Com esta camisola constituímos a SL e escrevemos neste Blog.

sexta-feira, julho 29, 2005

Bodas de ouro

No ano em que o Sporting comemora o centenário, a Taça dos Campeões celebra as suas bodas de ouro.

"We are also proud to announce that the European Champion Clubs' Cup is 50 years old. It is 50 years since the first match took place on 4 September 1955 in Lisbon, between Sporting Clube de Portugal and FK Partizan. During the season we will celebrate the strong heritage and the great players of this competition."

o Partizan está igualmente presente nesta pré-fase da CL (FC Artmedia Bratislava (SVK) / Celtic FC (SCO) v FK Partizan (SCG) / FC Sheriff (MDA))

Não deixa de ser curioso uma outra cifra importante ser também nossa pertença, a vitória de 16-1 ante o Apoel de Nicósia, que representa a maior goleada em provas da UEFA e dificilmente será batido - ainda que o benfica seja forte candidato a destronar o Apoel na edição que se avizinha.


Ao mesmo tempo, na esteira do que a SL defende, a imprensa italiana considera árdua a tarefa da Udinese. Sorteggio ostico anche per l'Udinese. I friulani, alla prima storica apparizione in Champions i portoghesi dello Sporting Lisbona, finalisti nell'ultima edizione della coppa Uefa vinta dal Lokomotiv Mosca. Avversari quotati, anche se il sorteggio poteva riservare anche squadre più dure e pericolose [Liverpool ou Manchester United]. La squadra di Cosmi dovrà dare il massimo per accedere alla fase a gruppi, dove in ogni caso sarebbe in quarta ed ultima fascia.

Um bom adversário para quem há bem pouco tempo afastou Feyenoord, Middlesbrough, Newcastle, AZ Alkmaar ou Rapid Viena. Sem Deivid.

Marquês de Gondomar

|

The Champions league



A Udinese foI a equipa sensação da Liga Italiana 2004/05 mas ao mesmo tempo uma decepção nas provas da UEFA, onde foi afastada pelos nossos amigos Panionios.

Jogou habitualmente num 3.5.2 sem prejuízo de o novo treinador contratado modificar este alinhamento táctico.

Neste momento é uma ilustre desconhedica equipa, onde pontificará sem dúvida um jogador com o qual não tinha dúvidas em afirmar que o Sporting seria o campeão dentro das quatro linhas em 2006: Luís Vidigal.

Além do timoneiro SPALLETTI que conduziu a equipa ao quarto lugar, um ponto à frente da Sampdória, que se mudou para Roma, abandonaram esta squaddra o médio de ataque JANKULOVSKI, a caminho do Milan, o defesa indiscutível KROLDRUP, cuja transferência engloba o próximo amistoso de dia 3 ante o Everton, e ainda o registra PIZARRO, que fará companhia a Adriano e seus pares no Inter.

Marquês de Gondomar

|

Sporting – Udinese

O Sporting joga contra o Udinese na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Udinese, com o seu treinador Serse Cosmi vai sofrer frente ao Sporting.
Com um treinador “cósmico”… das duas, uma: ou os Udineses ficam a ver estrelas… ou vai ser uma “tragi-cosmedia”.

Duma maneira ou doutra…. Ciao Udinese! Arrivederci!

NLF

|

quinta-feira, julho 28, 2005

Sorteio hoje Às 11h

Para além das que entram directamente:
Betis
Slavia Praga
Udinese
Everton
Basileia
Wisla Cracóvia
Shaktar Donetsk

Poderemos jogar com uma destas equipas, consoante o desfecho da segunda mão:
Dinamo Tbilisi 0-2 Brøndby
Anorthosis 3-1 Trabzonspor
Vålerenga 1-0 Haka
Dudelange 1-6 Rapid
Partizan 1-0 Sheriff
Shelbourne 0-0 Steaua
Malmö 3-2 M. Haifa
Tirana 0-2 CSKA Sofia
Debrecen 3-0 Hajduk

Já a seguir ao sorteio, os comentários.

Marquês de Gondomar

|

Portugal no seu melhor


O jornal o jogo antecipa o lançamento da biografia de jorge Costa.

À primeira vista pensei que iria ter um bom companheiro para as férias, rivalizando com o Gato Fedorento. Afinal, tenho as ditas estragadas: já não posso ir à mealhada visitar a Meta. Se a polícia me manda soprar no balão, já sei que a culpa é do leitão.

É imaginativo desculpar-se de ter acusado nandrolona com um belo respasto da Bairrada. Já a cafeina, tão em voga em tempos para os lados do bessa, seguramente que é de um molho especial das francesinhas.

Marquês de Gondomar

|

quarta-feira, julho 27, 2005

A bom ritmo

Esta época já se venderam mais Gameboxes que em igual período da época passada. Como quer o nosso capitão, esta época "em Alvalade vai ser criado um verdadeiro inferno".

FAP

|

Como AD já o disse aqui parece que aquilo anda aí.
Também não digo mais nada.

FAP

|

terça-feira, julho 26, 2005

Rei despachado, subsituto encontrado...

É certo que já lá tinham o Benny McSoco...
Mas com a ausência de Luisinho dá pancada, uma grave lacuna se abriu...
Mas o olho clínico dos dirigentes azuis e brancos dá esperança aos oportunistas!

Eis o novo reforço no seu esplendor!



AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

A dúvida persiste...

Será que o Luisinho-dá-pancada-Fabiano estaria a falar dele?
Ou de alguém em especial?
Talvez da sua ex-equipa?
É que, se a minha memória não me falha, este fedelho foi protagonista de vários "chutões e porradas"...



Enfim, ele no fundo só continuou uma escola arruaceira, e teve uma pós-garduação azul e branca!



AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Predictions

O Site da UEFA indica já os clubes cabeça-de-série na sexta-feira.

Será coincidência o nome do Sporting aparecer ao lado do... Shakhtar Donetsk?

Pessoalmente gostaria de jogar com o Betis ou com o Everton.

Espero, claro, que o Sporting se apure para a Liga dos Campeões. Em seguida, tenho uma opinião que sei não ser consensual: ficar em terceiro na fase de grupos e partir rumo a uma nova final da UEFA.

Claro que sabe a pouco o estatuto de Finalista da UEFA 2005, como é ambundantemente referido na imprensa europeia quando aludem ao nosso SCP. Contudo, jamais esquecerei a épica eliminatória Sporting-Newcastle, sobretudo a 2ª mão em Alvalade.
A perder por dois golos e meio e sair por cima não está ao alcance de uma qualquer equipa. Tal como foi fantástica a classe demonstrada ante Middlesbrough e Feyenoord ou a crença e esperança quando vergámos pela primeira de muitas vezes os pupilos do Co Adriaanse.

O Sporting perdeu o medo pelos adversários. O Sporting percebeu que as camisolas listadas verde-brancas pesam mais para os oponentes que nos encaram de frente, sejam ingleses, holandeses ou de outro qualquer país. Acredito que o novo estádio tenha uma quota parte de responsabilidade, tal como a nossa fantástica adesão às Gameboxes.

Marquês de Gondomar

|

Mais uma notícia da negociata...

É preciso ser-se muito muito bom para estar sempre na berra, quer nos jornais, quer nos meios judiciais...



Desde que aquele jovem rapazola de origem incógnita, mas com passagem pelo Luxemburgo, de verborreia fácil, lingua afiada mas pouco correcta gramaticalmente falando, intempestuoso... o Veiguinha está em todas!
E está sempre nos negócios do Estoril, mais uma vez nas últimas semanas. Já não bastava o que se passou nos dois jogos na temporada passada com o Bénéfica, para juntar ao CLARÍSSIMO processo de transição das acções do Estoril para fora das suas mãos... não nos esqueçamos do caso Jardel! O "home" tem sofrido a bom sofrer. Esse ícone incorruptivel, limpo e honesto, como tem sido massacrado...

