e sem espinhas. Perdemos e ponto final. Alguém tinha que vencer. É assim nas grandes finais europeias de futebol, nas quais o Sporting não é (infelizmente e obviamente) uma presença constante.

O Sporting joga daqui a pouco.
Vai jogar com o Paços de Ferreira.
Ninguém sabe qual vai ser o resultado (espero que mesmo ninguém saiba qual vai ser o resultado).
Estamos a 1 ponto do 1º e fora da taça UEFA. As coisas não são iguais às que eram a época passada.
Mas podem acabar melhor.

A minha aposta é:
Não nos deixemos levar por populismos faceis e baratos.
O caminho correcto não é necessariamente o mais fácil.
Façamos as contas no final e entaão aí veremos o que se deve ou não fazer.

Langão de Sevilha

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com