Eis que outro salta em sua defesa, como noutras alturas. No fundo, está tudo entre amigos... estranho pareça que um dirigente de um clube que foi parar a 2ª de Honra, também por culpa da agremiação encarnada e branca, que tenha visto as suas contas dificultadas por isso mesmo, venha em socorro, defendo a honra de quem... bem... não a tenha!!!!

Muito mais há a dizer e a comentar a este respeito... outros posts hão-de vir!

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

segunda-feira, julho 25, 2005

Rir a bom rir...

Aí esta a piada do ano!
Depois de prometer que Trapalhoni ficava, que se ía embora, de Tomasson, dois 300 mil em Agosto, etc, etc, etc...



O rapaz promete tudo: só falta mesmo ganhar o campeonato em Marte!
Puxem por ele que ele diz!!!

Agora Vieirinha veio dizer pela 100ª vez desde que assumiu que o bénéfica vai ser o melhor clube do mundo!

Deus queira que não se engane... pois da última vez que um Presidente do Bénéfica disse um disparate de tanta magnitude, inconcebível e irreal como este... muito parecido com aquela do "... o bénéfica vai ter a espinha dorsal da selecção..." poderá ser que veja o céu aos quadradinhos...

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Outros resultados...


Vejam as notícias dos jornais desportivos respeitantes ao clube ali da Luz, e em especial ao seu treinador, aquele Ronald Com a Mão...



Será impressão minha ou o rapaz está a ser apaparicado, acarinhado, dão de mamar, fazem-lhe festas, bajulam-no, levam-no ao colo?

Dirá o leitor, grande novidade... "...isso acontece todos os anos...", mas este ano, ainda a procissão vai no adro e já o rapazola é o máximo, sabe sempre o que fazer, e as decisões mais correctas, é amigo dos jogadores, e tal... e tal....
Muito estranho... tanta justificação deve ser porque o rapaz deve prometer deve, só não se sabe bem para onde, nem o quê.

Só vejo é que o bénéfica continua sem fio de jogo, sem qualidade, sem alma, sem brio e vive de expedientes como Karadas que se foi... grande Azar... de jogar com equipas cansadas... e quando é mais a sério, olha perdem!!!

Afinal de contas, até entendo.... Nomeação de árbitros mantém-se, Cunha Leal fica, Valentão Loureiro também, nada mais há a referir a não ser que o tal holandês, antes de ser do bénéfica já o era, e sempre será... tal como o Trapalhoni.
Oxalá não magoe os benefiqueiros como o italiano não queria magoar!

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Mais resultados...


O Sporting não brinca em serviço nem goza com as pessoas...
Principalmente, respeita e fala verdade aos seus sócios e simpatizantes.
Acima de tudo, prefere o rigor e a transparência aos esquemas e sinuosas trafulhices...

Sendo assim, Manoel, Edson, Luis Loureiro, Deivid e Tonel, e todos os processos que os envolveram são demonstrativos de como se prepara uma época, de como se negoceia, de como trabalha nas bandas do Alvalde XXI!

Olhando pra os arrabaldes daquele complexo, no pardieiro da Luz, mais além no Pedreira a céu aberto que são as Antas (não, não estava a falar de Braga), ou mais um pouco na lixeira do clube arsenalista, entre outros locais, percebe-se o quão baixo e pouco digno se encontra o mundo do futebol português.

Das promessas a torto e a direito, sempre incumpridas, dos jogadores que vêem e deixam de vir, dos intrometer e meter o dedo nos negócios alheios, a ganância e trafulhice co-adjuvada pela ambição desmedida, passando pela incrivelemnte já curriqueira mentira, aldrabice... Os esquemas continuam. E o português a ver!

Tudo isto par dizer, que não custava nada ás autoridades, quiça a PJ, estar atenta, que o "apito dourado" seria uma história de garotos face ao que se passa... e que se vem passando... enfim, mais uma vez, apitos daqueles vão passar à história e tudo vai ficando na mesma!

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Resultados...


Visto que estão os primeiros encontros e em especial frente ao Celtic e ao West Bromwich Albion, não que o Sarilhense, Torreense, Barreirense e Odivelas sejam de menor importância para o Sporting, mas de algum modo os outros adversários, os primeiros referidos, requerem princípios de jogo estabelecidos e, sobretudo, o brio profissional, o sentimento patriótico e o dever clubístico da imagem e crédito a deixar.

Analisados que estão estes jogos, ficam na retina algunas permissas.
O domínio de jogo, a qualidade de passe, o circular a bola, os olhos sempre na baliza, a paciência do controle de jogo. Tudo princípios já estabelecidos e trabalhos o ano passado, e que este ano tendem a ser melhorados, como se tem visto nos últimos encontros.

Para além disso, o plantel está indiscutivelemnte mais forte, mais estável, mais igual no valor e qualidade entre os vários sectores. Isso é uma grande garantia para os Sportinguistas.

Finalmente ao olhar para Miguel Veloso, Semedo, André Marques, Nani, Varela e tantos outros já emprestados, o Sporting É e vai continuar a SER o melhor clube português e dos melhores da Europa!

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

José Veiga

A CMVM comunicou hoje que está a investigar a venda das acções que José Veiga detinha na SAD do Estoril, a 3 empresas britânicas. Alega que as participações não são transparentes.

É também por isso que a SAD do slb não está cotada em bolsa: quanto menor for o número de narizes metidos nas contas vermelhas, melhor para a falta de (para usar uma palavra da CMVM) transparência.

Marquês de Gondomar

|

WBA - Sporting

Logo à noite temos mais um jogo-treino em direcção ao início oficial da temporada do centenário.

Do Algarve, ao contrário de outros jogos por terras lusas em que participou este West Bromwich Albion, chegam ecos de grande entusiasmo dos adeptos ingleses, pois finalmente o WBA tem um embate contra uma equipa de Top. Daí que tenha poupado os habituais titulares no seu último amistoso e se apreste a apresentar hoje o seu melhor onze, onde se destaca Kanu.

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, julho 22, 2005

Separados à nascensa


David Banner, Hulk ----- Deivid Souza

|

Plantel 2005/06

Contas feitas, o plantel não deverá andar muito longe do seguinte:

3 Guarda-redes: Ricardo, Nelson e Tiago.
8 Defesas: Miguel Garcia, Rogério, Beto, Polga, Semedo, Tonel, Edson e Paíto.
7 Médios: Custódio, Luís Loureiro, Rochemback, Moutinho, Carlos Martins, Tello e o novo Di Franceschi.
7 Avançados: Liedson, Pinilla, Douala, Manoel, Sá Pinto, Silva, Deivid.

Eventualmente poderá sair um dos avançados, talvez Silva, o que poderia abrir espaço para a manutenção de Nani.

Veloso, Labarthe, Varela e Valdir deverão ser emprestados a outros clubes.

André Marques poderá continuar nos juniores, sendo chamado em caso de necessidade.

Marquês de Gondomar

|

Quer resumir?

O Presidente da República escreveu o prefácio do pseudo-livro do tripeiro j costa. Foi o que ele conseguiu arranjar para tentar explicar em 10 linhas a “excessiva benevolência” praticada pelo obreiro-mor da cacetada para com os adversários.
FAP

|

quinta-feira, julho 21, 2005

Equilíbrio pois então


Ainda bem que o nosso seleccionador não está de férias. Se tinha dúvidas ontem deixou de as ter! Já decidiu qual a dupla de centrais a utilizar no jogo com a Rússia: p emanuel e r rocha. Ao que parece, quer manter equilibrada a luta pelo primeiro lugar no grupo para o Mundial.

FAP

|

Aí está



Como Paulo de Andrade o referiu ontem o Sporting já tem o jogador conceituado: Deivid de seu nome, 25 anos, bicampeão do Brasil (Santos), 21 golos, dupla de ataque com Robinho.


FAP

|

«Nuno Gomes vai ser o "embaixador" de um novo perfume que o Benfica vai apresentar hoje, pelas 19 horas, na Megastore do clube.
O perfume "Unum" tem uma versão masculina e uma versão feminina.»
(Record, hoje)

Seria tão fácil escrever um post sobre isto que até desmoraliza...

AD

|

quarta-feira, julho 20, 2005

Actos de Boa Gestão

Top 3 da gestão da SAD:

1. Manutenção na equipa do Custódio e do Carlos Martins (Vão rebentar este ano).
2. Transferência da mulher e da filha do Liedson para Lisboa.
3. Penalty do Pinilla e consequente casamento.

AD

|

sistema: vermelho

Se duvidas havia, estão agora dissipadas.

Com a manobra dilatória efectuada na AG da LPFP que se iniciou no princípio deste mês, LFV, com a ajuda de Adriano Afonso, presidente da mesa da mesma AG, conseguiu adiar para hoje a continuação e respectiva discussão e votação de propostas relativas à arbitragem: concretamente a extinção do processo de nomeações dos árbitros, evoluindo-se para o sorteio.

Entretanto, continuando a mover os seus cordelinhos, LFV com o auxílio do Major, propôs manter o status quo actual do sector, modificando apenas o modo como é efectuada a mesma nomeação, aumentando o seu rigor.

Contudo, para que esta ou qualquer alteração entrasse em vigor no campeonato que se aproxega, seria necessário que a AG a aprovasse até 30 dias antes, de acordo com os regulamentos da LPFP.

Por casualidade, é o que sucede: a AG que se encontra suspensa iniciou-se em data anterior a 21 de Julho, ou seja, mais de 30 dias antes de 21 de Agosto, data oficial do pontapé de saída da edição 2005/06 da Liga de Futebol.

Sucede que algumas doutas cabeças se apressaram a dizer que não se trata da mesma AG mas de uma outra constituida ex-novo, pelo que todas e quaisquer votações que alterem os regulamentos já não entrarão em vigor para a presente época. Argumentam a sua tese com a justificação que se poderia ir adiando sucessivamente a AG com o risco das alterações apenas serem aprovadas já no decorrer do campeonato, com a consequente alteração das regras a meio da época, o que traria o caos.

Claro que os defensores desta posição são os mesmos que a toda a força quiseram ir adiando a continuação da reunião magna: benfica, Luís Guilherme, Paulo Paraty e outros. Vide a imprensa dos últimos dias.

Sendo esta tese no mínimo discutível (uma vez que a aprovação da alteração dos regulamentos produziria efeitos à data de início da AG, não colidindo assim com a disposição regulamentar) apenas contribui para aumentar a suspeição que rodeia o futebol.

Qual é o problema de, por exemplo, as designações dos árbitros passarem a ser feitas por sorteio a partir de 1 de Novembro próximo?
Não se trata de nenhuma regra do jogo - essas são fixadas pelo International Board.
Os clubes continuariam todos em igualdade de circunstâncias. Aliás, teriam sido os próprios clubes a aprovar essa medida, isto é, seria a sua vontade a prevalecer. Caso os mesmos entendessem que prorrogar uma AG durante 3 ou 4 meses seria nocivo aos seus interesses, tomariam o caminho que mais lhe conviesse: a não aprovação das propostas em discussão.

Já todos percebemos que Tomasson seria dinheiro muito mal gasto.
Já todos percebemos porque Paulo Andrade referiu hoje que o Sporting busca um craque.

Marquês de Gondomar

|

Até mais ver...


«Não há dinheiro que compre o nome Dragão»... dizia o Bimbo da Costa ontem.



Mas alguém tem dúvidas que quando o Bimbo da Costa sair da presidência do Oporto, seja porque porta fôr... que o estádio passará a ter o seu nome...
Hipocrisias próprias de gente pouco séria.
É óbvio que até lá vai sofrer a bom sofrer para o estádio não ter patrocinador, que bom jeito lhe daria em termos financeiros. Mas, afinal de contas, tendo em conta a quantidade de asneiras e disparates na gestão nestas duas últimas épocas, não me espanta que faça mais uma...

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

terça-feira, julho 19, 2005

Muito se experimenta neste País...

Depois de DeLete Neri no ano passado... entre outros atletas... eis agora o Miguel a dizer que estava a experiência!

Não está em causa o fundamento legal, que creio, ser correcto.

Depois dos sistemas de sorteio e de nomeação nas arbitragem... dos auriculares nos arbitros para se ouvir o que dizem... agora esta? Até quando se experimenta no nosso país?

AHL - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Olhem a fé que o homem tinha...


Disse Jon "Dá-lhes" Tomasson, na sua apresentação no VFB Stuttgard, que "Se apenas me interessasse a «Champions» ficava no Milan...".

Até ele percebeu a grande carreira na Europa que o seu ex-futuro clube lhe iria proporcionar, tal é a fé dele e de todos nós nisso mesmo.

Já estou a ver a dupla Veiguinha & Vieirinha (ou como um nosso leitor lhes apelidou, o Bate-Chapas de Luxemburgo e o Enche Pneus de Alverca-Gare) a tentarem convencer o dinamarquês:

Veiguinha: "ò amigo, isto é muito simples, meu amigo, no nosso campeonato está complicado... foi-se embora quem nos orientava os gajos do apito e assim a malta ganhava os jogos. Daí, 'tá díficil, ó amigo..."
Vieirinha: "Hum...falando na Europa que eu conheço bem pelo meu negócio de pneus, hum..., a gente só garante os jogos que ganhemos com o Pedro Poença a apitar, hum?..., agora que o tipo é internacional e tal... hum... e vai prós jogos dos «Champignones»..."

Veiguinha: "... o pilim no final do mês é quando der... a gente promete que dá, ninguém sabe de onde ele vem, mas a gente paga..."

Vieirinha- "Por isso, hum... prémios de jogo por golos e vitórias... se calhar compra o Kit bénéfiqueiro Repsol, hum..., ganhas uns litros para o teu veículo, poupas uns trocos, hum... e ajudas o clube que a malta agracede..."

E depois pediram à tal fiscalista para traduzir... no fundo a culpa foi dela.

AHL- Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

Quanto tempo?

Diz que este brasileiro veio em Janeiro e já foi. O outro, que também veio do Marítimo, ligou ontem já a altas horas da madrugada assustado ao empresário para que lhe procurasse um clube imediatamente.

FAP - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

O que faço pelo carinho...

Diz o Luisito-ainda à-procura-da-bola-que-o-Paíto-levava que fica no Bénéfica por causa do carinho... À primeira vista pensava que se referia ao carinho prestado a/por jogadores como o Simão-que-não-sabe-quem-é-o-pai-da-Mariana ou o Petit-a-este-ou-e-este-também-leva, que anda sempre ansioso de dar seja em quem for e de que forma for...

Mas voltando à entrevista, pensava que se referia ele ao carinho prestado a/por estes dois persopnagens.
Puro engano: ele refere-se ao carinho prestado por toda a massa associativa...

Enfim, não faço mais comentários...

Langão de Sevilha - Os verdadeiros 100 anos de Glória!

|

O além

Vamos esperar por ouvir o que vai dizer o lfv porque ele já falou com Féher sobre isto.

FAP

|

segunda-feira, julho 18, 2005

Formação: dois apontamentos

1. O o meu presidente é uma jóia de moço, vulgo LFV, deu a entender há dias que o benéfica deverá incluir no plantel final, para abordar a época que se está iniciar, dois jogadores oriundos das camadas jovens do clube.

É interessante que o moço foque as atenções na quantidade de jovens a promover em detrimento da qualidade.

2. Dias depois José António Carraça vem dizer que esse mesmo clube terá, em 2008, melhor cantera que Sporting e Oporto.

É interessante que o Sr. Carraça admita publicamente que a sua escola de jogadores é pior que a dos rivais. Falta agora que os responsáveis do futebol senior se afinem pelo mesmo diapasão relativamente aos pupilos de Koeman.

Marquês de Gondomar

|

Questões futebolísticas.


Porque também aqui interessam outras questões mais practicas no que respeita ao futebol, aqui vai uma ideia a debater que chegou ao meu conhecimento, há muito pouco tempo, algo que a minha memória me foi atraiçoando nos últimos anos.
Até aos inícios da década de 90, nas regras disciplinares do Campeonato Nacional estava patente que quando fosse apresentado o 3º amarelo em jogos oficiais nacionais do clube, o jogador (mediante o caso averiguado pelo Conselho de Disciplina) era suspenso por 1 jogo. E ao fim de 6 amarelos, levava 2 jogos, e assim consecutivamente... Volto a referir que ao 3º amarelo levava um jogo de suspensão.

Eis que a Federação e mais tarde a Liga colaboraram nesta alteração de mudar do 3º amarelo para o 5º amarelo...

Creio eu que isto é alinhar claramente com o futebol mediocre que se practica pela maioria das equipas portuguesas: aquelas que alinham pelo diapasão da defesa, da dureza, da falta, do é só mais uma amarelo, do temos trolhas para dar cacetada para dar e vender... assim sendo, os jogadores sabem de antemão que podem dar o que quiserem de pancada, e outras coisas mais, pois só ao fim de 5 amarelos e sabe-se que outro tanto dobrar de faltas são severamente punidos...

Dai que o número de faltas por jogo aumentasse de imediato depois da mudança daquela regra, e que a média de faltas por jogo no nosso campeonato seja assustadora.

Enfim... um considerando meu.

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

E... Jon "dá-lhes" Tomasson!




Não posso deixar de pensar que depois de tanta promessa - que fez correr tanta tinta e capa de desportivo -, temos ponta-de-lança, temos goleador, temos homem da área, que ia ser apresentado no domingo no jogo de apresentação, etc., etc., etc. ...

Era o homem que Veiguinha & Vierinha iam dar ao Bénéfica... mas afinal Jon "deu-lhes" Tomasson, mas para o VFB Stuttgard, para junto, imagine-se a ironia, de Von Trapalhoni, que segundo Vieirinha também ficava para esta época.

Se a isso juntarmos a festa bénéfiqueira de este Domingo frente ao Chelsea de José Mário M. com pouco mais que trinta mil espectadores, onde o resultado foi a condizer com o jogo: uma nulidade com um auto-golo!

E se culminar na promessa de Vieirinha de se ir embora, em Agosto, caso não tenha um pacote de 300 mil adeptos inscritos...

Não posso mesmo deixar de pensar se alguém acredita que foi gente séria que deu a taça da Federação ontem no Pardieiro da Luz! ...e se foi ganha seriamente!

Jon "vai dar" Tomasson explicações amanhã sobre os motivos que o levaram a assinar por outro clube. Alguém precisa?
AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Muito bem e muito mal

Muito bem:
este post acerca da questão sorteio/nomeação de árbitros. Se em Espanha se efectua o sorteio dos árbitros, porque não cá? Não há critério importante aquando da nomeação. A prova está na ambiguidade das mesmas na pretérita temporada.

Muito mal:
o post scriptum deste artigo de opinião. Por dois motivos: 1. Porque em regra muitos jornalistas fazem perguntas que induzem este tipo de respostas óbvias. 2. E agora pergunto eu: e era suposto dizer o quê, Sr. Luís Oscar?

Marquês de Gondomar

|

sábado, julho 16, 2005

Basta Karadas

aqui tinha dito:
Mantendo-se a designação dos árbitros por nomeação feita pelo sr. Luís Guilherme, não é necessário contratar o Tomasson.
Basta Karadas.

Marquês de Gondomar

|

sexta-feira, julho 15, 2005

Tac tac



o post não é nosso.

O DiarioDigital.pt confirma.

Dudek pode estar a caminho!

Depois de Schmeichel, why not?

Marquês de Gondomar

|

Louis Good-Death

Muito se tem escrito sobre a eventual recusa do Peseiro em deixar o Boa-Morte treinar em Alcochete na pré-época. Digo "eventual" porque nos consta nos comments do Sangue Leonino que não terá sido bem assim, mas nem é essa a questão.

A base desta recusa não está relacionada com eventuais sportinguismos do Boa-Morte, porque senão a Academia poderia tornar-se numa super-colónia de recuperação de ex-atletas sportinguistas.

Se, insisto no se, foi recusada este pedido do Boa-Morte, é bom sinal. É sinal que está-se a trabalhar à séria com vista à pré-eliminatória da CL e com profissionalismo. O que não se compadece com situações amadoras e pseudo-sentimentais de se deixar alguém treinar, quando pode perfeitamente treinar noutro sítio qualquer.

Claro que para o Boa-Morte é muito mais agradável treinar na super-academia. Mas e nós com isso?

Estão a imaginar o Record a ver o Boa-Morte em Alcochete?! Era logo uma campanha a dizer que podia vir para o Sporting, que podia ser o extremo que o Sporting precisa, mais tarde até já podia ser o substituto do Douala ou do Liedson...! Isso ser uma festa! E os comentários do Record também não é difícil de adivinhar:«incompetentes da SAD, contratem este que é verdadeiro sportinguista, e nunca devia ter saído, etc. etc.»

Para finalizar: O Boa-Morte, é bom mas também não é nenhum fora de série (excepto se o slb estiver interessado nele...). Se é tão sportinguista como diz que é, mostrou-o bem com as declarações que fez.

AD

|

Nuvens no horizonte

Fez ontem 8 dias que decorreu a AG anual da LPFP.
Um dos pontos da ordem dos trabalhos prendia-se com a alteração do regulamento de arbitragem, modificando-se o modo de indicar árbitros para os jogos organizados sob a égide deste organismo, evoluindo-se para o sorteio puro.
Nessa altura, o slb conseguiu levar a bom porto os seus intentos anti-alteração, através de manobras dilatórias, que lhe permitiram adiar a discussão e votação deste aspecto para o próximo dia 20.
Nove dias depois, ie, hoje, somos supreendidos com a notícia do cancelamento desta proposta, mantendo-se o sitema de nomeação pelo Sr. Luís Guilherme, que permitiu a uma equipa como aquela que bem sabemos quebrar um jejum de onze anos.
Esperemos pela conclusão da AG na próxima quarta-feira, mas a ser verdade que o presidente da CA (e o sistema.. de nomeação) se mantém onde está, creio que Tomasson já não será necessário. Basta Karadas.

Marquês de Gondomar

|

And the oscar goes to...



o prémio tarde, mas chega sempre:
Paulo Paraty, aquele que não marcou a falta do Gollum no lance que origina o golo que valeu o campeonato ao benéfica, vai finalmente receber a medalha a que tem direito, acompanhado de um prémio monetário:

Segundo notícia veículada pela RR, também ele estará domingo no estádio do lampião para ser homenageado (com a justificação que vai dirimir o jogo ante o Chelsea mas nós não acreditamos que seja apenas por isso, pois não?).

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, julho 14, 2005

Finalmente temos 4!!!

Finalmente a nossa cidade, a cidade de Lisboa, tem 4 equipas na Superliga (se tivermos em linha de conta Lisboa e arredores, a Grande Lisbboa).

A SL regozija-se com este facto!
É que já à muito tempo que isto não se verificava.
A época passada tivemos três: Sporting, Belenenses e Bénéfica-Estoril (são apenas uma só equipa, no fundo o o Bénéfica é a equipa B do Estoril).

Para a próxima época vai ser realidade o facto de termos as ditas 4 equipas.
De que o Sporting é a maior equipa não há dúvidas, como não as há em que o "Os Belenenses" são a 2ª. Resta a dúvida de quem é a 3ª se o Estrela da Amadora ou o Bénéfica... É uma dúvida que tenho de verdade. Espero não ferir susceptibilidades... dos amadorenses.

Saudações leoninas,

Langão de Sevilha - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Pede-se aos leitores da SL que saibam de alguém interessado na aquisição dos ditos kits o favor de contactar o blog do lado de lá.
Trata-se de uma situação extremamente desagradável, nem nós queremos que o luís filipinho tenha problemas conjugais. Já lhe bastam as arrelias com o menino zézinho.
Desconheço que utilidade poderão ter os aludidos kits. Talvez para um sketch dos rapazes, não sei. Ou no Iraque. Não sei, não sei mesmo.

Marquês de Gondomar

|

Liedson

1. A imprensa desportiva está a fazer o tudo por tudo para que Liedson se transfira para a Rede Globo, de modo a que no próximo outono entre em casa de todos nós em mais uma novela daquela produtora.

2. Falando mais a sério, há muito que corre um rumor acerca da possibilidade de o benéfica assediar o nosso goleador-mor. Primeiro via MSI, agora via Trapattoni.

3. Claro está que, se os alemães oferecerem 8 milhões de euros, o Sporting deve então fazer como a congénere de Braga e pedir o dobro do que se afigura como razoável para a transferência e chegar assim aos 20 milhões de euros.

4. Deste modo vamos a tempo de emitir no início da próxima semana um comunicado a lamentar que não tenhamos vendido Liedson para Inglaterra.

5. Resta saber se o levezinho está com vontade de sprechen Sie Deutsches.

Marquês de Gondomar

|

E o estádio chama-se...

Grande burburinho à volta da nomenclatura do estádio do lado de lá da segunda circular.

A questão da cedência dos naming rights não é nova: lá fora, há muito o campo do PSV ostenta o nome do principal suporte do clube, a Philips. O Arsenal recentemente contratou com a Fly Emirates. A polémica estalou quando o Hamburgo cedeu o nome do seu Volksparkstadiom à AOL. A FIFA não gostou e colocou em causa a utilização daquele estádio na fase final do Mundial 2006.

Por cá, o Sporting tem prevista há já algum tempo a possibilidade de ceder o direito ao nome do José Alvalade a uma entidade terceira. Não será uma situação pacífica, uma vez que dos três grandes, fomos os únicos a não vacilar quanto ao baptismo no novo estádio.

A questão parece, contudo, estar na vanguarda nas hostes lampionas, o que não deixa de ser natural.
Se repararmos, há muito que ninguém sabe muito bem qual a designação do alguidar da frente. Será mesmo estádio da Luz? Ou campo do sport lisboa e benéfica? Ou Prisão?

Para mim, o novo nome só poderá ser este.

Marquês de Gondomar

|

Contratações!

Trafulhices continuam...
Tomasson e Leo, diz-se por aí, vão rumar ao bénéfica.

As perguntas ficam:
- onde vão buscar os dirigentes o dinheiro para pagar a estes senhores?
- onde vão os dirigentes daquele clube buscar o dinheiro? Quais as contas daquele clube? Alguém sabe?
- lavam-se... as mãos destes assuntos?
- alguém estará interessado em verificar as transações naquele clube?

As trafulhices seguem sem que ninguém nada faça!

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Torreense 1 – Sporting 3

Peseiro chamou a jogar os miúdos. Quer vê-los para ver o que valem!



Nani, Paíto, André Marques e Labarthe deram nas vistas.



Principalmente o primeiro, Nani que se revelou muito ponderado, seguro de si, bom controle de bola, domínio de jogo táctico e técnico, muito rematador e excelente passe... aí está mais uma estrela das escolas do Sporting!



De resto Douala está e grande neste início de época, assim como o pé-canhão Edson. Sá Pinto foi a entrega e devoção do costume. O homem está cada vez melhor.



Um jogo mais difícil e que deu para ver que o Sporting vai continuar coma qualidade de jogo que demonstrou a época passada! A posse de bola, e muito muito muito remate à baliza!

Aí temos equipa! Esperemos as cenas dos próximos capítulos, já neste fim-de-semana com o Barreirense!

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Braga ou Embarga?

Esta história das negociações e consequente comunicado do Braga está muito mal contada.
Os dirigentes daquela SAD embargaram as negociações pelos jogadores que o Sporting tinha interesse em adquirir.
Alegaram tudo, só faltava mesmo dizerem que os dirigentes leoninos tinham chamado de lampiões aos jogadores do Braga e respectivos adeptos daquele clube! E não me recordo pior qualificativo para os ditos...
Enfim, alguma estranheza se me ocorreu quando li o comunicado:
- porquê a tanto espírito descritivo do negócio entre os 2 clubes?
- no meio de tantas descrições, porque não descrever também as tão referidas propostas estrangeiras aos jogadores do Braga e os números? E qual os seus resultados?
- porquê a defesa de Jorge Mendes?
- como sabem eles dos negócios e eventuais propostas do Sporting, em relação a outros atletas e clubes?
- quem terá criado ilusiões nos jogadores, quem compra que só contactou a SAD ou quem quer vender?
- se se negoceia porquê a hostilidade?
- querem fazer lucros à custa do Sporting?
- querem lavar a cara à custa do Sporting?

Enfim, cheira-me que o estilo Veiguinha & Vieirinha, apimentando com as ingerências Bimbas da Costa, estão a fazer escola pelos clubes portugueses.
Quanto a nós, sportinguistas e seus dirigentes, orgulhosamente sós... Já estamos habituados!

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

quarta-feira, julho 13, 2005

Faz agora um ano...

Será que vamos ter mais do mesmo?

Para já fica o concurso: Quantos jogadores do Étoile Carouge vão ser expulsos no jogo de hoje?

Marquês de Gondomar

|

É fazer as contas

Negócio Sporting: Enakarhire = € 6.000.000,00

Proposta Braga:
50% João Alves = € 2.500.000,00
Nunes = € 1.500.000,00
Wender = € 1.000.00,00

Conclusão: o SCB queria que gastássemos mais de 80% dos proveitos com a cessão do nigeriano, sendo que ficaríamos apenas com metade do "passe" do único que teria algum valor de mercado, o português João Alves; tendo ainda em conta que os outros dois atletas dificilmente seriam titulares no grémio verde e branco.

Por outro lado, é bom ter noção que segunda-feira às 21h José Peseiro em entrevista à Sportv deu praticamente como certas as aquisições dos bracarenses, o que pode ter inflaccionado os preços dos jogadores em questão, uma vez que as negociações tiveram lugar nessa mesma noite até de madrugada.

Nesta fase, é preferível contratar um jogador excelente que três jogadores bons.

Marquês de Gondomar

|

Braga por um canudo



Ficámos com o dinheiro.

Mas os sócios do Sporting de Braga deverão perguntar porque se perdeu a hipótese de vender um jogador por 4 milhões para Inglaterra.

E os sócios do Sporting deveriam perguntar porque se ia comprar meio jogador - ao menos que acertassem com a perna que ele costuma ter mais à mão - por 2,5 milhões de euros.

Se o Wender for assim tão bom, para o ano pode vir a custo zero.

O Nunes não é melhor que o Polga nem que o Beto e é discutível se será melhor que o Hugo. Melhor que o Enakarhire é que não era: não faz sentido contratarmos um pior para colmatar vaga. Se a dupla vai ser Beto e Anderson Polga, mais vale contratar o Zé Castro da Briosa:
é novo como o Enak; é rápido como o Enak; é alto como o Enak; com a vantagem de ser português. No final da temporada veremos quem é o melhor dos três. Que até pode ser o quarto, o canterano Semedo.

Marquês de Gondomar

|

Balanço Grupo SCP

O nosso administrador Rui Meireles fez, em artigo publicado esta segunda-feira no jornal do Sporting, um pequeno balanço do que têm sido os investimentos e projectos do Sporting nos últimos dez anos.

Ficámos a saber que, a nível de custos:
Academia Sporting: 17,5 m€
Estádio José Alvalade: 111,7 m€
Edifício Sede: 11,4 m€
Alvaláxia: 17,2m€
Multidesportivo: 8,3 m€
Acessibilidades: 9,5 m€
Demolição: 2,5 m€
Health Club (HP): 6,5 m€

Em termos de receitas, destaque para as três fases de patrocínio do Complexo Alvalade XXI, com a criação do conceito de Membro Fundador do Alvalade XXI (15 anos) e Sponsor Alvalade XXI (5 anos) a gerar no conjunto 17 m€. A sponsorização das portas e bancadas do estádio (entre 3 e 6 anos) 12 m€. as demais receitas de bilheteira e patrocínio duplicaram e triplicaram respectivamente. A partir do ano que vem, a Academia terá um main sponsor (6 temporadas).

No futuro, os objectivos apontam para o auto-sustento de cada modalidade, não comprar jogadores antes de vender, angariar melhores investimentos nos contratos de patrocínio das camisolas (digo eu: se o GES rompeu com a Imprensa, sobra mais para nós?), ceder a um fundo de investimento o Alvaláxia com opção de recompra (12 anos), negociar com um parceiro estratégico o naming rights do Estádio José Alvalade. Tudo isto a par do empréstimo obrigacionista que actualmente decorre.

Marquês de Gondomar

|

terça-feira, julho 12, 2005

Soma e segue...




Já aqui foi mencionado.
Segundo consta, na F.P.F. e na Liga, o contracto de Miguel é mais que válido. è extremamente válido.
Então eu estou muito mais descansado. É que já estava preocupado... podia ser que fosse analisado por alguém pouco digno, incorruptível, ou desonesto... e aí tudo fica pouco claro.
Agora temos a certeza como as coisas são e estão.

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Outros jogos...

Decorrido que está o primeiro encontro, Sporting 7-0 Sarilhense, onde se notaram as prestações de Edson, Sá Pinto e Douala pela excelente positiva, de notar a normalidade deste encontro, sem dúvida com acentuada diferença de nível de jogo e de qualidade. Assim se deve fazer em crescendo, e com adversários com cada vez maior qualidade e apresentem maiores dificuldades.

Contrastando com outros, em que logo à partida jogam com equipas medianas e para não destoar face época passada, jogam mal, sem qualidade, sem brio, vencem pela margem mínima, e contra 10.
Meus caros, até lá fora?!?!?! Já não bastava o nojo que fazem no nosso país, não façam os nossos compatriotas terem vergonha do nosso Portugal. Assim fizeram na época passada, assim foram demosntrando o que de pior existia no nosso futebol...
É incrivel como para manter o tipo de jogo a que os seus jogadores estavam habituados tenham levado todos os esquemas e porcarias para a Suiça, país neutro.

Enfim , incidências do Sion 1-2 Bénéfica, com uma expulsão para os suiços aos 4 m de jogo, sem ponta de lógica ou entendimento. Ou se calhar alguma, para quem já conhece de quem falamos.

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Esclarecimentos.

Muito se falou, tem-se falado, e vai-se falar sobre o defeso do Sporting. Principalmente sobre as aquisições, despensas e vendas do plantel.
O que eu sei, e aquilo que toda a gente "dita séria" sabe (se faz favor não aplicar o mesmo sentido que a dupla V & V lhe aplicou aquando do episódio do Estoril-Bénéfica), é que o que anima os defesos são os constantes entra e sai dos vários planteis.
Mas, também sabemos, eu e a gente séria, que isso é fruto muitas vezes da fome de notícias que os desportivos têm para vender as suas edições! E tenham isso sempre presente.
Ora quando nada se passa, recorre-se sempre à caquética forma de se inventar notícias ou fazê-las durar, e durar, e espremer. Principalmente quando se é intimado a tal, visando a desestabilização. Daí, que durante um mês ou mais, se falou ininterruptamente em hipotéticos negócios de Ricardo, Beto, Custódio, Douala, Liedson, Enakarhire, etc. Não se nega que existam pretensões ao plantel leonino, e que contactos se façam por exteriores. Só demonstra a qualidade dos jogadores e mais do futebol praticado na época transacta.
Contudo, creio, a lei dos negócios impera e quem não percebe nada desta dita lei, arrisca-se a asneirar. E quantos disparates temos visto nos jornais. Ou seja, a SAD Leonina sempre disse que quem quiser os jogadores do Sporting (e sublinho, DO SPORTING) paga o que este pede, principalmente quando os interessados são quem quer comprar. e depois negoceia-se, caso haja margem para tal. E acrescento, não me recordo, a não ser hoje, de ver dirigentes do Sporting a referir a intenção de adquirirem jogadores, vender jogadores ou coisas parecidas.

Posto isto, indico que as coisas no Sporting sempre se fizeram com rigor e seriedade. Quem não percebe estes conceitos, naturalmente que vocifera, apregoa e edita na praça pública, patacuadas e patetices sem sentido. Só vai na cantiga quem não souber cantar.

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Mais do mesmo

Prestes a encerrar-se o folhetim Enakarhire, eis que mais dois são reabertos:

Liedson a caminho do Sevilla, caso Júlio Baptista seja vendido;
Douala a caminho do Totenham por 4,5 milhões euros.

Marquês de Gondomar (de quem se diz estar também a caminho de outro blog)

|

segunda-feira, julho 11, 2005

novo canal canjinhaTV



Boa noite.

(bem-vindos à nossa habitual rubrica: o meu presidente é uma jóia de moço.)

O meu presidente é uma joia de moço.
Mas há dias eu fui dar com ele a negociar pneus com um vendedor de melões.
E eu: ai Luís Filipe, que tu também já andas metido nos cacahuetes como o teu avô.
E diz ele: não não que isto é dorga.
E eu: É droga é. O teu avô também começou com essa brincadeira dos cacahuetes e depois morreu atropelado por uma bola de futebol.
E ele: não não que isto é mesmo droga.
E eu: oh Luís Filipe mas olha que a droga também diz que não faz bem nenhum à saúde. Come antes um kit não-sei-quê que te faz melhor rapaz.
E ele: está bem mas agora não porque eu estou aqui a conversar com este gafanhoto gigante chamado Luís Guilherme.
E eu: cuidado com as companhias Luís Filipe.
E ele: 'tá bem 'tá bem.

(Foi a nossa habitual rubrica o meu presidente é uma jóia de moço.
Já a seguir não perca a rubrica: o meu treinador é uma badalhoca de primeira água.)

Marquês de Gondomar

|

Cara Lavada

Em ano de comemorações do verdadeiro centenário (que podia já ter sido celebrado há 3 ou 4 anos se contássemos da fundação do Sport Clube do Campo Grande ou do Belas...), a SL aproveitou os hackers do sistema e renovou a sua imagem.

Oxalá o Peseiro consiga fazer o mesmo com a equipa de futebol!

AD

|

Silogismo

Se Trapattoni diz que ama mais o futebol que a mulher,

tendo argumentado que saía do bénéfica por ter saudades da mesma,

logo,

o bénéfica não pratica futebol que se ame.


Marquês de Gondomar

|

domingo, julho 10, 2005

stand up comedy



A sic radical está tranquila: o bigode preto e prata (tri-sócio para os amigos) está muito perto de dar o "sim" ao canal de carnaxide para substituir o quarteto do gato fedorento nas noites daquela estação televisiva.

O guião escrito pelo monsieur du moustache revelou-se prodigioso, mais próximo do estilo Monty Python's que o sucesso nacional de ZDQ e seus amigos, mesmo não sendo novidade.

«De certeza absoluta que este não é o Miguel que conhecemos. Está muito mal aconselhado! Quer rescindir o contrato? Mas ele é jogador do Benfica e tem os ordenados em dia! Se não existe contrato, como argumentam, porque não fazem um novo? Se a Liga e a Federação dão o contrato como válido...»

No episódio de amanhã não perca novas revelações:
- Terá sido Cunha Leal quem deu o contrato como válido?
- Alguma vez Miguel alegou ordenados em atraso?
- Saiba como o acordo foi celebrado num dia 20 e as assinaturas reconhecidas 18 dias antes.
- Descubra ainda as diferenças do contrato registado na Liga e do duplicado na posse de Miguel.
- Fique a par do número de jogadores daquela agremiação de bairro que estão nas mesma situação.

Isto e muito mais somente no The Discovery Channel.

Marquês de Gondomar

|

sábado, julho 09, 2005

cábula

Esforço Dedicação Devoção e Glória: Eis o Sporting!

Está claro que a mania de chamar glorioso aos do lado de lá não passa de uma tentativa frustrada de copiarem o nosso lema.

|

sexta-feira, julho 08, 2005

Top 5

O Record, jornal de abundante credibilidade, dá hoje à estampa o top 5 dos mais bem pagos do nosso plantel: Ricardo, Beto, Nelson, Rochemback e Polga.

Ao contrário do que alguns poderiam pensar, o facto não tem nada de estranho.
Estes jogadores tem os contratos em vigor ainda do tempo em que não havia tecto salarial implantado no clube leonino e a recessão andava longe do mundo da bola.

Os actualmente mais bem pagos são estes porque Schmeichel, César Prates, Phil Babb, André Cruz, Rui Jorge, Paulo Bento, Rui Bento, Pedro Barbosa, Hugo Viana, Jardel, Niculae e João Vieira Pinto já saíram (entre outros, sem esquecer a redução do vencimento de Sá Pinto aquando da renovação).

Quando o Ricardo, Beto, Nelson e Polga terminarem os contratos, os seus valores serão ajustados aos ora praticados.

O problema é outro: terá esta notícia algum fundamento, vinda de onde vem? Ou andamos aqui a especular sobre nada?

Marquês de Gondomar

|

houston, we have a problem

Afinal não somos nós a ter problemas no site.

Devem ser uns quaisquer procos facho-comunistas que andam por aí. E digo isto para não lhes chamar ursos tripo-lampiões.

Marquês de Gondomar

|

quinta-feira, julho 07, 2005

Teoria da Conspiração

Hoje é dia 7 do 7.
Há um atentado em Londres.
Em Londres há um clube cujo dono é russo.
O nosso jogador 14 (7+7) anda desaparecido.
Esse mesmo atleta quer ir para a Rússia jogar à bola.

Hum...

Marquês de Gondomar

|

cozer batatas fritas

Luís Filipe Vieira revelou mesmo a existência de um processo por burla interposto pelo Benfica contra Paulo Barbosa. «No entanto, a Judiciária e o Benfica nunca o conseguiu notificar, pois há pessoas que gostam muito de viver em paraísos fiscais», completou. A Bola, 07-07-2005 15:59 (sublinhado nosso)

Meu Caro Vieira, vamos combinar uma coisa:
Eu admito que não sei como enriquecer vendendo pneus de camiões e tu não te armas em entendido em Direito. Combinado?

AD

|

Estamos sempre convosco!

Caro FA

neste dies horribilis, um abraço de esperança na normalidade, desde o lado de cá do canal.

Marquês de Gondomar

|

Canto Directo - A BOLA - 06.07.05

14 milhões... e 300 mil

HÁ MUITO que se sabia que o mito dos 6 milhões de adeptos benfiquistas em Portugal era uma ficção. Ao longo das últimas décadas foram várias as sondagens e estudos de opinião que colocaram bem mais abaixo o volume de apoiantes do clube da Luz. Mas, à força de tanto ser repetida a efabulação dos 6 milhões, ela acabou por se tornar, para os mais crentes ou ingénuos, uma realidade (ainda que virtual). Quando não mesmo um dogma inquestionável.

Afinal, agora é o próprio Benfica a desmentir a invenção dos 6 milhões. Tendo, porventura, a noção de que certos exageros são insustentáveis a prazo e de que algumas ilusões, além de efémeras, acabam por se tornar contraproducentes. Assim sendo e de acordo com uma sondagem divulgada oficialmente, há poucas semanas, pela direcção da Luz, mais de metade dos portugueses não simpatiza com o Benfica, pois os adeptos da águia em Portugal não chegam sequer aos 5 milhões.

Ou seja, a história dos 6 milhões, assumem-no os dirigentes do próprio clube, não passou de uma quimera. Insistentemente propalada aos quatro ventos, interiorizada por muitos como verdade oficial, utilizada como último e definitivo argumento em momentos de crise ou infortúnio - mas, em qualquer circunstância, uma fantasia.

OS DADOS apresentados pelo Benfica indicam que o clube tem 4.752.354 adeptos em Portugal. Uma estimativa, reconheça-se, bem abaixo dos utópicos 6 milhões. E que se aproxima já da média de vários estudos e sondagens sobre esta matéria, que aponta para números à volta dos 4,4 milhões de simpatizantes para o Benfica, 3,3 milhões para o Sporting e 2,2 milhões para o FC Porto.

Mas o estudo encomendado pelo Benfica, supõe-se que da empresa Aximage, não podendo confirmar, longe disso, os tais 6 milhões, dispara para outras alturas e direcções. E descobre que há, no mundo, nada mais nada menos do que... 14 milhões de benfiquistas!

Se, em Portugal, não chegam aos 5 milhões, essa penosa redução do contingente de adeptos é compensada com reforços prodigiosos fora de portas: quase 4 milhões de benfiquistas em Moçambique, perto de 3 milhões em Angola ou meio milhão só no Canadá. Sem esquecer os 153.584 benfiquistas encontrados na África do Sul, os 116.790 residentes na Indochina ou os 5.699 que foram descobertos ao sol das Caraíbas. Tudo somado, e contando com os quase 100 mil seguidores da causa benfiquista em terras tão improváveis como a China ou a Austrália, dá mais de 14 milhões.

SEM querer desmerecer da boa vontade do estudo, vale a pena atentar com mais vagar e atenção nalguns números. Em Moçambique, por exemplo, existirão 3.803.123 benfiquistas (e 123 porquê? de onde virá tamanha exactidão? a sondagem for feita pelo telefone? em urna fechada? Mistérios...). Ora, isso significa que mais de 20% de toda a população moçambicana é benfiquista. Uma falange de adeptos que deve fazer inveja ao Ferroviário de Nampula, ao Desportivo do Maputo ou ao Maxaquene, campeões moçambicanos que nem um terço desses adeptos podem apresentar como cartão de visita.

O mesmo se passa em Angola, onde o Petro de Luanda, o 1º de Agosto, o Sporting de Cabinda ou, para não ir mais longe, o Benfica do Lubango se vêem impotentes perante a multidão de 2.784.202 (e 2? porquê 2?) adeptos de Karadas e do clube lisboeta. Outra curiosidade: na China há mais torcedores do Benfica, 76.168 para ser preciso, do que nos Açores. Um montante que impressionará até clubes chineses de topo como o Xangai Xenhua, o Liaoning ou o Sichuan. E, sempre seguindo à letra o estudo do Benfica, os adeptos do clube na longínqua Indochina ultrapassam, para surpresa geral, os benfiquistas da portuguesa Madeira.

Tão imprevisto como os mais de 116 mil adeptos do Benfica que é possível identificar entre os habitantes do Vietname, do Laos ou do Cambodja só a tendência para a aglomeração de benfiquistas em luxuosas zonas turísticas: são 5.699 os adeptos espalhados pelos mares das Caraíbas e 81.559 os que se contaram dispersos pelas belas paisagens e montanhas do Tirol.

Mesmo não contabilizando a Islândia, uma falta imperdoável neste estudo, assim se chega aos tais 14 milhões. Que, com a contribuição da claque islandesa, omitida por lapso ou negligência, subiria certamente aos 15 milhões

TÃO curiosa e não menos megalómana do que este estudo à escala planetária é a campanha dos «kits» de novos sócios. Que Luís Filipe Vieira começou por exigir que chegassem ao meio milhão. Baixou, depois, a fasquia para 300 mil novos sócios. E, logo de seguida, para 300 mil sócios no total, ou seja, os novos sócios apenas têm que duplicar os já existentes, basta vender um pouco mais de 200 mil «kits».

Até Outubro. Porque, assegurou o presidente do Benfica, «se isso não acontecer é porque os benfiquistas não concordam com o meu projecto, significa que os sócios entenderam que a minha missão terminou. E nesse caso termina mesmo» em Outubro. A venda de «kits», no entanto, parece longe de corresponder a tão gigantescas expectativas. Apesar de, por 55 euros, os «kits» darem direito a descontos imperdíveis, a presenciar dois dos 17 jogos do campeonato e a continuar a pagar quotas todos os meses. Veremos, dentro de seis meses ou um ano, a taxa de sobrevivência dos novos sócios-«kit».

Luís Filipe Vieira, por seu lado, parece já arrependido do que disse. E pondera seriamente a hipótese de não cumprir a promessa de sair em Outubro. Não é com tanta ligeireza que se abandona a liderança de uma instituição que tem 14 milhões de adeptos. E que, feitas bem as contas aos «kits», não ficará muito aquém dos 300 mil associados.

in Canto Directo - A BOLA - 06.07.05

|

quarta-feira, julho 06, 2005

pero los barquitos se quedan con nosotros!

Euro 2004 (duas vezes! a candidatura e a própria selecção), finais europeias, participação dos clubes na UEFA, agora os Jogos! Ficam em Londres.
A España, aquele país que gostaria de se vender pelo preço que acha que vale, continua sem acertar uma que seja...
Sobra a America's Cup.
Quem se deve estar a rir são os rapazes de Barcelona (mesmo que digam que não...) e o jovem FA, do Quinto dos Impérios...

PS: FA, Obrigado pelos parabéns! Não são, de facto, 99, mas também fiquei um pouco mais perto do meu centenário.

AD

|

terça-feira, julho 05, 2005

Quem?

Mundial 2006: atitude da FIFA põe em risco a realização do torneio

Mas.. quem é a Agência Mundial anti-dopagem?

quem é que são eles?

venham fazer o mundial em Portugal!!

tivemos agora o EURO, estamos preparados pra tudo!

nem que tenhamos de fazer parceria com o Camp Nou, Santiago Bernabeu e Anoeta!

Fora com a AMA! Ninguém te ama!

Vão mas é para as escolas secundárias evitar que os miudos se droguem, ou para as faculdades impedir as porcarias que pra lá se tomam em época de exames.

Agora mais em tom serio:

1. se alguém põe em causa algo não é a FIFA.
2. o que é o doping?
3. quem deve definir o que é doping?
4. o que se deve considerar doping?
5. o conceito de doping deve variar consoante a modalidade?

Marquês de Gondomar

|

Está de volta...




Todos sabem a minha opinião a respeito do José Mário M..
Mas, politiquices à parte, opiniões e opções para outro lado... Gostaraia muito de saber que tão forte razão levou o inefável José Mário M. a fal~tar à sua condecoração pelo Presidente da República!

Como é mais do que os outros, devia estar a brincar com os Legos. Aí é o Grande Imperador sem dúvida!

Sarcasmos á parte, aguardamos esclarecimentos.

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Querida, vou outra vez ás compras...




Bimbo da Costa foi ás compras novamente... sustentar a vida da sua... da sua... da sua... pequena e média empresária de cama incerta de trazer por casa, sai caro.
E ela é muito exigente... muito exigente... e precisa de muita companhaia e em alta rotação!
Aquele que todos querem branquear a gestão que fez do clube, do que ganhou, do que recebeu, na última época, não contente, foi novamente às compras e gastou gastou gastou... até fartar.
Mais uns jogadores que vêm e outros que vão... volta a gastar-se mais do que se tem, e tudo passa incólume... Começou a lavagem cerebral e de outras coisas, com sabão azul e branco.

E como sempre, anda tudo muito caladinho... ninguém diz nada. O sistema de cordelinhos, contactos e esquemas está de volta com outras cores. Ó se está!

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

Gangsta's Paradise



Vieira anda a falar demasiado para dentro do clube.

chamar gangster a Veiga é um pouco exagerado, não?

Ou então estou enganado e não é este ultimo senhor que anda com uma penhora do fisco à perna, sinal que está a iludir-se aos milhões de contribuintes que somos todos nós, inclusive os do lado de lá.


Marquês de Gondomar

|

Manobras de diversão...

O recente caso Miguel vs Bénéfica tem muito que se lhe diga.
Cheira muito a Veiguinha e à sua mãozinha...
Enquanto aguardamos desenvolvimentos e esclarecimentos sobre o assunto, deixo esta ideia.

Enquanto que Vieirinha procura uma nova forma para desdizer ou voltar atrás no que disse, tipo deixar o bénéfica, ou encontrar um novo número/meta de adeptos ou sócios que não os 300 mil... (por impossibilidade lógica e real), enquanto Veiguinha tenta encontrar mais jogador para tramar, mais uma comissão para ganhar, mais um buraco para abrir naquele clube... tudo vai andando dentro da normalidade esperada pelos benefiqueiros... e depois a dupla V & V abraçam-se como se fossem grandes amigos!

Eu vou pensando que realmente os benefiquistas são um tipo de gente muito estranha.

Têm o presidente que merecem, e foi lá posto por eles por larga maioria, o que só demonstra que na sua larga maioria são iguais a ele... promete mundos e fundos e eles vão na cantiga. E ainda bem...
Agora vêm as histórias do sair ou não sair da presidência do clube, a dos 300 mil adeptos ou vou-me embora, a do precisamos de dinheiro ou saiem jogadores-heróis da fantochada, sempre a pôr a culpa nos adeptos, sócios e simpatizantes!
E estes contentes da vida... usados e abusados, vão gritando que o bénéfica é o maior e os seus dirigentes os melhores... Vêm aí mais uma operação adepto-vamos-chular-te-até-ao-osso!
E depois a culpa será do adepto... como sempre!

O descartar de responsabilidade é muito português, mas só de alguns...

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

|

segunda-feira, julho 04, 2005

O Costume...

Apesar de não poder escrever, segui com atenção o defeso que decorreu nas últimas semanas. E só dá para rir... Se calhar para chorar!

E não falo do que se passa nos outros clubes, pois isso é para outras alturas/posts!

O entra e sai de Enak, de Liedson, de Ricardo... dos negócios que o Sporting e fez e deixou de fazer.
Dos problemas económicos, edos empréstimos, cedências e etc... tudo se falou e inventou, e disse... vender jornais é necessário! Muito necessário!
Daí que todos os anos se vai ao Sporting buscar as novelas diárias.

Por lá, no complexo Alvalade XXI, a realidade é muito chata. Preparou-se e está-se a preparar, na tranquilidade que os jovens 99 anos, cheios de maturidade, simplicidade e experiência, deram ao Sporting, a nova época.
Sem grandes confusões e quando é para dizer algo diz-se.

Enfim, o costume... todos os anos!

AHL - OS VERDADEIROS 100 ANOS DE GLÓRIA!

PS - A todos os leitores e em especial aos co-autores de blog, lamento esta ausência de 2 semanas mas os motivos foram inultrapassáveis.

|

No pain, no gain!

Esta velha máxima anglófona aplica-se bem em muitas situações.

O Sporting começou hoje em estágio, a preparar-se para a pré-eliminatória da Champions e para a próxima época. E tem de ser a doer!

A SL junta-se ao Sporting, neste sofrimento saudável, no ano do Centenário!

NLF – Sporting Centenário

|

sexta-feira, julho 01, 2005

Foi há 99 anos!



O projecto... o nosso projecto... começou há 99 anos.
Continuamos este projecto para festejar o centenário dentro de um ano.


A SL junta-se ao Sporting Clube de Portugal no começo dos festejos do centenário!

Parabéns Sporting!

NLF - Sporting Centenário

|
 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com